Cérebro feminino é mais propenso a se assustar com filmes de terror

Não há nada melhor que filmes de terror. Ainda mais quando você vê outra pessoa berrar de medo e quase subir pelas paredes de pânico, a ponto de passar a noite em claro. Isso, obviamente, se você não mora com essa pessoa, caso contrário você não dormiria também.

Mulheres são fortes, aguentam dores incríveis de todas as maneiras. Desde rituais de auto-mutilação, como fazer as sobrancelhas, até o parto (maldita ancestral faminta!), mulheres aguentam muito mais dores que homens; mas, em compensação, possuem a tendência de fugirem de seres demoníacos, como aquelas baratinhas que aparecem no ralo do banheiro para dar um "olá". Um estudo recente demonstrou que, em geral, mulheres se assustam mais do que homens quando assistem filmes de terror, porque nós, cabra-machos, somos mais menos propensos a antecipar as cenas assustadoras.

A drª Giulia Galli, do Instituto de Ciências Cognitivas da Universidade College de Londres, foi a principal autora de uma pesquisa que visa determinar o que acontece quando homens e mulheres assistem filmes de terror. De acordo com a pesquisadora, quando uma experiência negativa está prestes a ocorrer, as mulheres apresentam uma maior capacidade de resposta emocional que os homens.

Num experimento que envolveu 30 cobaias, digo, voluntários, os participantes tiveram sua atividade cerebral medida quando eram apresentados imagens positivas e negativas. Isso incluiu cenas campestres e de violência extrema, além de rostos risonhos e caretas macabras. Só não sei porque não mostraram a foto de uma compra num shopping e, em seguida, a fatura do cartão de crédito. Em seguida, as cobaias, digo, os voluntários foram submetidos a um teste de memória que mostrou que a expectativa de ver algo de ruim causou uma atividade cerebral mais intensa nas mulheres que nos homens.

Ao estudar as informações obtidas, chegou-se à conclusão que o problema era devido ao fato que o cérebro feminino antecipava cenas perturbadoras, o que já eleva o estado de tensão. A seguir, as imagens ficam ainda certo. Nos homens, a memória de curto prazo dura menos tempo do que em comparação às mulheres, tendo sua atividade cerebral desenvolvendo-se à medida que as cenas passam.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Neuroscience, e é relevante no tocante ao tratamento de transtornos psiquiátricos, como ansiedade, em que há expectativa excessiva de ameaça futura e a memória é muitas vezes inclinada para experiências negativas.

17 comentários em “Cérebro feminino é mais propenso a se assustar com filmes de terror

  1. Fiz o download do Holocausto Canibal. Acho que vou chamar a patroa para assistir comigo :twisted: Apesar da cena previsível me divirto com isso :mrgreen: Achei interessante saber disso do ponto de vista científico. Mas como ficam as exceções de ambos os lados?

    Curtir

  2. Elas aparentemente são mais ansiosas e estressadas que a gente. Difícil é conseguir um bom filme de terror atualmente…O Serbian Film nem é lá essas coisas. Esse filme que o Nihil baixou tem título de filme splatter, mas pode ser uma boa pedida.
    Como eu queria fazer minha vizinha de cobaia, digo voluntária. :mrgreen:

    Curtir

  3. Sou fã de filmes de terror só perdem para a ficção científica, mas realmente faltam bons títulos.Vou tentar as sugestões dadas…

    Curtir

      1. @André, E a galera se empolga em falar de filmes!! Pessoal tem que se lembrar da regra de desvio de assunto, ou se fizer que seja breve e moderado. Vou botar pra baixar as sugestões. :cool:

        Ah sim, :idea: me ocorreu que essa resposta emocional das mulheres poderia ser herança de maior zelo com a sobrevivência, uma vez que elas ficam grávidas e arcam com o custo de ter maior cuidado com a prole. É uma ideia, só não sei se é válida, acho que foge um pouco do escopo da pesquisa. O que acha :?:

        Curtir

  4. André, me explica uma coisa:

    “nós, cabra-machos, somos mais propensos a antecipar as cenas assustadoras.”

    “chegou-se à conclusão que o problema era devido ao fato que o cérebro feminino antecipava cenas perturbadoras […] Nos homens, […] sua atividade cerebral desenvolvendo-se à medida que as cenas passam”

    Quem é que antecipa a bendita cena afinal?

