Funginception: O fungo que ataca o fungo que ataca a formiga-zumbi

Todos nós sabemos, e defensores do Criaburricionismo não me deixam mentir, que o mundo é perfeitamente projetado por uma inteligência mega-blçaster-ultimate-power-ultra-inteligente. Infelizmente, formigas e fungos não sabem disso, principalmente o fungo Ophiocordyceps unilateralis, que ataca formigas da tribo Camponotini, como já falei uma vez. O que seria mais perfeito que isso? Que tal um fungo que ataca o O. unilateralis?

O dr. David Hughes é o pesquisador original das formigas-zumbis. Na continuidade de sua pesquisa, ele descobriu que um herói silencioso ajuda a pobre dona formiguinha contra o fungo malvado (ele não falou nada sobre elefantes que prestam favores). Este herói é outro fungo, uma espécie de fungo-jedi, que ataca o O. unilateralis, sendo portanto o que chamamos de hiperparasitoide, ou parasitoide secundário.

Um parasitoide é um ser vivo mais folgado que o Seu Madruga e gosta de viver sem pagar aluguel. Muito pelo contrário, ele se alimenta do hospedeiro. O parasitoide secundário é mais folgado ainda e se liga ao parasitoide-madruga, digo, parasitoide primário, mantando este. Isso não implica, é claro, que a Natureza está arrumando um jeito de salvar a dona formiguinha. Não-raro, ela acaba morrendo também, mas o parasita secundário está pouco se importando com qualquer um dos dois.

Na pesquisa do dr.Hughes, ficou detalhado acontecimentos que até então eram desconhecidos entre a relação fungo-formiga. Ele mostra como as formigas conseguem conter o agente infeccioso, ou pelo menos como elas tentam se livrar o FFDP. A pesquisa foi publicada na PLos One.

A pesquisa também procurou criar um modelo de como é o efeito do comportamento das formigas para conter o FFDP. Apenas cerca de 6,5 por cento dos órgãos produtores de esporos do fungo zumbi formigas eram viáveis, mas mesmo assim, dada a quantidade de esporos liberados, muitas formigas acabavam ficando à mercê do fungo-sith. Entretanto, tal pesquisa revela que a quantidade de formiguinhas enfeitiçadas pelos poderes maléficos do fungão perverso eram menores do que antes se supunha.

Em resumo, temos seres vivos atacando seres vivos, que são atacados por outros seres vivos, matando todos os demais seres vivos, mas sendo contidos pelos outros seres vivos que fazem de tudo para não serem atacados por aqueles seres vivos, indo todo mundo pra vala no final das contas.

Mas o mundo é lindamente organizado.

6 comentários em “Funginception: O fungo que ataca o fungo que ataca a formiga-zumbi

  1. Juro, que tenho medo desse fungo. Eu mesmo já expressei uma preocupação sobre a possibilidade de um dia aparecer um desses que possam atacar o ser humano e pelo que vi esse fungo que ataca o fungo que ataca a formiga não ajuda muito… Fiquei esperançoso, mas vi que no final das contas todos perdem.

    Bem, já que o criaburricionismo entrou em pauta… Vou deixar um brinde para vocês se deliciarem.
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed692_o_desespero_darwinista

    Curtir

  2. Nosso mundo é tão bizarro que daqui a pouco aparece um parasita terciário (este termo existe?), ou seja um fungo que ataca o fungo que ataca o fungo que ataca a formiga………..

    Curtir

  3. FFDP!… rsrsrsrs!
    Esse tipo de conhecimento é requerido para o controle biológico de pragas (aka: seres indesejados no campo de produção) na agricultura.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.