Em defesa das ciências humanas

Olá amiguinhos e amiguinhas!

Acho que já comentei aqui antes que sou uma pessoa muito curiosa e sempre me interessei por ciência. Poucos sabem, mas quando eu tinha entre 9 e 14 anos eu queria estudar química quando crescesse (é sério, gente, juro). Eu passei boa parte da minha infância e adolescência lendo enciclopédias e livros didáticos de ciência.

Aí vocês devem estar pensando “mas o que aconteceu que ao invés de química ou biologia ou física ou medicina você acabou indo pra psicologia, depois letras e acabou na linguística? Bateu a cabeça?”. Então, foi quase isso mesmo. Acabou que eu era uma adolescente chata (desculpem a redundância) e com disciplina zero (tenho problemas com isso até hoje, mas a gente vai melhorando com o tempo). Eu tinha preguiça de ficar horas e horas fazendo exercícios de matemática, e me irritava com erros bobos que destroem com a bagaça toda, e cismei que não tinha vocação pra matemática. (outra coisa que aconteceu foi que com 15 anos eu mudei de escola, o currículo era bem diferente, e eu acabei ficando sem base pra entender coisas como logaritmo ou potenciação. Mas enfim, boa parte da culpa é preguiça mesmo.)

Continuar lendo “Em defesa das ciências humanas”

Dilma sanciona pílula mágica de fosfoetanolamina

Existem verdades definitivas no Universo: O Sol é uma estrela, o Universo está em expansão e André está sempre certo. Eu falei que a Dilma ia sancionar a lei liberando esta besteira de fosfoetanolamina. E nem é por causa do risco de impeachment. Ela o faria de qualquer jeito. Político adora ficar bem na fita com a população, ainda mais se não tiver que desembolsar do próprio dinheiro. Claro, isso até pode ajudar com a população para melhorar sua fama, mas não será a população que decidirá pelo impeachment.

Continuar lendo “Dilma sanciona pílula mágica de fosfoetanolamina”

Voz dos Alienados 87

Hoje faz 81 dias desde o último Voz dos Alienados. Tem aparecido umas tosqueiras, mas muito fraquinhas para fazer uma postagem digna de vossa atenção. Até mesmo para maluquices vocês merecem o  crème de la crème. Assim eu fui juntando até ter algo decente da indecente cabeça enlouquecida dessa gente insana.

Não adianta você imaginar que o mundo está ficando mais inteligente, só porque não tenho postado a nossa amada VdA. Os loucos existem, mas andam tão estúpidos que muitas coisas parecem que um chimpanzé jogou o teclado contra a parede e depois deu ENTER.

Bem, de qualquer forma, aqui está ela: a sua, a sua e a sua (eu não quero esta bosta, não) VOZ DOS ALIENADOS!

A Falácia da Bifurcação

O mundo anda polarizado demais. Se você não é a favor, é contra. Se for contra, tem que ser MUITO CONTRA, ou será a favor. De partidos políticos a opções de alimentação, passando por religião, times de futebol ou tipo de calçado.

Essa ideia imbecil acaba sendo danosa para qualquer tipo de conversa e parte para ataques pessoais. Mas antes de chegarmos no ad hominem, partimos da falácia da bifurcação.

Continuar lendo “A Falácia da Bifurcação”

Químico do mal se ferra e vai tomar processo por curandeirismo. Eu ri

Gilberto Chierice é tudo o que alguém não deveria ser. Vendeu a cora mágica pela fosfoetanolamina, que é tão efetiva quanto a água sanitária que eu jogo no ralo. Não, péra. A água sanitária é mais eficiente para matar células cancerosas. Ele vendeu esta ideia que esta porcaria cura câncer, pesquisando, digo mamando recursos públicos, mesmo depois de aposentado, produzindo papers que se resumem a “fosfoetanolamina pode ser mais uma arma para o tratamento do câncer”, E SÓ! Vendeu uma cura que ele mesmo não provou. Clamaram pelos testes oficiais. Mas, ops, depois que chegaram não valia. Será porque ficou provado que esta tosqueira não serve pra nada, e que a única parte da composição com alguma eficácia é a etanolamina?

