FDA aprova comercialização de olhos biônicos

É difícil dizer qual de nossos sentidos é mais importante. A saber, seria o tato, mas eu particularmente gosto de todos os meus, inclusive do 7º (ainda mais se estiver enfrentando algum maluco com armadura esquisita). Ainda não conseguimos algo que restaure a sensação de tato a pacientes que sofrem de neuropatia sensitiva autonômica hereditária. O paladar é outro problema, mas conseguimos fazer surdos escutarem e a próxima etapa é fazer cegos enxergarem, mesmo porque, olhos biônicos já estão no mercado europeu desde 2011 e agora foi a FDA americana quem autorizou sua comercialização.

A Second Sight é uma empresa da Califórnia que desenvolveu uma prótese retinal. Como você é uma criatura alfabetizada que julgo ser, entendeu logo de início que se trata de uma prótese a ser usada na retina. Como você esteve no colégio, que eu julgo ter estado, você sabe para que serve a retina:um lugar onde a imagem é focada e o nervo óptico transforma esta informação visual em informação elétrica, que é levada até o cérebro.

O treco com o nome de Argus II funciona assim: uma câmera acoplada num óculos captura a imagem do que estiver ao seu alcance. E, não. Você não terá visão além do alcance nem um gato mutante chato lhe enchendo o saco. As imagens capturadas vão para um sensor e uma unidade que processa esta imagem e devolve para o óculos, que envia até um captador dentro do olho. Não, não tem fio, é uairelés. Não, ele não usa bluetooth, apesar de tudo ficar melhor com bluetooth. A prótese retinal propriamente dita fica, bem, fica na retina e recebe o sinal externo e o transforma em impulsos elétricos, que estimulam as células locais de forma a processarem as imagens e enviá-las para o cérebro.

A Food and Drug Administration, a ANVISA de lá, autorizou o uso do Argus II em pacientes acima de 25 anos que estejam sofrendo principalmente de retinose pigmentar. Você não será Steve Austin (apesar de em um dos episódios ter usado uma lupa para enxergar um documento com seu olhão biônico) nem o aparelho é charmoso como o VISOR do tenente LaForge. Você não enxergará como todo mundo, mas não existe duas pessoas iguais que enxerguem da mesma maneira.

Em minha concepção, uma prótese de uma perna não substitui o referido membro, mas é melhor do que ficar numa cama. Da mesma forma, não importa que você não enxergue linda e maravilhosamente bem. É um começo e daqui a pouco teremos algo muito, muito melhor. É nisso que resulta o investimento em Ciência. Se simplesmente déssemos alguma bolsa-whatever aos doentes, nada seria resolvido. E nem mesmo o bolsa-novela adiantaria a quem sofre de retinose pigmentar, mas é demais querer que alguém no Brasil entenda isso.

Normalmente dizem "eu amo viver no futuro". Eu amo viver no presente, pois o futuro sempre foi incerto, com pessoas indo trabalhar em balões dirigíveis e donas-de-casa usando alavancas para controlar autômatos. O que vemos hoje é ciência do passado, que é testada e retestada incansavelmente até estar pronta para garantir nossa melhoria de vida.

O Passado é história e o Futuro é incerto. Os dias de hoje são uma dádiva e é por isso que os chamamos de "Presente" (sim, citei o Kung Fu Panda. Me processe).


Fonte: The Wall Street Journal

4 comentários em “FDA aprova comercialização de olhos biônicos

  1. As referências a desenhos animados e seriados de ficção foram perfeitas.
    Mas uma observação: a Frase de Kung Fu Panda não é original do desenho, e sim uma adaptação de um provérbio. O André deve saber disso, mas acredito que muitos leitores do CEt.Net não.

  2. Falando agora do assunto do artigo: fazer tudo wireless tem a vantagem de não precisar ficar desconectando cabos, mas não deixa uma “brecha” para interferências externas (do tipo que os microondas têm nos marcapassos)?

  3. Vou pegar emprestado o Delorean do meu amigo Mcfly, para dar um pulinho alí na frente e ver como é que estão as “carcaças” das pessoas isso, se GZUIS não tiver passado a mão em todos!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s