Botox pode interferir em respostas emocionais

linha_expressao.jpgO botulismo é uma intoxicação alimentar muito séria, apesar de ser rara, que é potencialmente fatal, pois causa paralisia muscular e morte por parada respiratória, devido a uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. A toxina produizida por essa bactéria fteve emprego médico pela primeira vez em 1973, por um oftalmologista que queria obter um tratamento não-cirúrgico para estrabismo. Mais tarde, a toxina botulínica tipo A recebeu um nome comercial e é empregado até hoje. Seu nome é Botox e sua função é exatamente o que faz a enzima tão letal: ele paralisa os músculos, fazendo desaparecer linhas de expressão, pois se o músculo não se movimenta, não tem como fazer aquelas “preguinhas” no rosto. O efeito colateral é que a pessoa perde muito de suas expressões faciais, já que os músculos estão paralisados. Normalmente, deve-se refazer o tratamento de 6 em 6 meses.

No mundo da estética sem ética, vale tudo para parecer uma mulher bonita, ou um homem bonito ou metrossexual, mesmo. O mundo que você corre mil e um riscos, muitas vezes pagando um preço alto (ou não, já que muitas vezes pode-se parcelar). O botox, ao lado da lipoaspiração, é o sonho de muitas mulheres, principalmente as que querem disfarçar a idade. Só que, pelo visto, não são apenas as expressões faciais que são paralisadas. David Havas, da Universidade de Wisconsin-Madison, decidiu estudar pessoas que receberam tratamentos de Botox. Os resultados são interessantes, pois parece que o Botox age não só na aparência, mas ele realmente age sobre as respostas emocionais, ou seja, a pessoa diminui a sua resposta emotiva, não comprendendo o sentido de determinadas emoções.

Havas fez uma pesquisa com 40 voluntários. Essa pesquisa, explanada no simpósio anual da Society for Personal and Social Psychology, foi efetuada da seguinte forma: Os voluntários tinham que ler declarações com carga emocional especial: irritado (“um operador de telemarketing insistente não vai deixar você voltar para o jantar “), triste (” você abre sua caixa de correio eletrônico no seu aniversário e não encontra novos e-mails”) ou feliz (“o parque aquático é refrescante no dia quente de verão.”). Depois de ler cada frase, os voluntários deviam apertar um botão para indicar que tinha entendido isso. Em seguida, duas semanas após injeções de Botox, os mesmos voluntários repetiram o exercício: ler e entender uma outra lista de emoção, produzindo sentenças.

Os voluntários pressionou o “Eu tenho lido e compreendido este botão” com a mesma rapidez quando a sentença transmitida algo feliz. Mas, quando a frase transmitia algo irritante ou infeliz, as pessoas precisaram de mais tempo para ler e entender. Este é o primeiro estudo que sugere que o Botox afeta a capacidade de compreender o conteúdo emocional da linguagem. Em conversas, as pessoas reagem mais rapidamente, pois fazem uso de pistas sutis sobre o entendimento mútuo, a intenção e a empatia, mas num texto escrito, tudo dependerá de como seu cérebro processou aquela informação, sem nenhum tipo de apoio sensorial externo, como as feições de um rosto ou o gesticular de mãos, por exemplo.

A pesquisa mostra, portanto, que as informações com as quais o cérebro trabalha, físicae emocional, estão interligadas, pois ao impedir que os músculos esbocem determinado movimento, a pessoa não tem a resposta emocional adequada. Isso pode muitas vezes acontecer de modo inverso, quando alguém escreve um monte de desaforos a alguém sente vontade de lavar as mãos, ou aqueles que saem numa horrível discussão verbal tendem a lavar a boca mais tarde.


Fonte: Press Release da Universidade de Wisconsin-Madison

9 comentários em “Botox pode interferir em respostas emocionais

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s