The fish is on the table. Ou será no seu tapete?

Eu vejo produtos de "designers" como sendo algo fresco, normalmente feito no Photoshop e que viola as leis da Física. Já publiquei exemplos sobre isso, como a tal de BioLamp. Vez por outra, aparece coisas legais também, ainda mais quando se trabalha com a Física ao seu favor, mais especificamente, os efeitos ópticos. Um designer projetou um conjunto mesa de café+tapete. O resultado? Temperando com o algumas ilusões de óptica, temos um aquário e peixinhos nadando felizes.

Tudo começa com o Padrão Moiré. Basicamente, padrão de interferência, onde temos um objeto com uma espécie de tarjas padronizadas, dispostas a uma determinada (e previamente calculada) distância entre si. Por cima, uma máscara com o mesmo padrão tarja-espaçamento, que deslizará por cima do objeto desenhado. Mediante a coincidência das tarjas ou não-coincidência, teremos um padrão mostrando um determinado desenho, o qual mudará ao deslizarmos a máscara. Complicado? Mais ou menos, mas já falei sobre isso AQUI., incluindo uma explicação do que acontece em nossos cérebros que nos faz perceber este acontecimento.

John Leung é designer. Ao criar um aquário bem aos pés das visitas, sem ter um único peixe sequer, ele ganhou o prêmio do Red Dot Design Award de 2011. A criação dele é, em palavras simples, um tapete com uma mesinha em cima. O detalhe é que o tapete traz desenhos como se fossem peixes fatiados, enquanto que a mesinha tem as tarjas de forma que possam dar o efeito da padronagem Moiré. O resultado? Este aqui:

Obviamente, depois do Photoshop e do 3D Studio, qualquer coisa pode existir. Quem bom seria se tivesse um protótipo dessa coisa aí, né? As you wish, my Lord:

Leung deu o nome de Magic Carp-pet (nome que perde toda a graça se for traduzido). Não é, óbvio, o tipo de coisa que ficaria lindo e maravilhoso 24h por dia. Tudo depende da iluminação, ângulo etc. Mas é bem legal ver como a Ciência aplicada pode se mostrar bela, ainda mais quando entendemos o que estamos vendo ali. Não, claro, que todos os que ficarem babando por esta maravilha sequer se deem conta do que está acontecendo ali, que na verdade não ocorre ali, e sim dentro de nossa gambiarra evolutiva chamada "cérebro".


Fonte: New Scientist

2 comentários em “The fish is on the table. Ou será no seu tapete?

  1. Sensacional! Honestamente não é do tipo de coisa que eu teria imaginado, pois necessita criatividade.”Designers” desses merecem meu respeito.

  2. :shock: DO WANT

    Tava precisando mesmo comprar um tapete, eu ia comprar um marronzinho felpudinho, mas agora já nem tem mais graça…

    Preciso fazer um desses pra colocar na minha sala URGENTE

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s