Diferente de nosso Ministro da Ciência e Tecnologia, eu não tenho nenhuma dúvida sobre o aquecimento global. Altas emissões de gás carbônico levados para os oceanos, juntamente com óxidos de enxofre causam a acidificação dessas águas. O pH vem caindo cada vez mais e isso implica em várias coisas ruins, até mesmo na fauna marinha[1] [2] [3].
Como desgraça pouca é bobagem, pesquisadores demonstram que a acidificação dos oceanos também fazem o favor de causar impactos sobre algas diatomáceas no Oceano Antártico. Ê AQUECIMENTO GLOBAL MARAVILHOSO! GLÓRIA ALELUIA!
Continuar lendo “Acidez nos oceanos oferecem perigo a diatomáceas”

Dengue é uma bosta. É uma doença transmitida por um vírus através do mosquito Aedes aegypti. Como ele usa um artrópode como vetor, é chamado de arbovírus, e quando algum preguiço de um plano de saúde ou do SUS lhe disser que pode ser uma "virose", lembre-se que você pode estar com dengue.
Por muitos séculos eles estão ali, em repouso. Anos e mais anos se passando. E eles ali, inertes, com seus segredos guardados. O mundo sempre foi um lugar difícil de viver, ainda mais quando recuamos no tempo. O tempo das pestes, das pragas e em que um simples corte no dedo podia ser fatal. Épocas em que o cólera era algo mortal (ok, ainda é) e levou várias pessoas à sepultura.
Sim, sotaque. Lindo, não? Chimpanzé tem sotaque, e o pessoal do Tumblr vai alegar apropriação cultural! Claro, você deve estar se perguntando "como assim ‘sotaque’?". Muito simples. Eles não fazem gruuuuu-bruuuuuuuuuu de qualquer jeito (a onomatopeia é minha e eu digo que chimpanzés "falam" assim. Me processe!). Eles mudam suas entonações para se encaixarem em outro grupo social, o que poderia ser chamado de "sotaque", ou algo próximo a isso.
Eu me amarro no Ken Ham. Se existe algum forte argumento para achar que Criacionismo é algo pouco pior que uma ópera-bufa, esse argumento é olhar pro Ken Ham e prestar atenção no monte de insanidades que ele profere. Quando Bill Nye foi debater com ele, largou o idiota pra lá e ficou dando uma sólida aula de Ciência, ele foi criticado. Mas Ken Ham não é um pombo enxadrista ou uma tartaruga costurando. É uma baleia morta na porta da sua casa já em decomposição. Você não sabe o que fazer com ele, ninguém vai te ajudar e o lance é dar a volta e ir pra outro canto.
E depois de voltar do Campus Party, estamos com a nossa programação normal. Eu estava em dúvida sobre o Disqus como sistema de comentários, mas ele me deu um brinde: gente imbecil que agora acha que pode comentar direto. Péééééé, errado. Ainda passa por moderação, e o pente fino cata todos os piolhentos que resolvem despejar seu amor religioso em minhas queridas postagens.
Antes de começar, vou deixar claro o seguinte: eu não espero ciência de verdade em filmes de Hollywood ou Bollywood. Do Brasil, não espero nem mesmo cinema. EU SEI que o foco é apenas diversão, mas estão falando maravilhas do filme, só porque o Kipp Thorne ajudou no esboço do roteiro. E a Ciência que está ali é só um esboço, mesmo. Porque se a Física de Interestelar é razoável, a Química e a Biologia são pavorosas.
Ensinar é muito legal. Mais legal ainda é receber por isso. Não tão legal é participar daquelas reuniões sacais, que não levam a nada e que não se resolve nada. Sério, se você gosta de reunião pedagógica, você é masoquista. Elas são úteis, se as fizessem serem úteis. Alguém já lhe deu sugestões sobre o que fazer da sua aula? Não, só criticam que sua aula tem que ser atraente. Você pergunta como e vem a versão paulofreireana "te vira!"
A
Eu sei e você sabe que a Natureza não tem nada de boazinha. Sim, eu sei que você viu muito os desenhos da Hanna Barbera e da Disney, mas a verdade é que o mundo é povoado por psicopatas. Agora, vemos que o negócio ainda é pior do que se pensava (e sabemos que sempre irá piorar).; Sabem aquelas lindas bactérias que causam cólera? Elas não só ferram com sua vida como ainda saem na porrada entre si, roubando DNA uma da outra.