Polímero ajuda a filtrar petróleo e melhorar combustíveis

O processo de refino de petróleo é complicado, caro e nada legal pro meio ambiente ou pro ambiente todo, conforme redações do ENEM que nunca foram escritas. O processo visa tirar as impurezas presentes, pois nem tudo é tão útil assim, ou até é útil, mas não naquela mistura. Os materiais envolvidos são caros, mas engenheiros desenvolveram da Universidade do Texas pesquisam uma nova membrana de separação de gás que poderia fazer as impurezas presentes desde a extração do petróleo e gases naturais mais fácil e com custo menor, o que é exatamente este segundo que interessa às companhias, é claro.

Continuar lendo “Polímero ajuda a filtrar petróleo e melhorar combustíveis”

Nanopartículas são a chave para biocombustível mais barato

A onda agora nem é mais mecânica quântica, e sim sua filhota: a nanociência. Tudo agora é nanociência, nanotecnologia, nanopartículas etc. Mas aqui é um blog de divulgação científica e não podemos deixar de noticiar que nanotecnologia existe até mesmo na produção de biocombustíveis. Pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias para o refino de biocombustíveis, de forma mais eficiente e, caro, mais barata, pois ciência é legal, mas ter dinheiro para pagar as contas é melhor ainda.

Continuar lendo “Nanopartículas são a chave para biocombustível mais barato”

As mágicas cores do Alasca

Eu não estava com vontade de postar nada hoje. Mas por causa do dia das mães (e estar devidamente escondido, longe dos aborígenes conhecidos como "família"), resolvi colocar pelo menos um vídeo. O escolhido foi o do fotógrafo Alexis Coram, que foi pro Alasca, no meio do nada, para trazer algo bonito e ele nos trouxe o Technicolour Alaska .

Continuar lendo “As mágicas cores do Alasca”

Tem dúvidas sobre pseudociências? Aprenda djá!

Nós aqui temos um amor inenarrável por pseudocientistas. Sem eles, nosso site, mostrando o quanto esta gente é idiota, não existiria. Sendo assim, eu fui convocado, pois minha presença incrível, envolvente, culta, articulada e magnífica foi necessária ao pessoal do SciCast, o melhor podcast de ciência que existe (afina, eu participo!). Juntamente com o Silmar, Estrela, Ronaldo, Cardoso e um tal de Gilmar, que tem um sitezinho que tá começando agora e parece promissor, conversamos sobre o que significa ceticismo e o que identifica uma pseudociência.

Nesta edição, nós falamos sobre as pseudociências e toda maluquice que envolve a Homeopatia, Astrologia, Toque Terapêutico etc., e como elas “funcionam” (ou deveriam funcionar) e explicamos porque estas bagaças NÃO funcionam. Acompanhem:

Continuar lendo “Tem dúvidas sobre pseudociências? Aprenda djá!”

Cartinha aos futuros cientistas

Eu recebo muitas mensagens. Algumas me elogiam, outras tiram dúvidas, outras reclamam que eu sou muito ácido e ofendo o coraçãozinho puro das pessoas. Agora, uma mensagem que eu recebi chegou a ser tocante. Uma menina de 18 anos que quer fazer Ciência, mas ninguém disse como, e vemos que há algo muito errado no Brasil, quando nem mesmo professores parecem ter amor pelo que ensinam nem se entusiasmam.

Assim, vou reproduzir o e-mail e respondê-lo aqui mesmo.

Continuar lendo “Cartinha aos futuros cientistas”

O que acontece se fervermos coca-cola?

Volta e meia me perguntam esta palhaçada. "O que acontece se ferver coca-cola?" ou "Coca-cola faz mal. Derrete prego e desentope pia" ou "Coca-cola é veneno, dá cárie e faz você ter espinhela caída, mau-hálito, broxa e faz seu cunhado vir morar com você". É tanto boato e manias com a coca-cola (a bebida do povo engajado que usa tênis Nike, torce pro Chicago Bulls e escreve Yankees Go Home nas paredes).

Então me falam que coca-cola faz um mal desgraçado porque quando se ferve ela, o troço fica preto, gosmento, fedido e venenoso, praticamente é o bife que servem no refeitório do meu trabalho.

Guarde a barrinha de cereais, jogue fora o suquinho e abra o LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “O que acontece se fervermos coca-cola?”

Tomateiros dão a resposta sobre como cuidar dos seus próprios problemas

O tomateiro é uma planta chata de cuidar. Quem teve hortinha em casa sabe a droga que é: mal está começando a amadurecer e já enche de insetos. A principal praga é a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas, podendo destrui-las completamente, mas a Natureza é boazinha.

Existem vários agrotóxicos comerciais ara mandar as lindas larvinhas pro Inferno, além de técnicas de controle biológico. Mas a Natureza não se entrega digrátis. As próprias plantas possuem controles bioquímicos e sistemas de defesa contra os insetos safadinhos, e pesquisadores japoneses estudam uma técnica que alguns tomateiros possuem em que compostos voláteis facilmente absorvidos por outras plantas acabam sendo usados para a síntese de um agrotóxico próprio.

Continuar lendo “Tomateiros dão a resposta sobre como cuidar dos seus próprios problemas”

O que é Luminol?

Todo mundo conhece luminol, aquela linda maravilha química que fica brilhando no escuro, ajudando peritos criminalísticas a pegar os bandidos, para depois colocarem o óculos escuros like a boss, soltando alguma frase de efeito. O luminol, ao contrário do que se acredita, não serve apenas para determinar quem matou a vizinha gostosa.

Mas o que é e como funciona o luminol? Você saberá no capítulo de Química Orgânica, subcapítulo Quimioluminsecência, parágrafo "Quediabeisso"?

Continuar lendo “O que é Luminol?”

Bactérias tagarelantes ou como micróbios conseguem se comunicar

O estranho mundo de Hades não para de surpreender. Eu já fico abismado como algumas pessoas conseguem respirar e ter movimentos peristálticos, apesar do seu duvidoso potencial cognitivo. Como estranheza demais nunca é estranho o suficiente, pesquisadores estudam agora como bactérias podem se interrelacionar, estabelecendo métodos próprios de comunicação, o que pode explicar como nós mesmos nos comunicamos.

Se isso não ganhar um IgNobel, não sei o que estará mais apto a receber o prêmio.

Continuar lendo “Bactérias tagarelantes ou como micróbios conseguem se comunicar”

Microrrobôs já trabalham com metal e até com componentes eletrônicos . RENDA-SE HUMANO!

Eu adoro qualquer tipo de robôs. desde aqueles que se faz com LEGO até robôs assassinos exterminadores de policiais cibernéticos. Temos desde os fofinhos como o Aibo até um drone que leva democracia aos rincões de Deus-me-livre. E agora, temos microrrobôs capazes de construir coisas, mas isso não seria nada demais, também. Os materiais usados podem ser madeira, vidro, circuitos eletrônicos e, se bobear, faz até exame de toque retal.

Chamem Sarah Connors!

Continuar lendo “Microrrobôs já trabalham com metal e até com componentes eletrônicos . RENDA-SE HUMANO!”