    Curtir

  5. “Só não sei porque não mostraram a foto de uma compra num shopping e, em seguida, a fatura do cartão de crédito.”
    Concordo que esse ponto devia fazer parte do teste!! Não existe homem no mundo que não se assuste com a fatura do cartão de crédito da tal conta conjunta! Aliás, conta conjunta é algo do demo!!!

    Curtir

  6. Euadoro filmes e livros de terror, não consigo fazer mais nada antes de terminar a leitura. Depois de assistir um filme, meu cérebro fica me relembrando das cenas mais assustadoras; depois de ler algum livro do King, océrebro lembra as imagensmentais que ele próprio criou e isso é um inferno.

    A primeira vez que li ‘Pet Sematary’, só consegui parar quando terminei a última frase (isso ocorreu por volta das duas e meia da manhã); eu morava sozinha e resolvi ir dormir. Não consegui, pois fechava os olhos e imaginava um garotinho de terno cruzando a soleira da porta do quarto. Resolvi fechar a porta, não adiantou. Acendi as luzes. Nada. Então esperei amanhecer, pois com as luzes do dia tudo fica mais seguro. Daí lembrei que o garotinho de terno chegava também ao amanhecer!

    Gostaria de saber a sua opinião, André: será que essa conclusão é a única possível (de que as mulheres se assustam mais pq o cérebro delas antecipa as cenas perturbadoras e que isso não ocorre nos homens por causa do fato de a memória de curto pzo durar menos)?

    Deixe eu tentar explicarmelhor o que veio à minha mente: o cérebro masculino tem um filtro seletivo diferente da mulher, assim, o descarte de informações inúteis é feito com outro critério. Exemplo: mulheres guardam nomes dasl pessoas, dos familiares das pessoas, dos aniversários, datas comemorativas (em que dia o casal x fez bodas de prata) e tals. Os homens descartam todas as informações pq o cérebro deles entende que são irrelevantes.

    Assim, as mulheres poderiam se assustar mais em filmes de terror pq a memória delas não descarta facilmente as cenas e, qdo lhe é apresentada mais uma cena, isso poderia acionar uma espécie de alarme que a faria relembrar as cenas anteriores, que ela guardou.

    Sei que isso parecerá com o argumento da experiência pessoal (e na verdade é), mas isso acontece comigo, por isso levantei essa hipótese. Desculpe se falei muita bobagem.

    Abraços!

    Curtir

    1. Não sendo neurocientista, a minha explicação será baseada em reles opinião.

      Ao meu ver, as mulheres têm maior tendência a se assustar, pois registra em sua mente possíveis ações que poderiam colocar em risco sua (possível) prole. Sendo assim, fêmeas de animais ficam sobressaltadas com quaisquer ocorrências que podem ser consideradas como uma forma de ameaça, o que explica o fato de mulheres acordarem com qq sonzinho, enqto o maridão está ressonando na santa paz de Deus. Estando mais alertas, elas garantem a sobrevivência da prole, prolongando a sobrevivência da espécie.

      Como isso acontece em nível neurológico, eu não sei. A drª Suzana Herculano-Houzel está mais capacitada de responder isso do que eu.

      Curtir

  7. MUAHAHAHA! Sinto que sou Mumm-Ra e tenho a espada de Thundera! Agora meu marido não pode mais questionar minahs neuras de que é importante ele atender o celular nas duas breves chamdas que eu faço… Porque se ele não atende na terceira e nem nas enésimas seguintes é óbvio que ele foi assaltado e no mínimo o assassinaram e deixaram seu corpo em qualquer córrego escondido e jamais irei saber o que de fato houve com ele. Ou talvez até tenha sofrido abusos dos sequestradores que não deram chance de defesa para ele.

    Enfim… eu não crio neuras, meu cérebro apenas antecipa fatos que podem ou não serem verdades e sempre melhor estar preparada para o pior dos piores do que ficar com esperança de algo bom e depois não estar preparada para agir no tempo certo. Deu para entender ou o pensamento é muito feminino? ‘-‘ não sei quanto aos homens, mas já conversei isso com muitas amigas e elas tem o mesmo raciocínio.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.