Se antes achávamos que as canetas Bic iriam dominar o mundo, vemos agora que não é bem assim. As lindas bactérias Escherichia coli escondem um segredo sinistro: elas são capazes de gerar ondas de rádio. Ou será que não? O que se sabe é mais uma das peripécias do jornalismo "científico" brasileiro, onde até mesmo o ET Bilu os manda buscar conhecimento.
O Olhar Digital trouxe uma notícia diretamente da Popular Science (que nem de longe é um site de publicações indexadas). A notícia diz que pesquisadores da Universidade Northeastern,em Boston, descobriram que o DNA das bactérias E. coli pode ser uma fonte das ondas eletromagnéticas. A pesquisa da equipe chefiada pelo dr. Allan Widom, do Departamento de Física, relata como o DNA da E. coli dá "saltinhos" e faz com que os elétrons livres ao redor desses movimentos possam gerar energia radiante. A pesquisa pode ser baixada AQUI ( em PDF). Ok, então a frequência de transição entres os níveis de energia mostram sinais de rádio com frequências entre 0,5, 1 e 1,5 kHz.
Só tem um detalhe: O Olhar Digital só colocou metade da notícia da Popular Science, que na verdade postou uma notícia que saiu na Technology Review, uma publicação do MIT. Eles "esqueceram" de publicar o trecho que reproduzirei abaixo (tradução livre, mas não menos acurada):
Entretanto, este estudo veio sob fogo cruzado, com alguns pesquisadores negando o trabalho de imediato. Portanto, esta nova descoberta deve jogar mais combustível em um debate latente sobre as bactérias e que se passa em nível microbiano.
Mas, como a Tech Review corretamente apontou, uma das principais críticas sobre uma pesquisa anterior, onde não havia meios da bactéria gerar ondas de rádio. Se conseguem ou não fazer isso, ainda está em aberto, mas este novo estudo da Northeastern mostra um mecanismo pelo qual isso poderia ser feito.
No trecho da Tech Review mencionado, lemos:
Vamos deixar uma coisa clara: esta é uma área controversa da ciência. As medições de ondas de rádio de bactérias foram publicados em 2009 por Luc Montagnier, que ganhou o prêmio Nobel de medicina em 2008 pela descoberta do HIV. No entanto, Montagnier é uma figura polêmica e é justo dizer que suas reivindicações não são aceitas pela maioria dos biólogos "ortodoxos". No entanto, uma das críticas do trabalho foi que não existe nenhum mecanismo conhecido pelo qual a bactéria pode gerar ondas de rádio. Essa crítica pode já não se sustentar.
Quando trazemos uma notícia de outro veículo, é de bom tom que NÃO MODIFIQUEMOS o sentido do texto. A Tech Review fez um aparte lembrando das críticas anteriores e a PopSci retransmitiu. Os jornalistas com diploma da Olhar Digital deveriam fazer o mesmo e não postar dois parágrafos sem nem um link para a publicação original. Isso é o tipo de coisa que se espera numa divulgação científica séria, como é feita no Cet.net. É irresponsável não fazê-lo e temerário pois dessa forma poderei filtrar qualquer informação ao meu bel-prazer, sem me achar na obrigação de informar direito, coisa que veículos como a Veja e a Isto É são mestras em fazer e evidências não faltam.
Claro, não espero que pessoas que realmente tenham profundo interesse por ciência leiam o Olhar Digital ou o Terra, mas muitos lerão e acharão que bactérias ouvem rádio e possuem rádio-astrônomos enviando sinais para uma colônia distante, preparando uma invasão em larga escala. É preciso sempre colocar o outro lado ou, pelo menos, postar a referência inteira da fonte de onde tirou. Se ficarmos só com meia notícia, teremos meia-verdades e isso nunca foi bom na história da humanidade.
Em tempo: eu acho esse negócio de DNA dando looping algo pra lá de bizarro.

André, faltou dizer que elas foram desenvolvidas pelos Illuminati com o objetivo de capturar as nossas mentes através de contaminação provocada por armas bio-químicas e assim implantar a Nova Ordem Mundial. Pelo menos assim deve pensar o Olavo de Carvalho :roll:
Ah, e eu achando que já lido quase tudo sobre o bizarro mundo bacteriano. :shock: Me sinto cada vez menor diante de tanta descoberta.
CurtirCurtir
Desculpa a minha “inguinorança”, mas pelo que eu entendi do pdf, o fato é comprovado mas ainda está em estudos. Já os artigos mencionados dizem que pode ser possível mas é algo controverso.
O que eu realmente captei, é que o tal do Olhar Digital não publicou as coisas na íntegra.
Realmente teremos um dia um programa de rádio apresentado por bactérias e que se chamará: “A hora da dor de barriga”?? heheh
CurtirCurtir
Realmente sem o link para o artigo original devemos ter cautela com esta publicações, porque ouvimos sempre aquela que se passou no jornal nacional então é verdade, ou National, Discovery e afins, portanto quando procuro assuntos relacionados a Ciência ligo minhas antenas procurando as fontes.
