Artista expõe orgia na Santa Ceia

Nem só de DaVinci e Michelângelo vive a arte sacra. Alguns artistas também enveredaram para a retratação de passagens religiosas, ainda mais no Cristianismo; mesmo porque, o Islamismo proíbe que que sejam retratadas figuras de seres vivos, e se for de Maomé, danou-se: Homem-Bomba na certa!

O curioso, digamos assim, é que há alguns artistas não tão ortodoxos. Pelo contrário, como aconteceu em uma exposição de quadros retratando figuras bíblicas em cenas sexuais! Exatamente. Orgia das brabas, pessoal!

Os quadros do austríaco Alfred Hrdlicka estavam expostos no Museu da Catedral de São Estevão, órgão ligado à diocese de Viena, na mostra intitulada “Religião, Carne e Poder”. As referidas obras causaram sensação, e não foi das mais agradáveis ao cardeal da cidade, que ordenou que fosse retirada uma das obras da mostra.

Mas, no último dia 20 de março, o cardeal de Viena, Christoph Schönborn, ordenou a retirada de uma das obras, intitulada “A Última Ceia de Leonardo”, em que os apóstolos são retratados em uma cena descrita por críticos como “uma orgia homossexual”. Eu até pensei em me abster de postar uma cópia dessa… curiosa obra. Mas, sabem como é… A Bíblia diz que devemos pregar tudo que tá no evangelho. E como uma imagem vale mais que mil palavras, bem, dêem uma olhadinha aí embaixo.

Bem, vocês não são cegos e podem observar na cena, em preto e branco, os apóstolos aparecem se tocando e masturbando uns aos outros com sinais de embriaguez. Mas, imagino que foi de uma forma santa e casta. ;-)

“A pergunta de por que os apóstolos transam é recebida sempre de uma forma mais ou menos emotiva”, disse o diretor do museu, Bernhard Böhler, ao inaugurar, em meados de março, a exposição dedicada às obras de temática religiosa do multifacetado artista, de 80 anos. A única resposta dada por Hrdlicka, declarado marxista e ateu, é a de que “não havia mulheres”, pelo que Jesus e os apóstolos deviam aplacar seu desejo sexual por outros meios e, convenhamos, temos que dar razão a ele. Um judeuzão do século I com 30 anos de idade era para ser casado. E não olhem torto pra mim, vão reclamar com os judeus. E notem que nenhum dos apóstolos, na Bíblia, é mencionado que tem mulher.

A medida foi tomada depois de pressões de entidades católicas. No site Gloria TV (por sinal, aquela imagem do site, com uma freira de binóculo, é engraçadíssima), por exemplo, o cardeal Schönborn é atacado por permitir uma “blasfêmia no Museu da Catedral, com a exposição perversa de Hrdlicka”. O site também critica o fato de o artista ser ateu. Mas, dispõe de um belíssimo vídeo em Flash. Eu recomendo ver AQUI (espero que eles nos mencionem. hehehe).

Tanto o diretor do museu quanto o cardeal de Viena, Christoph Schönborn, próximo ao papa Bento XVI, são muito criticados por terem permitido que obras “sacrílegas” sejam exibidas nas instalações da principal catedral do país. Com a intensificação das críticas, o museu retirou “A última ceia” uma semana depois da inauguração da mostra, mas isso não parece satisfazer aos críticos. As revistas católicas como a “Kreuz” pedem que o cardeal assuma suas responsabilidades de expor um artista “stalinista”.

Qualquer marketeiro sabe que uma boa polêmica como essa só faz aguçar a curiosidade. Os toscos chatólicos ainda não se ligaram que estão é fazendo propaganda do sujeito, valorizandoi ainda mais a obra.

Segundo o diretor do museu, Bernard Böhler, a maior pressão veio de grupos católicos dos Estados Unidos. Para ele, a polêmica pode ser comparada à que ocorreu na Dinamarca em 2005, quando uma caricatura de Maomé gerou protestos de mulçumanos em todo o planeta. Nessa época, os católicos não acharam nada demais. Afinal, pimenta no maomé dos outros é refresco.

“Vejo algumas semelhanças entre os dois casos, especialmente no fato dos protestos serem tão calorosos e até ameaçadores”, disse Böhler. “Confesso que não esperava por uma reação dessas em pleno ano de 2008.” “Como somos um museu ligado à Igreja Católica, é nossa responsabilidade respeitar os sentimentos dos fiéis, mas também queremos discutir temas polêmicos”, acrescentou. “Talvez não tenham compreendido isso.”.

A obra “A Última Ceia de Leonardo” faz parte de uma série batizada por Hrdlicka como “Pasolini”, que homenageia o cineasta e intelectual italiano. Um outro quadro da série, ainda exposto no museu, retrata um Jesus Cristo crucificado que recebe chicotadas ao mesmo tempo em que é bolinado. Óbvio, que em minha santíssima inocência, eu creio que os artistas precisam de espaço. Assim, mostramos ao lado, a referida imagem. Deliciem-se, Ovelhinhas do Senhor.

O diretor do museu. acha que se deve ao passado ligado ao comunismo que o autor se inspirou nisso. Que tal?. “O fato é que Hrdlicka é um artista fascinado pela violência sofrida por algumas figuras bíblicas. (…) A violência, inclusive, é um tema recorrente em seu trabalho, como fica claro no Monumento Contra a Guerra e o Fascismo, em frente ao Museu Albertina, aqui em Viena”, acrescenta Böhler.

