Isto seria tarefa do E-Farsas, mas o tratante anda esnobando pobres coitados e só escolhe matéria topo-de-linha. Aí fica o maldito History Channel divulgando que o grande rei Tut tinha um punhal extraterrestre, provavelmente por goa’ulds. Será verdade? Será Farsa da Web? Seria burrice galopante de jornaleiros malditos? Seriam os reptilianos?
Não, gente. A bosta do rei-menino não tinha um punhal extraterrestre e nem o milagre veio do Espaço. O que ele tinha você saberá no LIVRO DOS PORQUÊS, mas antes, vamos ler sobre…
Continuar lendo “Tutancâmon tinha um punhal extraterrestre?”


Estava há algum tempo sem colocar notícia de Alzheimer. E Alzheimer é que nem autismo: temos sempre que ter alguma notícia falando de uma cura, uma possível cura, algo que piora ou como…hã… desculpe, o que eu estava… quem são vocês?
Agora, sim! Estamos avançando nas pesquisas sobre os poderes curandeirísticos da fosfoetanolamina. Pessoal defensor da fosfoetanolengodo queria que se usassem recursos federais para se fazer pesquisa daquela palhaçada feita em laboratório clandestino. Dessa forma, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou o resultado de novos estudos feitos pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará para estudar o efeito inibidor dobre dois tipos de tumores em roedores.
Estavam com saudades, né? Acharam que por algum momento as coisas tinham finalmente entrado no reino da normalidade, certo? Pensaram aí consigo “Nhé, não tem mais gente louca comentando. Estamos livres, mestre Potter!”. Engano de vocês, plebeus. A tosqueira, diferente do seu salário na segunda semana do mês, nunca acaba!
Todo mundo adora pássaros coloridos, que diferente do que boa parte das pessoas pensa, não existem para nos agradar, da mesma forma que o trinado melodioso, que não passa de chamar a fêmea de gostosa e xingar o concorrente. A questão que fica é, ok, tudo nosso vem codificado no DNA. Qual a parte do DNA que dá aquelas lindas cores vermelhas dos cardeais (o pássaro, não o clérigo)?
O primeiro ponto de virada na História da Terra… ok, não foi o primeiro, e nem pode ser considerado “de virada”. História é o que é. Mas um diferencial imenso foi o oxigênio. Sem ele, vida complexa não existiria, até que provem o contrário. Curiosamente, este gás disgramado é altamente oxidante (mesmo porque, o nome “oxidação” veio dele, apesar de ele não ser o único agente oxidante) e destrói tudo. Com falei tantas vezes, foi o responsável pela primeira grande extinção. Mas fica a pergunta: seres fotossintetizantes foram os responsáveis pelo oxigênio aparecer. mas qual seria a probabilidade?
Existe um Universo além daquele conhecido pelo Homem. É um universo tão vasto quanto o espaço e tão desprovido de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão do nosso microbioma.
Combater o câncer não é fácil. Sendo uma doença muito danosa, não dá pra tratar apenas com algumas pilulinhas e uma promessa. É preciso armamento pesado. A radioterapia e a quimioterapia são este armamento. É a nossa melhor arma atualmente, com funcionalidade comprovada. Claro, não sou idiota de dizer que eles não deixam sequelas. A quimioterapia entra como um zagueirão de time de segunda divisão que vem varrendo tudo, até os colegas de seu time. É um preço a ser pago ara melhorar, mas para quem está sendo tratado, é muito, muito pior do que estas palavras podem traduzir, reconheço.