O comportamento homossexual das orcas e o vexame do Terra

orca_gay.jpgEu preciso dizer DE NOVO que jornalista escrevendo sobre ciência é o mesmo que tartaruga tentando costurar? Pois, é. Em mais um cópia/cola do Terra, com uma tradução tosca e mal feita, nós “aprendemos” muitas coisas (erradas). Ficamos “sabendo” que orcas são baleias e são homossexuais. E isso é dito por uma revista. Uau!

Bem, vamos de início, já que só o título dá logo a chinelada: Estudo sugere que baleias Orca seriam gays, diz revista. A “revista” também deveria trazer um artigo como: Jornalistas possuem o QI de uma ameba retardada. Mas, perguntarão vocês, “o que tem de errado nisso? Orcas não são baleias?”. Respostas: Tudo. Não, não são. Baleias são cetáceos, assim como golfinhos. Orcas (Orcinus orca) são cetáceos, pertencem à Sub-ordem Odontoceti, e à família Delphinidae, a mesma dos golfinhos; entretanto, as baleias pertencem à Sub-ordem Mysticeti. Só visualmente dá pra ver a diferença: Orcas possuem dentes, baleias, não. Trocando me miúdos, esqueça o filme Orca, a baleia assassina – que incrivelmente não foi culpa dos tradutores brasileiros, já que o subtítulo da produção original é The Killer Whale. Assim, matam qualquer cientista do coração. – As orcas estão mais para o Flipper do que para Moby Dick (que por sinal é uma cachalote).

Assim, orcas não são baleias. Mas, são gays? Não, elas não são gays. Tais animais podem apresentar comportamento homossexual, como qualquer outro bicho. Sim, senhoras, não fiquem alarmadas se seu filho resaolver enrolar uma toalha na cabeça e imitar Carmem Miranda, perguntando o que que a baiana tem. Homossexualidade no reino animal é algo muito comum. Mais até do que os Silas Malafaia gostariam. Apesar de parecer ir de encontro à Teoria da Evolução, não é bem assim. Cientistas estudaram o comportamento dos albatroses-de-Laysan, onde uma pesquisa mostrou que um terço de todos os casais da colônia desses animais no Havaí é composto por duas fêmeas. Esse comportamento beneficia os pássaros, pois a colônia tem muito mais fêmeas do que machos formando casais homossexuais, como é dito na Scientific American Brasil.

As orcas, assim como os demais golfinhos, apresenta comportamento homossexual, ma não são todas, já que isso impediria que elas gerassem descendentes. Muitas vezes, um indivíduo tem seu/sua parceiro(a), mesmo assim dá umas voltinhas com um companheiro do mesmo sexo. Lembrando que, assim como os humanos, golfinhos fazem sexo apenas por prazer e não só por procriação.

O vexame do Terra, por falta de coisa melhor pra dizer, e incapaz de pesquisar dois segundos sobre a notícia, prefere o cópia/cola descarado, onde, no último parágrafo, faz menção à orca que matou a tratadora, como coisa que uma coisa tivesse relação com outra. ou será que a orca Tilikum ficou com raiva da tratadora, por causa de um amor não correspondido? É melhor do que a teoria de muitos idiotas, que dizem que a orca “se revoltou contra a escravidão animal bláblábláblá”. Nem perco meu tempo para dar atenção a tolos como estes. A orca atacou porque é predadora, o mesmo aconteceria se você ficasse de frente para um leão na savana africana.

Dessa forma, temos mais uma presepada que jornalistas, ou algo pior: seus estagiários, aprontam mais uma vez, por pura preguiça de procurar po dois segundos na net. E garanto que um monte de site tosco está replicando esta notícia, de forma como o Terra fez: copiando e colando, já que não possuem inteligência para ir um pouco mais fundo. Orcas, pelo menos, sabem mergulhar.

Um comentário em “O comportamento homossexual das orcas e o vexame do Terra

  1. Fui direto à fonte da notícia (acho):

    http://www.esquire.com/the-side/gayanimals030707-10

    E, apenas por curiosidade, joguei o link no Google Translator, o que me rendeu algumas risadas:

    http://translate.google.com.br/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.esquire.com%2Fthe-side%2Fgayanimals030707-10&sl=auto&tl=pt

    As semelhanças entre a tradução do Google e a notícia do Terra não podem ser meras coincidências.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s