Eu vejo próteses diversas e fico maravilhado de como a Ciência & Tecnologia. Ligas metálicas, polímeros, compósitos e tudo de melhor que se pode usar para substituir ossos está sendo usado. Ainda assim, e por mais que se use motores e amortecedores, ainda não conseguimos algo semelhante aos músculos.
Mas isso está sendo analisado. E quando você sair para pescar – sua mulher bronquear, diga que você vai pesquisar, para um músculo criar.
(deem um tempo. Ainda é quinta-feira)
Continuar lendo “Quer fazer um músculo? Pegue agulha e linha”

Sempre imaginamos Moscou como uma cidade fria, congelada e lúgubre, mediante seu céu plúmbeo. O que larga maioria não sabe é que a opulência das construções, como o
Quando eu era professor de estadualzão, eu tive a estúpida ideia que seria legal ensinar um pouco a mais. O que pode ser melhor, numa aula de Química, do que experimentos? Bem, estadualzão que se preze não tem laboratório, não tem instalações minimamente decentes e nem direito competente. E não, não existe coordenador em colégios estaduais do RJ. Eu implorei para poder usar o refeitório para aulas experimentais, com coisas que tinha na própria cozinha. Seria legal, né? Mas se isso fosse fácil, não seria inerente ao setor público. O diretor disse que que não, porque eu estava tendo ideias demais (como ensinar, por exemplo).
O bom da Ciência é como ela nos deixa atônitos. Saber que 92 elementos formam todo o Universo e que a IMENSA porção é apenas hidrogênio e este hidrogênio forma todos os demais. A Ciência desafia nossos sentidos e nosso raciocínio, até podermos entender o que está acontecendo e a maravilha surge diante de nossos olhos, pois não há maravilha maior do que finalmente entender algo que outrora era misterioso, como o vídeo a seguir.
Estou aqui, sozinho. Tenho um primo distante, mas não está aqui do meu lado. Estou aqui em cima, vendo o lugar de onde vim, vendo a minha terra natal, imaginando o lugar onde nasci, onde conheci meus amigos. Eu olho pra cima e ao longe sem piscar. Seu eu tivesse lágrimas, choraria de saudade. É tão solitário aqui.
Bem, se você acompanhou durante a manhã, viu a mim e o Gilmar do
O Special Air Service (SAS) da Inglaterra tem um lema: Quem ousa, vence. Mas, claro, não depende só de ousadia. É preciso planejamento e investimento, ou seu lindo projeto corre o risco de virar míssil balístico para assustar pinguim. Nisso, hobbistas adoram criar trecos inusitados, como
Eu sempre preferi a manhã. O acordar é como um nascimento e o adormecer é como uma morte. Nascemos e morremos, morremos e nascemos. Todos os dias. haverá uma ocasião que apenas adormeceremos e não mais acordaremos. Que seja tranquilo esse dia. Os dias e as noites passam por nós e nem sempre percebemos a beleza lá fora, muitas vezes longe de nossos olhos urbanos. E apesar de eu preferir a manhã, sei que a noite está longe de ser completamente escura. Ela é vibrante com luzes que jamais imaginamos. Luzes como os do vídeo a seguir:
Sim, amigos e amigas que têm aspirações maiores do que trabalhar como balconista de loja de bombom de subúrbio. Você que sonha em ver seu filho num
Eu canso de dizer que tecnologia não é computador, não é acessar internet ou usar smartphone pra baixar joguinho. Os homens da Antiguidade já dispunham de tecnologia. Que diabo! Uma alavanca é ferramenta tecnológica! Mas algumas obra são fenomenais e mostram a engenhosidade dos “tempos de antigamente”, Eu nem menciono as pirâmides, que é arroz de festa. No Oriente podemos ver coisas que faz de nossos índios… bem, índios: pessoas que mal saíram da Idade da Pedra e nem sabiam o que era fogo até Bartolomeu Bueno da Silva ganhar o apelido “Anhanguera” (não sabe do que estou falando? Livros: leia-os!).