Os melhores artigos de 2017 parte 1

Todo ano eu coloco uma seleção daqueles que eu considero os melhores artigos. Claro, muitos eu tenho que deixar de fora. Gosto de todos eles. A seleção é na base de “hummm, esse, esse não, aquele sim, esse outro…”. É praticamente a minha opinião de como eu me lembro do artigo e como eu o escrevi.

Esta é a parte um desta seleção (serão duas partes, no total). Que tal vocês colocarem a seleção de vocês nos comentários?

Continuar lendo “Os melhores artigos de 2017 parte 1”

Voz dos Alienados 98

Estamos começando 2018. Ano Novo, vida nova, mas com certeza teremos os idiotas de sempre. Até que eles têm estado em menor número, mas vai saber! Sempre poderemos nos surpreender com as novas sandices, incríveis loucuras desvairadas e xingamentos em profusão. Esperar que essa ralé tenha um mínimo de noção? Isso é um sonho tão tolo que só rindo, mesmo.

Então, taí. Curtam o novo ano, festejem, mas com responsabilidade. Euestarei aqui, como um guardião silencioso, um protetor zeloso; e sempre que alguém vier tocar o terror nos comentários, eles virarão isso: A VOZ DOS ALIENADOS!

Continuar lendo “Voz dos Alienados 98”

As Simpatias de Ano Novo

Você espera que o ano que chega seja melhor que o ano que passou. Isso TODOS OS ANOS. Toda vez a reclamação generalizada mimimi esse ano foi uma bvosta´, ficando eu me perguntando como assim a vida dessa gente nunca melhora? Bem, o que se faz, então? Já que a coisa não anda, não custa contar com os poderes do oculto, magias simples que as pessoas fingem que não é que seja magia, são apenas simpatias. Você conhece várias. Todo mundo conhece. Que tal falarmos sobre elas?

Continuar lendo “As Simpatias de Ano Novo”

Kim Jong Un tem poderes X-Japa e a Natureza se curva a ele

A Melhor Coreia é um paraíso à parte, se você entender como “paraíso” um lugar insano, um povo tosco dominado que acredita realmente que os seus líderes têm poderes mágicos. Kim Jong-Il, por exemplo, começou a andar com 3 semanas de nascido e a falar com 8. Ele podia controlar o tempo, e foi um grande inventor. Não por acaso, filho de peixe, peixinho é, e segundo relatos oficiais (do próprio governo melhorcoreano), Kim Jong-Un também tem poderes X-Korea e coloca a Tempestade no chinelo.

Aqui vai a transcrição da notícia (escrito originalmente no decadente inglês capitalista).

Continuar lendo “Kim Jong Un tem poderes X-Japa e a Natureza se curva a ele”

Menina é torturada por acusação de bruxaria

Papua Nova Guiné é um paiseco da Oceania, tendo cerca de 10 vezes o tamanho do estado do Reio de Janeiro, com uma população inferior ao da cidade do Rio. Claro, acabou com a maior parte de gente tosca. Pelo menos, no Rio, pessoal não sai matando os outros por causa de rituais tribais. Saem matando os outros por outros motivos.

O lugar é tão tosco e atrasado, tipo a Tanzânia, que existe uma ONG chamada Fundação Tribal de Papua Nova Guiné que ajuda povos indígenas, principalmente mulheres e crianças acusadas de feitiçaria. Continuar lendo “Menina é torturada por acusação de bruxaria”

Misticismo Quântico

Você viu o vídeo do Felipe do Café e Ciência falando sobre o que é Física Quântica. Ainda assim, um bando de lunáticos acreditam na onda de um monte de enganadores e seus misticismos quânticos do Inferno. Tudo é quântico. Até o que não é mecânica quântica é quântico. Quer pagar quântico? Aproveitam-se da ignorância da população e vendem suas curas mágicas e receitas idiotas para se ganhar dinheiro, com uma alucinada algarávia de coisas que não fazem o menor sentido. E é isso que discutimos nesse vídeo!

Continuar lendo “Misticismo Quântico”

Deus não é bondoso

Deus não é bom. Talvez nem seja mau. Se ele é um deus acima de tudo, como dizem os religiosos, ele não deveria ter características humanas. Você não se preocupa com o que nasce no ralo do seu banheiro, não é mesmo? Por que um deusão poderosão teria um mínimo de sentimentos característicos dos seres humanos? Isso não faz sentido do ponto de vista lógico, não é mesmo?

O que eu teria a dizer? (gostaram quando eu escrevi isso certa vez).

Continuar lendo “Deus não é bondoso”

Devemos ser intolerantes com a intolerância? (LEIA ANTES DE COMENTAR)

Com toda a onda de maníacos saindo em passeada divulgando ideias neo-nazistas pelas ruas de Charlottesville, cantando hinos, tremulando bandeiras e fazendo Sieg Heil, questionou-se por que permitiram fazer isso. A questão é que a Primeira Emenda da Constituição dos EUA permite qualquer manifestação de pensamento, resguardada pela lei dos Direitos Civis, que não tem nenhuma ressalva sobre o que você pode exprimir, diferente do Brasil, que tem lei federal que proíbe expressamente divulgação de ideologia nazista.

Daí, alguns espertões de Wikipédia resgataram um trecho de um livro do filósofo Karl Popper, o qual estabelecia um argumento do porque não tolerarmos a intolerância alheia, e a isso ficou conhecido como Paradoxo da Intolerância, que como toda proposição filosófica tem probleminhas se você não pesquisa nem pára para pensar (*construção frasal ruim, mas estou com preguiça).

Continuar lendo “Devemos ser intolerantes com a intolerância? (LEIA ANTES DE COMENTAR)”

O Paradoxo de Epicuro

O Paradoxo de Epicuro nos faz pensar sobre as nuances mais básicas de Deus. Onisciente? Onipotente? Onipresente? Bondade absoluta? Se colocarmos isso a 80km/h, será que dar para ficar tudo junto? Lino, do jeito que está o mundo, eu acho que não. Os preceitos acabam indo um de encontro ao outro. Aliás, nem sei por que deveríamos achar que Deus é bondoso, mas isso nem vem ao caso neste vídeo.

E não. Não é porque eu fiz um outro canal que eu abandonarei este. O máximo que pode acontecer é eu não ter tempo de postar os dois. Assim, que tal assinar para estar sempre antenado quando sair novos vídeos?

Continuar lendo “O Paradoxo de Epicuro”

A Biblioteca do Ceticismo.net

Volta e meia me pedem uma relação de livros para ler. Livros que eu tenho e que uso nos meus estudos sobre a Bíblia, Cristianismo Primitivo e religião em geral. Tem até chato que pede foto da minha estante (não perguntem).

Bem, eu gravei um vídeo sobre isso, citando apenas alguns livros e autores. Tem muito mais, mas já dá para vocês começarem. Como fica difícil tomar nota vendo o vídeo, coloquei uma lista aqui no final, com a relação dos autores e seus livros (não todos, mas mais títulos do que eu menciono no vídeo, ou eu teria que gravar um vídeo com uma hora, e eu detesto vídeo com mais de 15 minutos. sendo 10 o ideal).

Divirtam-se:

Continuar lendo “A Biblioteca do Ceticismo.net”