Confirmado um SPA em Enceladus

Enceladus é um satélite muito legal, pena que não gosta de mulher, principalmente as friorentas. O satélite natural de Saturno, o Planeta-Estiloso, já se mostrou muito interessante pelos seus gêiseres, e já falamos sobre ele AQUI e AQUI. Mas eram gêiseres mesmo? Bem, sim e não. Sim, são gêiseres, e não, não são como os daqui da Terra. O que é aquilo, então?

Continuar lendo “Confirmado um SPA em Enceladus”

Assim com os canhotos, assim com o restante das pessoas

Em 2011, estava rolando uma brincadeira no Twitter, com o pessoal falando mal de canhotos. Eu resolvi entrar na brincadeira e escrevei um artigo falando do porquê os canhotos deveriam ser combatidos. Os retardados de um sitezinho ficaram de mimimi dizendo que eu roubei a ideia deles. Curiosamente, aqueles espertões "esqueceram" que tinha muitos artigos MEUS copiados lá, sem minha autorização, (e sim, eu sei que vocês ainda leem meu blog, seus idiotas).

Deixando isso de lado, canhotos sempre foram mal vistos, a ponto de terem livros tentando combater isso. Estamos falando da Idade Média? Não, século XX.

Continuar lendo “Assim com os canhotos, assim com o restante das pessoas”

O mundo molhado de Ganimedes

Ganimedes já causava fascinação no século XVII, quando Galileu o observou pela primeira vez. Ele era a prova que os mundos podiam ser como a Terra (ok, não são. Mas Galileu não tinha como saber). Não somos só nós que temos “luas” (a rigor, “satélites naturais”). Júpiter, o Rei dos Planetas também tem, e não é só isso. Ganimedes é o maior satélite do Sistema Solar. Ele consegue ser maior que Mercúrio, mas é menor que a Terra. Já sabemos sobre a topologia de Ganimedes, mas agora sabemos mais.

O velhinho, mas muito eficiente Telescópio Espacial Hubble nos deu evidências de um grande oceano de água salgada nos subterrâneos de Ganimedes. É tão grande que ele pode ter mais água que a própria Terra. Mas como ele conseguiu?

Continuar lendo “O mundo molhado de Ganimedes”

Escrevendo certo com comentaristas tortos

Escrever é tão simples ou tão complicado quanto se queira. O importante é passar a mensagem, correto? Errado! Alguns estudiosos da Teoria da Comunicação dizem que se uma mensagem é passada e esta não é compreendida pelo receptor, a culpa é do emissor da mensagem. Mas isso é uma forma simplista, ridícula e irresponsável de se referir a um processo que de simples não tem nada e mesmo assim a obviedade da mensagem não é compreendida, porque muitas vezes o receptor é… como direi de forma erudita e de acordo com um processo analítico e acadêmico?… um boçal semianalfabeto.

Eu vivo passando por situações assim e não é nada agradável. Fora não ser agradável, é realmente exasperante vir "gente’ dizendo como eu devo passar uma mensagem mais que óbvia. Mas, claro, em tempos de coitadismo e ignorância, não podemos esperar outra coisa. Mas do que diabos eu estou falando?

Continuar lendo “Escrevendo certo com comentaristas tortos”

Descobertas evidências de um grande oceano esquecido de Marte

Você pensa que conhece Marte. O planeta vermelho… sem ar, sem vida. Mas você não sabe nada sobre ele. Você não sabe que em algum momento ele teve atmosfera, nem que um enorme oceano primitivo cobria cerca de um quinto de sua superfície, fazendo dele um ambiente quente, úmido e maneiríssimo para abrigar vida.

Agora, o pessoal da NASA publica um trabalho descrevendo a existência de um antigo oceano no hemisfério norte de Marte, oque mudará muito da sua concepção sobre o Planeta-Deus.

