Lua de Saturno tem titânicas quantidades de sal

Já falei aqui sobre a topografia de Titã, assim como o reflexo da luz do Sol nas águas dos oceanos de Titã. Seus imensos e gelados mares feitos de metano despertam curiosidade, ainda mais levando em conta que os únicos mares com os quais estamos habituados são feitos de água. Mas não é só isso. Estudos sobre a força gravitacional de Titã indicam que há muito mais escondido ali, e os dados não mentem.

E sim, eu sei que "Lua" só tem uma, que é a nossa. Eu sei que Titã é um satélite natural, e eu também sei que fazer um título divertido também faz parte da divulgação científica.

Continuar lendo “Lua de Saturno tem titânicas quantidades de sal”

A Alemanha dos Analfabetos

No sacrossanto recesso e meu lar, leio a notícia compartilhada pelo Avelino, em que uma jornaleira d’O Globo fala dos índices de analfabetismo em adultos na Alemanha. Curiosamente (ok, não é curioso. É de praxe) o teto parece se contradizer às vezes. Ele fala sobre os altíssimos (para padrões da Europa) índices de analfabetismo da Alemanha. Mesmo porque, segundo a autora do artigo, é um país berço de muitos filósofos e escritores. Mostro para ela a taxa de alfabetização da Grécia nos tempos de Sócrates e de hoje?

Bem, estou meio sem ter o que fazer, então, darei uma repassada no artigo. Corta pra mim!

Continuar lendo “A Alemanha dos Analfabetos”

Descobertos vestígios de antiga civilização em Atacama

O deserto de Atacama é um dos lugares mais secos da Terra. Ele está na América do Sul e seu território passa pelo Peru, Bolívia, Argentina e Chile. Normalmente, as pessoas, logo que ouvem "Peru", pensam em Macchu Picchu, aves galiformes ou anatomia masculina. Não é um país rico e, por causa disso, a vida lá é dura; entretanto, a arqueologia lá encontra coisas maravilhosas e não estamos falando dos edifícios, mas de outra civilização. Uma comunidade agrícola parece ter vivido lá pelas bandas do Atacama, entre os séculos IV e VII da Era Comum.

Quem eram e o que faziam por ali? É o que cientistas procuram entender.

Continuar lendo “Descobertos vestígios de antiga civilização em Atacama”

Aprenda sobre drogas com SciCast, mesmo ficando careta!

Drogas sempre são um assunto complicado. Eu, de minha parte, tenho um lugarzinho no meu coração para o pessoal que usa e trafica drogas lícitas e/ou ilícitas. Com as licitas, não há muito o que se fazer. Com relação ao tráfico de drogas ilícitas, eu defendo que usuários sejam presos em instituições e  traficantes devem ter pena de morte nas fuças. Com drogas lícitas (álcool, tabagismo etc), usuários compulsivos deveriam estar num país só deles

No presente SciCast nós falamos sobre drogas, seu histórico e como ela tem influenciado a sociedade, para o mal, pior e seu tio cachaceiro.

Continuar lendo “Aprenda sobre drogas com SciCast, mesmo ficando careta!”

Seleção do Vaticano entra em campo!

Bem, amigos do Ceticismo.net, voltamos aqui com a nova edição da Copa do Mundo FIFA. Este ano teremos uma novidade no torneio. Depois de muitos anos sem dar bola para gorduchinha, uma nova seleção foi escalada para participar do maior campeonato de futebol. Entre todas as seleções, faltava ela: a seleção do Vaticano! Este ano nosso teremos uma BÊEEEEEEEENÇÃO de jogos, com verdadeiros… MILAAAAAAAAAAAAAAAAAAGRES! Patrícia Vamos ver qual é a escalação, lembrando que como eles não são brasileiros não terão RONAAAAAAAAAAAAAAAAAAALDINHO!

Continuar lendo “Seleção do Vaticano entra em campo!”

Maluquices? Transtornos mentais? É com o Scicast!

Eu sei, psicologia é coisa de maluco! Mas como é a psicologia na visão de psicólogos, malucos, doentes mentais, e do pessoal do melhor podcast de Ciência do Universo (ainda mais porque eu faço parte dele)? Nesta edição eu, o Senhor das Estrelas, e coadjuvantes conversamos sobre tudo o que anda na cabeça alheia.

Aliás, vem bem a propósito, ainda mais porque hoje é SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Maluquices? Transtornos mentais? É com o Scicast!”

Grandes Nomes da Ciência: Agnodice

A mulher em dores excruciantes adentra o hospital… o que poderia se chamar de hospital aquele açougue. Sem suturas, sem instrumentos cortantes decentes, sem esterilização, sem antisséptico. Aquilo era o Inferno na Terra. Não, não estamos falando do Brasil. A mulher em trabalho de parto estava recusando qualquer tentativa de socorro. Ela só queria ser atendida por uma pessoa. Não uma pessoa qualquer, mas uma figura lendária. Tão lendária que nem sabemos com certeza se existiu. Tão lendária que a história acima descrita pode nem ter ocorrido. Mas o nome da pessoa ainda permeia a História.

O nome dessa mulher era Agnodice.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Agnodice”

10 Coisas que você não sabe sobre proto-indo-europeu

O proto-indo-europeu é um idioma ao qual se atribui como raiz linguística e ancestral comum das línguas indo-europeias faladas pelos povos proto-indo-europeus, já que seria estranho indígenas brasileiros falarem este idioma. Durante o século XIX, a grande maioria do trabalho linguístico foi dedicado à reconstrução de suas “filhas”, como o proto-germânico, e na maioria das técnicas atuais de linguística histórica foram desenvolvidos como resultado.

Isso tudo você sabe, porque está na Wikipédia, e você já deve ter lido todos os artigos que tem lá. Mas e o que você NÃO SABE?

Continuar lendo “10 Coisas que você não sabe sobre proto-indo-europeu”

Vereadora de Curitiba diz que Bíblia e científica e deve ser ensinada em colégios

Eu, particularmente, sempre achei que Curitiba, terra dos coxas brancas, era uma espécie de mitocôndria: está no Brasil apenas por estar, por alguma obra e graça da Evolução Biológica, tendo seu próprio DNA. Dá até vergonha imaginar uma comparação com o Rio de Janeiro, cidade onde o prefeitosco inaugura passarelas sem que elas estejam prontas para copa, tiram os semáforos da rua e vagabundo que se dane ao atravessar as pistas, que nem no jogo do Frogger.

Então, meus espiões me avisam que uma vereadora que provavelmente torce pro Prudentópolis (vai ter gente me xingando… de novo!) andou bebendo água benta “batizada” (e não foi com o sangue de Nossinhô) e resolve que as escolas (públicas e particulares) devem ler a bíblia, pois ela tem muitos ensinamentos morais e científicos (e nem para me avisarem disso na sexta-feira!)

Continuar lendo “Vereadora de Curitiba diz que Bíblia e científica e deve ser ensinada em colégios”

NASA lança livro gratuito digrátis, totalmente free e com desconto

Você curte Astronomia, não é? Você adora coisa que não doa no seu bolso, certo? Você ama ler e não perde tempo quando aparece um livro novo no mercado, estou certo? Você fez cursinho de inglês e saca muito do idioma, é isso? Então, tenho excelentes notícias para você. A NASA editou e está distribuindo um livro do pesquisador Douglas Vakoch, do SETI, e eu acho que você vai curtir de montão.

Continuar lendo “NASA lança livro gratuito digrátis, totalmente free e com desconto”