Moléculas orgânicas complexas são encontradas em estrela-bebê

Como diria Isaac Asimov, criacionistas fazem soar como se uma "teoria" fosse algo que você sonhou após ter ficado bêbado a noite toda. Uma das mais idiotas desculpas para Evolução ser uma mentira, na cabeça deles, é que não temos sistemas complexos e, por isso, a vida jamais seria possível sem alguém ficar puxando as cordinhas. Isso, por si só, já mostra a ignorância desse pessoal, já que Evolução não tem nada a ver com origem da vida.

De qualquer forma, algumas substâncias naturalmente se polimerizam, formando substâncias mais complexas, como o formaldeído que produz o paraformadeído. Mas será que poderíamos ter substâncias mais complexas se formando fora da Terra? Não só podemos, como agora temos evidência de substâncias orgânicas se formando em discos proto-planetários, o que eu chamo de "planetas-bebê".

Continuar lendo “Moléculas orgânicas complexas são encontradas em estrela-bebê”

Usuário Facebook é deprimente, digo, depressivo, diz pesquisa

Então, crianças, eu me lembro quando eu tinha a idade de vocês e algumas pessoas tiveram a ideia de criar redes sociais. Diz a lenda que era para integrar as pessoas. encontrar amigos e contatos antigos, mas que com o tempo se distanciaram, bem como fazer novos amigos. Assim diz a lenda. Hoje percebemos que as pessoas gastam muito tempo de suas vidas nessas redes e, pior, não estão mais sociáveis. Muito pelo contrário.

Agora, uma pesquisa estuda o comportamento do pessoal que usa o Facebook, a rede-que-não-mencionamos. O resultado, assim como tudo o que esse pessoal costuma postar, é de dar pena.

Continuar lendo “Usuário Facebook é deprimente, digo, depressivo, diz pesquisa”

Um eletrizante vulcão mexicano, caramba!

Hoje é Páscoa, o dia em que o Coelho Mágico deu respawn no Carpinteiro Hiponga. Normalmente, eu não postaria nada. Mas, que Diabo! (pode falar "Diabo" hoje?), não custa nada compartilhar algo legal, enquanto você ouve sua tia Etelvina contar pela milésima vez sobre como era a páscoa quando ela era menina, enquanto você saboreia um horrível chocolate caseiro.

Isso que você está vendo na foto não é fotochopp (ok, teve uma certa melhorada, mas os raios realmente estão lá). É o poderoso Popocatépetl mostrando que não está pra brincadeira. Mas tá meio pequeno, né?

Continuar lendo “Um eletrizante vulcão mexicano, caramba!”

Amputado controla mão biônica por método não invasivo

Próteses para amputados, aqueles que Deus odeia, existem aos montes. Muitos respondem com o simples pensamento, abrindo e fechando a mão, movendo os dedos dos pés etc. Temos próteses em que você baixa o arquivo necessário e imprime numa impressora 3D. Conseguimos avanços a cada dia. Sejam para soldados voltando da guerra, seja para crianças que nasceram com alguma má formação.

As próteses mais maneiras precisam ser conectadas aos fisicamente aos nervos do paciente, de forma que seu cérebro passe as informações até o membro (não, não este). Mas e se pudéssemos fazer isso de modo não-invasivo?

Continuar lendo “Amputado controla mão biônica por método não invasivo”

CERN comprova a existência da FORÇA

Sim, isso mesmo. Não estamos falando da força comum. Vocês sabem, massa vezes aceleração, patati-patatá. É "A" Força mesmo. O poder que emana de todos os seres vivos e mantém o Universo em ordem. Usando os magnânimos poderes do LHC, o pessoal do CERN conseguiu canalizar uma estrondosa energia de 13 TeV (13 teraelétron-volts). Ao estudar a matriz de energia que mantém o universo coeso, sempre estimou-se entender como funcionam as 4 forças fundamentais: Gravidade, Eletromagnetismo, Nuclear Forte e Nuclear Fraca.

Agora, o experimento mostrou dados que comprovam a mais básica e fundamental força do Universo. Por falta de nome melhor no catálogo, os cientistas a batizaram de A Força.