Chierice usou da maior das falácias ao dizer que se disseram que funcionava, então, funcionava e quem quisesse que provasse que não. Bem, a pesquisa do MCTI provou que não funciona. Daí ele disse que estava equivocada? Ética é algo que eu gostaria de ver, mas não encontrei aqui. Agora, a USP, com as devidas armas nas mãos, vai processar Gilbertão por curandeirismo. Achei pouco.

Continuar lendo “Químico do mal se ferra e vai tomar processo por curandeirismo. Eu ri”

Médica deixou de atender filho de vereadora PT. Isso é ético?

Vai a resposta curta: Sim, é. Mas como assim? Médico não pode se recusar a atender paciente. Pode? Poder, pode, mas nem sempre. Não é simples e isso ontem me levou a uma conversa com quem mais entende disso: um médico.

Obviamente, você esta indignado, e eu não tiro a sua razão. Mas diferente de comentarista de portais, eu ouço o outro lado e procuro saber mais. Imagino que vocês que me leem também querem saber mais. Não é isso que diz bem aqui em cima do site? Você quer saber mais e vai saber mais. Ou dê Alt+F4, mas não pense que seus comentários serão aprovados.

Continuar lendo “Médica deixou de atender filho de vereadora PT. Isso é ético?”

Afinal, não podemos comer carne na Sexta-Feira Santa por quê?

O Cristianismo tem muitas coisas legais. Eu adoro Jesus. Quando ele nasce eu ganho presentes, quando morre é feriado e quando ressuscita, eu ganho chocolates. Jesus é um cara bem legal. Tão legal que nunca condena ninguém. Daí, vem um monte de toscos e proíbem que comamos carne. Por quê? Qual o problema?

Isso começou coma frescura da Igreja Católica que as pessoas têm que estar infelizes, já que o deusão está bolado com a humanidade (de novo!) Isso faz sentido?

Neste vídeo vamos saber mais o porque não podermos comer carne.

Continuar lendo “Afinal, não podemos comer carne na Sexta-Feira Santa por quê?”

O Efeito Ferradura

Um fenômeno atual é aquele que o pessoal polariza tanto uma questão, com um discurso tão inflamado, idiota, tolo e irresponsável que acabam ficando com o mesmo discurso daqueles que eram contra. Uma posição tão diametralmente diferente, mas que parecem ser tão próximos.

A isso chamamos de Efeito Ferradura, e é algo que com certeza você viu por aí, e verá nesse novo vídeo.

Continuar lendo “O Efeito Ferradura”

MCTI libera relatórios da fosfoetanolamina. Nothing new!

Hoje, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (não ria, a Bolívia tem Ministério da Marinha), liberou relatórios sobre a palhaçada as análises da fosfoetanolamina. Eu me atirei em cima daquilo como um gato a um pedaço de carne. Depois de alguns minutos eu fiz cara de…

A única vantagem que vi nos documentos é a comprovação que eu tinha razão, embora isso nem seja novidade. Há verdades definitivas nessa existência. O Universo é vasto, o Sol é quente, o André sempre tem razão e esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “MCTI libera relatórios da fosfoetanolamina. Nothing new!”

Plos One publica artigo criacionista. Ok, virou ciência, certo?

Na verdade, não. Mas antes que você, criaBURRIcionista comece a espernear dizendo que a máfia das indústrias farmacêuticas estão boicotando a fosfoetanolamina… hã, quero dizer, antes que eles reclamem do imenso complô dos ateus satanistas que querem acabar com a moral da família cristã espalhando o Darwinismo, vamos dar uma olhadinha do que se trata.

De acordo com uma pesquisa tirada do reto, nossas mãos são perfeitas, logo, foram criadas por um projetista inteligente. Okaaaaay, Okaaaaay.

Continuar lendo “Plos One publica artigo criacionista. Ok, virou ciência, certo?”