O processo de refino de petróleo é complicado, caro e nada legal pro meio ambiente ou pro ambiente todo, conforme redações do ENEM que nunca foram escritas. O processo visa tirar as impurezas presentes, pois nem tudo é tão útil assim, ou até é útil, mas não naquela mistura. Os materiais envolvidos são caros, mas engenheiros desenvolveram da Universidade do Texas pesquisam uma nova membrana de separação de gás que poderia fazer as impurezas presentes desde a extração do petróleo e gases naturais mais fácil e com custo menor, o que é exatamente este segundo que interessa às companhias, é claro.
Continuar lendo “Polímero ajuda a filtrar petróleo e melhorar combustíveis”

A onda agora nem é mais mecânica quântica, e sim sua filhota: a nanociência. Tudo agora é nanociência, nanotecnologia, nanopartículas etc. Mas aqui é um blog de divulgação científica e não podemos deixar de noticiar que nanotecnologia existe até mesmo na produção de biocombustíveis. Pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias para o refino de biocombustíveis, de forma mais eficiente e, caro, mais barata, pois ciência é legal, mas ter dinheiro para pagar as contas é melhor ainda.
Eu não estava com vontade de postar nada hoje. Mas por causa do dia das mães (e estar devidamente escondido, longe dos aborígenes conhecidos como "família"), resolvi colocar pelo menos um vídeo. O escolhido foi o do fotógrafo
Nós aqui temos um amor inenarrável por pseudocientistas. Sem eles, nosso site, mostrando o quanto esta gente é idiota, não existiria. Sendo assim, eu fui convocado, pois minha presença incrível, envolvente, culta, articulada e magnífica foi necessária ao pessoal do
Eu recebo muitas mensagens. Algumas me elogiam, outras tiram dúvidas, outras reclamam que eu sou muito ácido e ofendo o coraçãozinho puro das pessoas. Agora, uma mensagem que eu recebi chegou a ser tocante. Uma menina de 18 anos que quer fazer Ciência, mas ninguém disse como, e vemos que há algo muito errado no Brasil, quando nem mesmo professores parecem ter amor pelo que ensinam nem se entusiasmam.
Volta e meia me perguntam esta palhaçada. "O que acontece se ferver coca-cola?" ou "Coca-cola faz mal. Derrete prego e desentope pia" ou "Coca-cola é veneno, dá cárie e faz você ter espinhela caída, mau-hálito, broxa e faz seu cunhado vir morar com você". É tanto boato e manias com a coca-cola (a bebida do povo engajado que usa tênis Nike, torce pro Chicago Bulls e escreve Yankees Go Home nas paredes).
O tomateiro é uma planta chata de cuidar. Quem teve hortinha em casa sabe a droga que é: mal está começando a amadurecer e já enche de insetos. A principal praga é a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas, podendo destrui-las completamente, mas a Natureza é boazinha.
Todo mundo conhece luminol, aquela linda maravilha química que fica brilhando no escuro, ajudando peritos criminalísticas a pegar os bandidos, para depois colocarem o óculos escuros like a boss, soltando alguma frase de efeito. O luminol, ao contrário do que se acredita, não serve apenas para determinar quem matou a vizinha gostosa.
O estranho mundo de Hades não para de surpreender. Eu já fico abismado como algumas pessoas conseguem respirar e ter movimentos peristálticos, apesar do seu duvidoso potencial cognitivo. Como estranheza demais nunca é estranho o suficiente, pesquisadores estudam agora como bactérias podem se interrelacionar, estabelecendo métodos próprios de comunicação, o que pode explicar como nós mesmos nos comunicamos.
Eu adoro qualquer tipo de robôs. desde aqueles que se faz com LEGO até robôs assassinos exterminadores de policiais cibernéticos. Temos desde os fofinhos como o Aibo até um drone que leva democracia aos rincões de Deus-me-livre. E agora, temos microrrobôs capazes de construir coisas, mas isso não seria nada demais, também. Os materiais usados podem ser madeira, vidro, circuitos eletrônicos e, se bobear, faz até exame de toque retal.