Continuar lendo “CERN comprova a existência da FORÇA”

Coisas que aprendi com a TV

A televisão mudou muito nossa forma de entretenimento e cultura. O rádio é legal, mas a TV traz imagens, cores e aventura. Nem sempre foi assim, é verdade, mas hoje podemos ver imagens ao vivo de tudo o que está acontecendo ao redor do planeta, e em outros planetas também, levando em conta, é claro, que Einstein não deixa ser tão ao vivo assim ao se sair da Terra. De qualquer forma, aprendemos muitas coisas com a televisão, e eu compartilharei aqui tudo o que aprendi assistindo TV.

Continuar lendo “Coisas que aprendi com a TV”

A Vingança das Tias: Cérebro surta quando vê mensagens de alerta

Todos nós congelamos ao ver algum aviso ou advertência. Não importa se é um policial na rua fazendo você parar ou a sua tia que liga pra você perguntando o que fazer, quando o aviso na tela apenas diz para clicar OK. Você pensa na hora "Que saco, tia!", mas a verdade é que isso acontece com todos nós, e isso inclui você também, que se acha o phoda!

Resultados de ressonâncias magnéticas mostram que nosso cérebro parece desligar quando vemos quaisquer tipos de alertas ou avisos de segurança. Tia Teteca está vingada!

Continuar lendo “A Vingança das Tias: Cérebro surta quando vê mensagens de alerta”

A deusa que nos fala do passado tumultuado da Lua

O som ecoa ao longe. É o lamento do guerreiro Houyi, o guerreiro. Conta-se que dez sóis abrasadores haviam subido juntos aos céus. O calor era insuportável, a água escasseava e a população morria de sede. Houyi se prontificou a resolver o problema e derrubou 9 dos 10 sóis, ficando apenas um, para iluminar os passos da Humanidade. Como recompensa, Houyi, o guerreiro, foi presenteado com o elixir de longa vida, mas ele não quis tomá-lo. Ele não suportaria de viver sem sua esposa. Quando Houyi saiu para caçar, Fengmeng, seu aprendiz invejoso e exigiu que a esposa de Houyi lhe entregasse o elixir, mas esta sabia o que iria acontecer em seguida. Ela bebeu todo o conteúdo do frasco e o mundo mudou para ela. Ela subiu aos céus e foi morar na Lua, onde poderia acompanhar seu esposo nas noites solitárias.

A história de Houyi e sua esposa, Hang’e, é conhecida até hoje e mesmo o regime comunista-ateísta-maoísta-capitalista chinês reconhece a importância de sua História, quando era o Império do Centro. É por causa dessa cultura que nomearam sua missão em direção à Lua de Chang’e.

Continuar lendo “A deusa que nos fala do passado tumultuado da Lua”

Até onde luzes artificiais fazem mal à nossa saúde?

Eu adoro estes programas de TV falando sobre "vida simples". Lindo e maravilhoso, principalmente quando você está num apartamento equipadão, com Internet banda largam ar-condicionado, geladeira e trocentas luzes acesas. Eu não dou a mínima pro boizinho, adoro vida moderna, mesmo sabendo que pagamos um preço por isso: deixamos de ver as estrelas e a própria Via Láctea.

Mas e nossa saúde? Até que ponto ela é afetada pela quantidade de luzes artificiais que nós temos?

Continuar lendo “Até onde luzes artificiais fazem mal à nossa saúde?”

Skynet Paulistano ou Física 1 x 0 Jornaleiros

Diz o adágio que as melhores intenções, minha querida, foram levadas ao moinho que triturará teus sonhos tão mesquinhos. Assim, a equipe de jornaleiros da Folha até tem boas intenções, mas mais poderosos são os poderes de Murphy, e sua mão cadavérica ergue-se e diz "Preparai-vos, ó mortais". Aí o que acontece? O magnífico drone que ela colocou para auxiliar a manifestação e promover uma guerra deu pau caiu, teve gente que se feriu, e as ambições foram por terra.

O que será que isso nos ensina?

Continuar lendo “Skynet Paulistano ou Física 1 x 0 Jornaleiros”