Se você é alguém com um tanto de curiosidade, deve ter se perguntado porque soro fisiológico não é água pura, e sim uma solução de cloreto de sódio a 0,9%. Isso é explicado pela pressão osmótica do sangue. Dessa forma, injetar uma solução que não está em perfeito equilíbrio físico-químico com nossos fluidos corporais pode acarretar um monte de coisas e a maioria delas não é nada agradável.
Estar em perfeito (ou quase) equilíbrio, é o que permitiu que – entre outros fatores – o desenvolvimento evolutivo dos seres vivos. É o que demonstra um estudo feito por pesquisadores suíços publicado recentemente.
Continuar lendo “Como o equilíbrio físico-químico conduziu a evolução”

Há algum tempo,
O grande problema energético do mundo é a 2ª Lei da Termodinâmica. Ao contrário do que muitos idiotas acham, a 2ª Lei da Termodinâmica não fala nada de desorganização, e muito menos que Evolução é mito. Ela diz, basicamente, que não existe uma aplicação 100% eficiente da energia, e sempre teremos perdas. Normalmente, estas perdas se são ao emanar calor como forma de energia. Eu ainda estou preparando um artigo explicando melhor a Termodinâmica. Aguardem e nos acompanhem via RSS ou pelo lembrete do twitter ou nos visitem todos os dias.
As pessoas sabem – ou pelo menos deveriam saber – que nem tudo que tem oxigênio é legal. A isso soma-se o monóxido de carbono, um gás extremamente venenoso para a maior parte dos organismos mais superiores que um fungo. Com os seres humanos não é diferente, mesmo nop caso de alguns humanos que insistem em se comportar pior que um fungo. De qualquer forma, sabia-se até agora que muito pouco podia-se fazer contra envenenamento por CO, como ele é conhecido em sua fórmula química, mas parece não ser bem o caso e, sim, há um processo natural onde as células se protegem contra este safadinho.
Eu sempre leio (o mais que posso) todo tipo de publicação científica. Isso me ajuda a me manter informado, ajuda nas minhas aulas e ajuda a trazer mais informações para vocês. O problema é que muitas dessas publicações são "mais do mesmo". Eu, ainda assim, trago estas notícias à guiza de informar e falar mais sobre algo que (ao menos para mim) é algo que não tem nada de novo, mas é desconhecido por muita gente. Portanto, este será mais um capítulo no Livro dos Porquês.
No
Costuma-se dizer que o Universo conspira para certas atitudes. Dizem que há o fator "serendipidade", onde nos apegamos a pequenos acasos e fazemos uso de maneira eficiente. Este é o caso de um vídeo feito com a técnica lapso de tempo (ou time lapse), que me recomendaram por e-mail, vi no site do
O medo é algo intrínseco a todos os seres vivos com um sistema nervoso decente. Quando aplicado em larga escala, o medo acaba virando paranoia. Paranoia em larga escala pode acarretar em coisas lindas como perseguição, ódio e guerra (além de achar que todas as mulheres de seu trabalho estão tendo um caso com você). Qualquer foco do medo, junto a agitação política, não tem bons históricos de finais felizes. E isso é o que parece se desenhar na Holanda, onde nesta sexta-feira foi promulgada uma lei proibindo terminantemente o uso das burcas, niqabs e outras vestimentas características das mulheres muçulmanas.
Uma das melhores sequências do Exterminador do Futuro 2 é quando um John Connor meio grandinho para quem tem 10 anos tem um, digamos, debate ético com o Schwarza sobre não matar pessoas, em que a máquina dos infernos fica com aquela expressão inexpressiva (mas hein?) perguntando "Why?". Acima dos problemas filosóficos envolvidos, há o problema da linguagem, em que a máquina possui problemas na compreensão da linguagem humana. Isso, não obstante, não é só um problema da relação homem-máquina, mas no modo que máquinas se comunicam entre si.