A mina de Naica está localizada no estado de Chihuahua, México. Ela seria mais uma outra mina comum, esquecida num país largado em qualquer canto do mundo. Entretanto, assim como as estradas, as minas têm histórias, segredos. Nada se compara com os monumentais cristais encontrados na Cueva de los Cristales, e é praticamente impossível não compará-la com a Fortaleza da Solidão do filme do Super-Homem. A visão é estonteteante, mas também mortal.
Naica é basicamente uma mina de chumbo, zinco e prata. Mas seu maior tesouro estava escondido de forma mais profunda. Nunca sabemos o que o planeta pode produzir, indiferente à nossa tola existência. Naica nos mostra que sua grandiosidade não está no valor que damos aos minérios, pois este valor é subjetivo. Povos pré-colombianos não davam tanto valor ao ouro quanto os europeus. O verdadeiro tesouro de Naica passou milênios escondido, até que uma descoberta (como sempre, por acaso) em 2000 mudou a história do lugar.
Dois mineiros estavam explorando os meandros da mina, afim de encontrarem outros veios. O que encontraram foi algo no mínimo fantástico. Escondidos sob um lago subterrâneo, cristais de dimensões colossais aguardava o dia que seria descobertos. Para vocês terem uma ideia… nah, palavras não traduzem. Melhor é ver uma imagem (clique para ampliar):
Por centenas de milhares de anos, as águas subterrâneas saturadas com sulfato de cálcio dihidratado, CaSO4 . 2H2O, eram filtradas através das cavernas e aquecidas pelo magma abaixo. À medida que o magma resfriava, a temperatura da água dentro da caverna estabilizou em cerca de 136 °C. Estes minerais começaram a se converter em selenita, a versão cristalizada de sulfato de cálcio; e quanto mais a temperatura ia baixando, mais os sais dissolvidos se cristalizavam, começando assim o processo de crescimento chamdo “acreção”, produzindo cristais com tamanhos variados, mas sempre tendo a mesma forma básica, graças ao modo como a molécula se apresenta. Enquanto no interior da caverna o ambiente permanecia inalterado, vulcões explodiam acima e seres vivos nasciam e eram exterminados. A Natureza nunca ligou pra quem vive ou morre. Com a mineração, o fluxo de água foi bombeada, cessando o crescimento dos cristais.
Quando drenaram toda a água do lago subterrâneo, viram o espetáculo que estava ali oculto e alheio a tudo que crescia seguindo uma ordem biológica. Um espetáculo mortal. Por causa de uma temperatura agradabilíssima de quase 50 °C e um índice de umidade beirando os 100%, é praticamente impossível alguém ficar ali sem equipamentos especiais, e mesmo com equipamentos (como um colete recheado de gelo) é perigoso ficar mais que alguns minutos.
Em uma reportagem da National Geographic, o geólogo Juan Manuel García- Ruiz chamou a estupenda maravilha da mina de Naica de “Capela Sistina dos Cristais”, e eu imagino o que ele sentiu ao vê-la, mas só imagino. A mina está fechada para turistas, não só pelo perigo lá embaixo, mas para evitar que destruam a caverna, levando souvenirs pra casa ou mesmo para vender no câmbio negro.
Para tanto, a Cueva de los Cristales é agora protegida para uma fundação e vocês podem visitar o site do Projeto Naica e ver um trecho da série produzida pela BBC How Earth made Us, apresentado pelo dr. Iain Stewart, professor de Geociências da Universidade de Plymouth.
Não há muito o que escrever sobre a Cueva de los Cristales. Ela não está ali para contemplarmos, está ali simplesmente porque forças do interior da Terra a fizeram. Tal como um belo dia de céu azul e sol brilhando, damos importância pela maravilha de podermos admirar como algo pode ser belo, mas ao mesmo tempo mortal, indiferente às nossas necessidades, paixões ou filosofias. A beleza está na simplicidade de ser o que é, sem nenhuma utilidade aparente e nem necessidade de agradar a nenhum ser vivo. E é por isso que devemos contemplá-la.