Continuar lendo “Descobertas evidências de um grande oceano esquecido de Marte”

O deserto que alimenta nossas florestas

Um dos erros mais comuns é achar que plantas se alimentam de matéria orgânica. Não se alimentam. Ela não "come" húmus e muito menos cocô. Quem deve comer cocô é quem ainda insiste que plantas se alimentam assim. Elas gostam mesmo é de material inorgânico, oriundo da decomposição da matéria orgânica no solo, por agentes decompositores. Se planta gostasse de matéria orgânica, ela ficaria feliz com um copo de plástico.

Já imaginou do que a Floresta Amazônica se alimenta? Por mais bizarro que possa parecer, não é da matéria orgânica em decomposição trazida pelo rio Solimões (também é). Muito da sobrevivência da Floresta Amazônica vem do Saara!

Continuar lendo “O deserto que alimenta nossas florestas”

Voz dos Alienados 75

Sábado de Sol… aluguei um caminhão… para levar a galera para comer feijão. Chegando lá, mas que vergonha, só tinha gente idiota comentando no meu site. E eu fiquei feliz. O pessoalzinho tosco está voltando, já que não precisam se registrar e, pensam eles, que estão livres de eu saber quem são, o que fazem e quantos neurônios possuem (algo acima de 3 e abaixo de 4). Alguns me xingam diretamente, mas isso é sem graça. Chamar "corno" não vale a discussão. Mas os insanos abaixo dá muito pano pra costurar o retardo mental dos religiosos fanáticos.

Senhor@s, senhorXs e outros! Esta é mais uma edição da sua VOZ DOS ALIENADOS!

Continuar lendo “Voz dos Alienados 75”

Heróis da Falta D’água: paulistano toma banho com descarga de vaso

O que mais me impressiona no brasileiro médio é a sua estupidez galopante. A capacidade de usarem sua absurda condição em algum modo idílico de se acharem melhores que os outros, mais sofredores, mais heroicos, mais que todo o resto da população. Com o (des)caso da falta d’água em todo país, as pessoas começaram a ser criativas e sua arrogância as fez se mostrarem mais mendigas que a mendicância, como é o caso de um casal casado do estado de São Paulo que adaptou uma caixa de descarga para servir de chuveiro.

E você aí achando que ver seu sogro tomando iogurte com uma faca era muita esquisitice.

Continuar lendo “Heróis da Falta D’água: paulistano toma banho com descarga de vaso”

Delete este post!

O mundo está chato, irritante e irritadiço. Tudo o que você fala é ofensivo. Sua opinião é muito bem-vida, desde que siga o princípio de Voltaire do Mundo de Qward: "Você tem o direito de ter a opinião que quiser, desde que concorde comigo". Você não pode opinar, tudo será errado. Não pode se posicionar, não pode ter gostos. Não pode nada. Só pode acatar o que os outros querem, mas isso ofenderá outras pessoas, e você terá que agradá-las também.

Viver e opinar é uma eterna prisão em todos os círculos cármicos.

Continuar lendo “Delete este post!”

Chimpanzés mudam de sotaque para fazer amigos. Sotaque?

Sim, sotaque. Lindo, não? Chimpanzé tem sotaque, e o pessoal do Tumblr vai alegar apropriação cultural! Claro, você deve estar se perguntando "como assim ‘sotaque’?". Muito simples. Eles não fazem gruuuuu-bruuuuuuuuuu de qualquer jeito (a onomatopeia é minha e eu digo que chimpanzés "falam" assim. Me processe!). Eles mudam suas entonações para se encaixarem em outro grupo social, o que poderia ser chamado de "sotaque", ou algo próximo a isso.

Examinando dois grupos de chimpanzés no Jardim Zoológico de Edimburgo, biólogos perceberam que eles passavam a grunhir da mesma forma em cerca de três anos. Coisa sem utilidade nenhuma, né?

Continuar lendo “Chimpanzés mudam de sotaque para fazer amigos. Sotaque?”