Encontrada mensagem secreta levada por pombo X-9

Com essa, sir Nigel Irvine ajeitaria o óculos e murmuraria "deveras fascinante". Os agentes do Serviço Secreto de Informações – muitas vezes chamado erroneamente de MI-6 – estão debruçados sobre uma mensagem secreta. Bem, coleta e análise de informações é algo corriqueiro numa agência de serviço secreto, ainda mais quando é uma mensagem codificada. O diferencial é que esta mensagem é velha, bem velha. Ela é da 2ª Guerra Mundial e ainda estava presa ao seu transportador: um pombo-correio.

Bletchley Park sempre foi um dos maiores repositórios de gênios durante a 2ª Guerra Mundial. Eram eles que quebravam a cuca para que os tommies não tivessem a cuca quebrada pelos krauts. Como decifrar as mensagens codificadas pela máquina Enigma era uma coisa que só insanos resolveriam tentar, deu-se espaço para os gênios, e um deles era Alan Turing, tido como o Pai da Computação Moderna..

Os nerds de Bletchley Park fizeram o impossível e ajudaram a encurtar a guerra em pelo menos 4 anos. Só que seus herdeiros têm hoje uma nova missão: decifrar um código de 70 anos, que algum roteirista de filme de terror poderia aproveitar para alguma maldição.

Tudo começou quando um psicopata resolveu invadir a Polônia. Como estou sem tempo para escrever maiores detalhes, vamos pular para a parte que os aliados resolveram invadir o continente pela Normandia, em 6 de junho de 1944. Durante as invasões do "Dia D"., o primeiro-ministro Winston Churchill decretou silêncio total nos rádios. Todos eles. Como hoje em dia, as ligações de Tim para Tim não funcionavam e não tinha como mandar e-mail, fax, SMS, mas torpedos estavam liberados. Por incrível que pareça, a tecnologia de comunicação usada então foi uma tecnologia de séculos de idade: pombos-correio. Mesmo porque, eles são mais eficientes que mandar e-mail.

Em 1982, o ex-oficial de liberdade condicional David Martin resolveu reformar sua chaminé. Como bom inglês, de cabelo esquisito, óculos grossos e sotaque cockney, tio Martin começou sua obra na chaminé e encontrou uma coisa estranha: os restos mortais de um pombo, que ele achou ser um pombo de competição. Não era, era um pombo-correio que voa ligeiro para levar cartas. O que lhe chamou a atenção foi um tudo preso na perna do amiguinho que outrora foi emplumado. Dentro, uma mensagem codificada. O que diz a mensagem? Ainda ninguém sabe.

O Centro de Comunicações do Governo de Sua Majestade (Government Communications Headquarter — GCHQ), localizado em Cheltenham, é o equivalente ao à Agência de Segurança Nacional dos EUA, o NSA. Eles designaram o quebradores de códigos de Bletchey Park para decifrarem a nota em uma tentativa de desvendar o mistério. O Royal Pigeon Racing Association acredita que a ave provavelmente perdeu-se durante o voo, desorientado no mau tempo ou simplesmente estava exausto depois de sua viagem através do Canal da Mancha. Os matemáticos estão trabalhando agora para decifrar algo como… isto aqui:

Por 30 anos, a mensagem esteve tão incógnita quanto o teor que vem escrito nela. Os quebradores de código têm que manusear com cuidado, porque é História, porque é um documento, porque conta um pouco de nossos avós. O soldado emplumado quase teve êxito na sua missão, mas como muitos soldados ele morreu antes de completá-la. Decifrar o código e entregar a mensagem é um respeito àqueles que a enviaram, a quem a transportou, a quem a achou.

Pombos-correio eram muito usados pelos aliados. Só a Royal Air Force tinha 25 MIL aves treinadas e elas tiveram sua bravura reconhecida, pois 32 delas receberam a Medalha Dickin, a mais alta condecoração britânica concedida a animais. O ilustre desconhecido, doravante referido como 40TW194 não será uma exceção, pois entusiastas estão se mobilizando para que ele seja postumamente condecorado e o merece.

O pouco que ainda se sabe é que a mensagem mais provavelmente era direcionado ao Comando de Bombardeiros, e a assinatura do remetente na parte inferior da mensagem diz "Serjeant W Stot".

A História é feita de herois e vilões. Onde soldados de ambos os lados lutam em prol do que acreditam. O pequeno 40TW194 não era nenhum dos dois. Ele era apenas um mensageiro e fazia o que fora treinado para fazer. Ele nunca cumpriu sua missão, mas não importa. Muitos dos seus colegas cumpriram e salvaram milhares de vidas, direcionando o mundo para o que vemos hoje, pois a alternativa nos parece ser muito sombria.

A importância da mensagem transcendeu o seu significado imediato. Ela nos diz que se há um trabalho a fazer, ele deve ser feito, ainda mais quando vidas dependem dele. E é conhecendo um pouco dessas histórias que passamos a conhecer um pouco de nós mesmos.


Fonte: The Telegraph

4 comentários em “Encontrada mensagem secreta levada por pombo X-9

  1. Já pensou se esta mensagem é uma versão moderna do Manuscrito Voynich, e não significa nada?
    Seria uma trolagem épica………

    1. @reinaldo,
      Me lembrei agora de que a “tradução”da mensagem também pode estar em código, ou ter várias camadas de codificação.
      Por exemplo: a mensagem pode dizer: “lave os pratos”, que siginifica “soltar o gado”, que por fim significa: “matem os prisioneiros”
      Isto explica a dificuldade de decodificação da mensagem

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s