A mina está fechada para turistas, não só pelo perigo lá embaixo, mas para evitar que destruam a caverna
Aposto que é porque acharam
criptonitajadarita… :wink:CurtirCurtir
@Renato Kistner, Deve ser porque o Super-Homem gosta de privacidade.
CurtirCurtir
1. Parabéns pelo site, já venho acompanhando por um bom tempo e nunca tinha comentado.
2. Deixa cair no conhecimento dos “misticos”… o que vai ter de peregrinação p/ lá por acharem que os cristais atraem “boa vibração”, “fluídos” e outras bobagens não vai ser brincadeira…
CurtirCurtir
Diante disso é quase impossível não pensar num ser superior…..
… até aprender-mos sobre química….
CurtirCurtir
Pra quem é nerd retrô, essa caverna de cristais é idêntica a uma parte do jogo Final Fantasy VII.
É triste saber que pessoas comuns nunca poderão visitar esse lugar, quem sabe em alguns séculos quando ordinary people forem mais decentes.
CurtirCurtir
@Spy,
Nerd nostálgico detected ;-)
CurtirCurtir
O maior perigo seria as visitas de terapeutas visitando e extraindo cristais. Mas muitos morreriam e os sobreviventes alegariam “overdose”.
Mudando de assunto: é uma das coisas mais linda que já vi. Já tinha visto na National Geographic, mas desconhecia o documentário.
Obrigado por mais um artigo instrutivo, André!
CurtirCurtir
VEJA o documentário. É uma ordem e poderá me agradecer depois. Depois, veja Maravilhas do Sistema Solar.
CurtirCurtir
@André, Verei assim que meu PC ficar bom. Prometo. :smile:
Por enquanto estou me virando com meu celular…
CurtirCurtir
Estou ansioso pelo documentário parece-me que será amanhã….. André o nome é esse mesmo “sulfato de cálcio dihidratado” ou é “desidratado”, só para que eu possa esclarecer esta duvida.. valeu!!!
CurtirCurtir
Recuso-me a responder.
CurtirCurtir
@André,
Conheces essa ferramenta? :razz:
http://lmgtfy.com/?q=sulfato+de+c%C3%A1lcio+dihidratado
CurtirCurtir
@André, Achei , e valeu por não responder..
“Dependendo do método de calcinação do sulfato de cálcio dihidratado, pode se produzir dois tipos de hemihidratos: o alfa e o beta hemihidrato. Eles parecem diferir apenas no tamanho dos cristais. Os cristais de alfa hemihidrato são mais prismáticos que os cristais de beta hemihidrato e, quando misturado com água, formam uma superestrutura muito mais forte e mais dura……… “
CurtirCurtir
@cesarcesc, Posso responder? Ou deixo-o na dúvida?
CurtirCurtir
@Nihil, Valeu consultei o deus google………!!!!
CurtirCurtir
@cesarcesc, Que pena. Pensei que seria útil desta vez. :(
CurtirCurtir
incrível. só não consegui entender porque os cristais “crescem” retos, e sem seguir nenhuma lógica cada 1 apontando para um lado.
o acumulo de sedimentos não faria ele ficar “redondo”?
CurtirCurtir
Não, por causa da geometria molecular da substância. Por exemplo, o sal comum (NaCl). Não importa quantas vezes vc o cristalize e recristalize. A geometria molecular dele determina que seus grãos serão cúbicos. Fim.
CurtirCurtir
@André, Mesmo em gravidade zero?
CurtirCurtir
Não existe gravidade zero, e mesmo microgravidade não tem nada a ver.
CurtirCurtir
@André, cool :grin:
CurtirCurtir
Que magnífico! É a primeira vez que vejo Chihuahua ter algo de bom para relacionar. Porque aqueles cães do inferno… Mas nossa, que magnífico, uma foto já basta para entender a maravilha que é.
CurtirCurtir