Os melhores artigos de 2013

No início de 2013, eu (sim, preguiça) coloquei uma relação de artigos publicados anteriormente. São tantos artigos que até nos perdemos. Assim, vou criar uma tradição, agora. Sempre no início do ano eu colocarei uma espécie de Vale a Pena Ler de Novo. Para quem já leu, terá a memória refrescada. Quem não leu, poderá conhecer melhor o nosso trabalho.

Espero que gostem. Enquanto isso, estou de férias, só faltando ficar em cima de um carro cantando que nem a Roberta Black: FÉRIAS, FÉRIAS, FUN! FUN! FUN!

Continuar lendo “Os melhores artigos de 2013”

Eis-nos num novo tempo

(…) num novo ano que vai começar. Chegamos ao fim de mais um ano juntos (ou nem tanto quanto gostaríamos), em que passamos quase todos os 365 dias trazendo informações pra vocês, além de divertimento e alguns esporros. Vemos o quanto a ciência tem avançado e o quanto o Brasil tem regredido. Nós ainda acreditamos que nossa ciência ainda vai despontar, não graças a um governo idiota que gasta bilhões com estádios de futebol e merrecas mínimas com centros de pesquisa e universidade.

Ainda assim, foi um ano excelente  e eu nunca digo que foi ruim. Porque minha vida é medida em todos os momentos e não só algumas ocorrências funestas. Sim, este foi um bom ano e o próximo será melhor!

Continuar lendo “Eis-nos num novo tempo”

Cálculos Natalinos em Vídeo!

Em 2007, eu postei um artigo de brincadeira, chamado Cálculos Natalinos, onde com alguns cálculos matemáticos, mostrávamos a dor de cabeça que era ser Papai Noel e poder entregar todos os presentes. É um bom exercício de imaginação e, como falei várias vezes, eu sempre adorei natal e a figura representativa de Noelzão.

O Gilmar do E-farsas, entrou em contato com o melhor site cético do mundo. Como eles não dão bola pra brasileiro, ele preferiu vir falar comigo e se podia videalizar (mas hein?) o artigo (não, Gilmar, não vou dizer que você me chupou, pois isso pega mal). Eu me levantei, passei a mão pela minha longa barba branca e disse: Ide e pregai as minhas palavras a todos os cantos do mundo, pois eu sou Pai-Mei, digo, Jeová, digo, André. e o resultado foi:

Continuar lendo “Cálculos Natalinos em Vídeo!”

É Natal? Party Hard!

365 dias se passaram neste ano. Ano bom, para falar a verdade. Não sou daqueles que vivem se lamentando, vivem reclamando, vivem dizendo que o ano foi ruim, que o ano foi péssimo, que esperam que o ano seguinte seja melhor. Eu não tenho estes problemas, pois acho que reclamar – mesmo que tivesse algo errado – é perda de tempo.

Mas é véspera de Natal, e eu sempre adorei Natal. Sempre gostei dessa época, como qualquer um que me acompanha há mais de um ano sabe muito bem.

Continuar lendo “É Natal? Party Hard!”

Este é meu mundo querido, e com ele estou satisfeito

A famosa frase de Yuri Gagarin, dizendo que a Terra é azul (que, na verdade, ele nunca disse. A frase certa é algo como “Através da janela, eu vejo a Terra. O chão é claramente identificável. Eu vejo rios e as dobras do terreno. Tudo é tão claro…”) mostrou como o mundo era maior, mas mais simples, do que o Homem imaginava. Mas a mais icônica foto é aquela que mostra o “nascer da Terra” em plena superfície lunar. Mas, como foi isso?

Continuar lendo “Este é meu mundo querido, e com ele estou satisfeito”

Eppur si muove (não tem nada a ver com Galileu)

Nossos olhos captam muitas coisas e mandam tudo pro cérebro, aquele incompetente. Ele, que deveria analisar e entender todas as informações de maneira separada, junta todos os gatos num só balaio e dá uma confusão dos diabos. Disso surge as fantásticas ilusões de óptica, como esta que você verá a seguir.

Continuar lendo “Eppur si muove (não tem nada a ver com Galileu)”

Bom Dia, Boa Manhã, Boa Existência

A hora que eu mais gosto do dia é a manhã. Acordar e olhar pela janela e ver o mundo abrindo-se para mais um momento. Diferente das pessoas que acham que aquilo lá fora precisa ter sido criada por alguma entidade mágica, eu me contento com a magia metafórica da maravilha que a Natureza pode nos trazer. É uma beleza enganadora, já que ainda temos desastres, vulcões, terremotos u tempestades. Mas um simples raiar do sol nos da esperança, nos inspira.

O vídeo a seguir foi feito pelo fotógrafo Michael Shainblum e vocês podem considerá-lo como um presente.

Continuar lendo “Bom Dia, Boa Manhã, Boa Existência”

O gás que parece líquido e deixa sua voz mais sexy

A Química é muito divertida e podemos ver coisas muito legais, aprender coisas muito legais e fazer coisas muito legais, nem sempre nesta mesma ordem. Ah, sim! Ainda dá pra explodir coisas e produzir substâncias fedorentas.

Entre várias substâncias, uma das mais legais é o hexafluoreto de enxofre, o SF6. Além de fazer barquinhos flutuarem, ele lhe deixa com a voz do Darth Vader. Sim, eu quero de presente de natal!

Meu presente para vocês é mais um capítulo sobre Química e Física no LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “O gás que parece líquido e deixa sua voz mais sexy”

Uma Hora de Química no Natal

Todo ano, dede 1825, a Royal Institution realiza um círculo de palestras abertas ao público, focando mais crianças e adolescentes. São palestras feitas não só para educar ou sairia algo criado pelas malditas pedagogas, mas para instruir e, sobretudo, divertir.

Estas palestras são conhecidas como Royal Institution Christmas Lectures, as Palestras da Natal Royal Institution. Ali não é as babaquices travestidas de ciência que brasileiro faz, mas algo muito, MUITO bom, com conceitos de verdade, mas de uma forma bem demonstrada, apresentada por cientistas de renome.

Continuar lendo “Uma Hora de Química no Natal”