CurtirCurtir
O texto era para divulgar o artigo ou para detonar os sites que divulgam ciência pela metade? Pq sobre a descoberta, pouco foi dito. :shock:
CurtirCurtir
Eu coloquei o link para a publicação com texto integral, além de falar a repeito dela. Qualquer insatisfação por parte dos leitores será prontamente atendida pelo nosso setor financeiro, onde devolveremos o dinheiro pago pella leitura.
— A Direção.
CurtirCurtir
@André, Eu pelo menos, não apresento insatisfação alguma sobre o artigo. Só gostaria realmente de confirmar se a informação sobre as bactérias é 100% confirmada ou se ainda existe controvérsia a respeito.
A princípio: “In MIT we trust”.
CurtirCurtir
Tá no artigo, pombas.
CurtirCurtir
Medir a intensidade de ondas eletromagnéticas é algo bem fácil,então acho que a polêmica não viadurar muito.
CurtirCurtir
A mesma notícia em sites sensacionalistas:
FOI DESCOBERTO O SEGREDO!!!!!!!!!!
Especialistas afirmam que bactérias transmitem dados estritamente confidenciais da CIA, do FBI, do CSI, do Google e do Feiçbuk sobre o nosso frágil planeta para ninguém menos do que ILLUMINATIS ALIENS! Em 2012 eles vão ter completado sua pirâmide infinita com rochas extraídas de Nibirus e quando o fizerem vão invadir a Terra!!!!!!!!!!!!!
RUN FOR YOUR LIVES!!!!!!!! Converta-se AGORA e receba em parcelinhas suaves um ticket direto do paraíso, num camarote open bar e open food para assistir a destuição da Terra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
@GambitMaia, Não esqueçamos de acionar HAARP! Qual será o próximo alvo? Escolho um terremoto M 9 em Brasília.
CurtirCurtir
Que adianta? Não vai afetar ninguém (mas pelo menos põe abaixo aqueles prédios do Niemeyer).
CurtirCurtir
@André, Já temos uma boa razão :)
CurtirCurtir
Meu interesse na E. Coli é que ela seja 100% destruida por UV nos tratamentos de ETA e ETE. Também podemos pensar na eliminação via ozônio, mas é concorrente direto do UV, então no momento não posso ter interesse :/
Fico na dúvida se as canetas bics irão dominar o mundo, ou os guarda-chuvas. Porque semana passada surgiram umas três canetas na minha mesa e não eram de ninguém do escritório, já os guarda-chuvas, sempre há quem reclame que os perdeu, mas nunca surgem de volta ou em outros lugares (talvez estejam criando um novo mundo no subterrâneo, esperando o momento certo para atacar).
Sobre essa mania de brasileiro de contar a verdade/notícia por partes, sempre vejo com a intenção de causar escândalo. E como todo o brasileiro povão é uma “vizinha fofoqueira”, essa notícia no mínimo rendeu ótimas histórias de conspiração e “verdades que a medicina nos esconde”. Em breve poderemos receber um email corrente dizendo os perigos entre uma diarréia e utilizar o celular. Em breve.
CurtirCurtir
Você nunca reparou como os corvos são inteligentes. :roll: Eles até esperam os carros passarem para atravessar a rua. Tenho medo :shock:
CurtirCurtir
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/05/090508_corvos_video.shtml
CurtirCurtir
@André, Mais inteliflgentes que todos os orkuteiros, comentaristas de vídeos de Youtube, tuiteiros e até mesmo que uns 90% dos usuários do Facebook.
Se bobear os corvos podem escrever melhor do que muito brasileiros :shock:
CurtirCurtir
@Nihil, O que eu mais adoro em corvos e gralhas é o fato deles dizerem “AHO” (você vai entender) para todo mundo. São os animais trolls do mundo em todos os sentidos (superam qualquer um, qualquer).
E não é de hoje que tenho noção da inteligência deles. Embora eu esteja embasbacada com o vídeo que o André dividiu.
CurtirCurtir
@Mari., Eles vão dominar o mundo :shock: Acho que vou criá-los :twisted:
CurtirCurtir
Não sei se isso é em todo o mundo ou só no Brasil, mas a imprensa está cada vez mais preguiçosa e descompromissada com a verdade.
Os caras publicam as notícias sem ler a fonte, publucam parcialmente ou dão copy/past na maior cara-dura, sem citar a fonte.
E sabem pq fazem isso? Pq o que mais temos são pseudo-leitores como o Gustavo e o Zaka aí de cima, que ficam querendo tudo mastigado e resumido, no lugar de ler a fonte fornecida pelo autor do artigo.
Com todo o respeito: se vcs querem mais, vão atrás, senão só terão mais do mesmo. Há pouco tempo vi uma notícia no The Economist e escrevi um artigo; pouco tempo depois vi uma notícia na BBC Brasil sobre o artigo do The Economist, mas a versão da BBC era tão resumida que dava margem a uma interpretação totalmente diversa do que teria aquele lesse o original. Vai confiando….
Mari,
Os guarda-chuvas tomaram cortexiphan qdo eram pequeninos e foram parar no universo pararelo e estão todos com a FakeOlivia :razz:
CurtirCurtir
Fato: O brasileiro médio não lê mais do que 2 linhas de texto. Exemplos no Cet.net e em outros blogs não faltam.
CurtirCurtir
@André, Você prefereria as bactérias citadas no artigo para comentar o seu blog a esses exemplos?
CurtirCurtir