Eu vejo produtos de "designers" como sendo algo fresco, normalmente feito no Photoshop e que viola as leis da Física. Já publiquei exemplos sobre isso, como a tal de BioLamp. Vez por outra, aparece coisas legais também, ainda mais quando se trabalha com a Física ao seu favor, mais especificamente, os efeitos ópticos. Um designer projetou um conjunto mesa de café+tapete. O resultado? Temperando com o algumas ilusões de óptica, temos um aquário e peixinhos nadando felizes.
Tudo começa com o Padrão Moiré. Basicamente, padrão de interferência, onde temos um objeto com uma espécie de tarjas padronizadas, dispostas a uma determinada (e previamente calculada) distância entre si. Por cima, uma máscara com o mesmo padrão tarja-espaçamento, que deslizará por cima do objeto desenhado. Mediante a coincidência das tarjas ou não-coincidência, teremos um padrão mostrando um determinado desenho, o qual mudará ao deslizarmos a máscara. Complicado? Mais ou menos, mas já falei sobre isso AQUI., incluindo uma explicação do que acontece em nossos cérebros que nos faz perceber este acontecimento.
John Leung é designer. Ao criar um aquário bem aos pés das visitas, sem ter um único peixe sequer, ele ganhou o prêmio do Red Dot Design Award de 2011. A criação dele é, em palavras simples, um tapete com uma mesinha em cima. O detalhe é que o tapete traz desenhos como se fossem peixes fatiados, enquanto que a mesinha tem as tarjas de forma que possam dar o efeito da padronagem Moiré. O resultado? Este aqui:
Obviamente, depois do Photoshop e do 3D Studio, qualquer coisa pode existir. Quem bom seria se tivesse um protótipo dessa coisa aí, né? As you wish, my Lord:
Leung deu o nome de Magic Carp-pet (nome que perde toda a graça se for traduzido). Não é, óbvio, o tipo de coisa que ficaria lindo e maravilhoso 24h por dia. Tudo depende da iluminação, ângulo etc. Mas é bem legal ver como a Ciência aplicada pode se mostrar bela, ainda mais quando entendemos o que estamos vendo ali. Não, claro, que todos os que ficarem babando por esta maravilha sequer se deem conta do que está acontecendo ali, que na verdade não ocorre ali, e sim dentro de nossa gambiarra evolutiva chamada "cérebro".
Fonte: New Scientist
Sensacional! Honestamente não é do tipo de coisa que eu teria imaginado, pois necessita criatividade.”Designers” desses merecem meu respeito.
:shock: DO WANT
Tava precisando mesmo comprar um tapete, eu ia comprar um marronzinho felpudinho, mas agora já nem tem mais graça…
Preciso fazer um desses pra colocar na minha sala URGENTE