Usar uma passagem bíblica de modo a retratar uma imagem de violência não me surpreende. Afinal, ainda não vi nenhum tratado de tortura e violência que se compare com o Livrinho Mágico judaico-cristão, onde o Senhor dos Anéis Bíblico manda matar, usurpar, violentar, pilhar etc.

Alfred Hdrlicka completou 80 anos no dia 27 de fevereiro e comentou apenas que a polêmica que envolve sua obra “é assunto do museu”. Mas, de acordo com Bernard Böhler, o episódio acabou fazendo bem ao artista.

Quanto a mim, eu não vi nada demais. Muito pior é um débil mental amarrar um cachorro faminto e deixá-lo atado até o pobre animal morrer de fome, chamando este ato hediondo de arte. Se você não sabe do que estou falando, Lady Fátima (de domínio novo, eeeeee) postou a respeito no novo Palavras Sussurradas.

Sobre o fato de Jesus ser gay… Bem, Pat Condell já postou um vídeo a respeito.


Fontes: UOL Notícias e Folha Online

12 comentários em “Artista expõe orgia na Santa Ceia

  1. Curioso que a Igreja se preocupou com tais obras, né?
    Claaaaro, mexeu com a sua maior ‘fonte de renda’ e poder, né?

    Tudo culpa de Paulinho/Agostinho; o primeiro era absolutamente avesso ao sexo, o segundo absolutamente ‘fissurado’ nele, só podia dar em: REPRESSÃO!

    Curtir

  2. Os desenhos são toscos demais. Tem de ter muita imaginação pra ver os caras se masturbando mutuamente em desenhos\pinturas tão desproporcionais.
    Eu não consigo ver muita coisa nestes rabiscos não. E olha que eu desenho também !

    Curtir

  3. :grin: Desenhinhos toscos! Acho chato o fato de existiram pessoas que satirizam coisas serias, mesmo não sendo tão serias assim e mesmo levando pelo fato que a igreja tambem ja fez muito disso, mas acho que não se deve devolver as coisas na mesma moeda não.
    E fazer o que, liberdade de expressão, desde que não ofenda nimguem!

    Curtir

  4. Essa coisa de apóstolos bêbados… orgias homosexuais……
    dizem que c… de bêbado não tem dono…..

    Vejamos:
    O ‘mestre’ tem como o primeiro à fazer, é transformar água em vinho, assim como TODOS os deuses solares antecessores (VEJA João 2:7-10)… E MAIS… o vinho era muito melhor que o servido na festa pelo dono da casa…. o cara era especialista em fazer ‘vinho bom’…..

    o ‘MESTRE’ foi até chamado de bebum….
    “Eis aí um comilão e beberrão…” (Mateus 11:19 – Lucas 7:34).

    se o mestre BEBIA, ERA natural que seus seguidores adoptassem essas práticas de beber demais TAMBÉM…..

    apesar dele contrariar o relatado em Lucas 1:15 em que Jesus não beberia VINHO, foi chamado de beberrão ou bebedor de vinho (Lucas 7:34)… o testemunho dele foi muito contrário ao que Lucas 1:15 descreveu….

    e o pior é que os autores do livro de Lucas não perceberam que o proprio personagem de sua mitologia era um bebum… + UM DEUS BEBUM SOLAR…..

    o cara além de bebum se envolvia com ‘pecadores’ e prostitutas….

    Onde tem muito bebum e prostitutas….. tem c..de bebado sem dono…… e aí tem aqueles que encontram algo sem dono e tomam conta….. kkkkkkkk

    o artista só retratou esse lado menos divulgado pela empresa do ramo comercial da superstição com razão social de Igreja Católica…..

    Curtir

  5. Sinceramente, apesar da minha aversão à religião, penso que um artista tem coisas melhores pra pintar/desenhar. Isso me parece falta de capacidade pra chamar a atenção da mídia apenas pelo talento. O desenho é uma droga, feio pra caçamba e se não fosse o extremo mau-gosto na escolha do tema, não apareceria nem na pesquisa do Google. Diferente do caso das charges sobre o profeta do islã, onde eu vi uma crítica inteligente ao fundamentalismo que existe por “aquelas bandas”, tudo que vejo nesses desenhos é um desejo desesperado de aparecer não pelo talento, mas pela capacidade de polemizar.

    Curtir

  6. Só gostaria de esclarecer ao caros leitores que na Biblia esta bem claro sobre os afeminados, pois não erdarão o Reino de Deus. Portanto Jesus não era homossexua, e cada um de nós iremos prestar conta de td que dissermos e fizermos com vida.

    Curtir

    1. So gostaria de esclarecer aos caros religiosos que a Biblia é extremamente preconceituosa e homofobica, e o uso de versiculos em que condenam os homossexuais sao uma clara agressao aos Direitos Humanos.

      E tem mais, nao foi comprovada a existencia historica desse personagem chamado Jesus, logo ninguem tem de prestar contas a seres imaginarios, e sim consigo mesmos e com as suas proprias consciencias, e aos seus semelhantes.

      Tome vergonha na cara…!

      Curtir

    2. Trascreva aqui o texto bíblico aonde leu isso quero dar uma olhada… bom você leu né? Espero que não tenha acreditado sem confirmar.

      Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.