Por que as pessoas odeiam a Química?

Química virou sinônimo de tudo o que é errado. São venenos que colocam nas plantações, nas nossas bebidas, artigos de limpeza e higiene pessoal, alimentos etc. Se tem química é ruim Bom mesmo é orgânico (até copo de plástico é orgânico!)

A mentalidade pequena das pessoas faz com que elas pensem tudo de ruim da Química, porque elas tiveram aulas chatas no colégio, porque colégios têm que atender a currículos que lhes são impostos, e preparara alunos para o vestibular.

É sábado e dia de mais um vídeo. Divirtam-se.

Continuar lendo “Por que as pessoas odeiam a Química?”

Grandes Nomes da Ciência: Clara Immerwahr

Olhos horrorizados viram com um esgar de reprovação o que se descortinava. Cantos da boca retorcidos, mas não tão retorcidos como pulmões sendo dilacerados por uma ameaça gasosa. Os olhos suplicam para que a loucura pare, mas ela não pare, e o pensamento “não foi para isso que eu estudei” cruzou com um ribombar de trovões pela mente brilhante. Críticas e desconfiança. Mãos suadas se esfregam no vestido impecável e pés giram nos tacões recusando que a Ciência pudesse ter um destino de causar dor, morte e desespero.

Esta é a desalentadora história de Clara Immerwahr. Mais que uma química, um lembrete que cientistas são pessoas e estão fadados a quaisquer desvios de caráter como qualquer um.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Clara Immerwahr”

Cigarro eletrônico detona com seus genes, mas quem se importa?

Ano passado eu escrevi dois artigos sobre cigarros eletrônicos (ou e-cigarrettes ou e-cigs).[1] [2] Vários dependentes químicos me xingaram (sim, quem precisa usar qualquer forma para controlar o vício em nicotina, é um dependente químico, e muito pior que quem é viciado em cocaína, já que nicotina tem poder viciante bem maior). O que aqueles viciados não conseguiram fazer é derrubar os links com as publicações científicas. No máximo mostraram site que vende cigarro eletrônico dizendo que cigarro eletrônico é muito bom É mais ou menos como site criacionista que diz que Evolução é mito. Aliás, do jeito que estava o discurso, cigarro eletrônico parece uma igreja: não pode falar mal que seus seguidores ficam ofendidos e lhe xingam, além das falácias religiosas de sempre.

Agora, uma pesquisa mostra que os cigarros eletrônicos, que não fazem nenhum mal, altera centenas de genes importantes para a sistema imunológico entrar em ação. Obviamente, é tudo uma conspiração. Nada disso é verdade. Não acredite em Ciência.

Continuar lendo “Cigarro eletrônico detona com seus genes, mas quem se importa?”

Olimpíada Nacional de Ciências: porque já tem gente demais odiando

O Brasil é o país que odeia ciência. Ok, beleza, é algo que temos que conviver. mas não precisamos odiar tanto assim, né? Por isso é sempre bom divulgar iniciativas como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que ficou com pires na mão pedindo doações para um planetário móvel, e este que vos fala ficou um dia inteiro enchendo o saco de políticos no Twitter.

Obtive êxito, ao ponto até de me mandarem um e-mail de agradecimento. Chupem!

Mas Ciência é muito maior que isso. Portanto, não posso deixar de divulgar algo muito importante: A Olimpíada Nacional de Ciências.

Continuar lendo “Olimpíada Nacional de Ciências: porque já tem gente demais odiando”

As mãos invisíveis de substâncias nos confins do Universo

Então, meus caros, antes do próprio Universo existir, havia 6 singularidades. Depois da Criação, estas singularidades foram concentradas no que ficaram conhecidas como as Joias do Infinito. Tempo, Espaço, Poder, Realidade, Mente e Alma. Cada uma dessas pedras de imenso poder foram espalhadas pelo Espaço Sideral e, pelo visto, uma delas foi encontrada pelo jornalista d’O Globo, que intitulou sua reportagem mal-feita como Molécula fundamental para o início da vida é descoberta no espaço.

Já sabem o que vem aí, certo? Sim, um Livro dos Porquês.

Continuar lendo “As mãos invisíveis de substâncias nos confins do Universo”

Um dia na Igreja Fosfetanolaminiana do 7° Dia

Eu falei que isso ia acontecer, mas quem se importa com o que eu falo? Bem, o Sindicato dos farmacêuticos de São Paulo (o sindicato de gente que entende tanto de laboratório que têm que ser chefiados por um químico, para impedi-los de fazer besteira) convidou os sumo-sacerdotes da Igreja da Nossa Senhora Fosfetanolamina, Gilberto Chierice e convidados, para participar do Seminário Fosfoetanolamina em Debate. Adivinhem quantas pessoas de fora foram convidadas para o debate?

Pois é.

Continuar lendo “Um dia na Igreja Fosfetanolaminiana do 7° Dia”

Deficiência vitamínica causa enxaquecas em crianças e adolescentes

Que crianças e adolescentes já são uma dor de cabeça, ninguém contesta. Agora (ou não tão agora) pesquisas começam traçar a franca relação entre enxaquecas e deficiências vitamínicas. Em outras palavras, as criaturinhas se alimentam mal e porcamente, daí ficam com enxaquecas e acabam dando mais dor de cabeça ainda.

Continuar lendo “Deficiência vitamínica causa enxaquecas em crianças e adolescentes”

Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Todas as substâncias têm propriedades que lhes são peculiares. Algumas podem até ser parecidas com as propriedades de outras substâncias, mas duas substâncias nunca têm todas as mesmas substâncias. Duas das principais características de uma substância são seu Ponto de Fusão e seu Ponto de Ebulição.

Aqui veremos como determinar o ponto de fusão e de ebulição em laboratório, em uma edição em vídeo do LIVRO DOS PORQUÊS.

Continuar lendo “Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição”

Identificadas antigas proteínas complexas existentes antes de aparecer vida na Terra

Imaginem a vida na Terra há muitos e muitos anos. Mas muitos e muitos anos MEEEEEEEEESMO. Imaginou? Bem, é fichinha perto dos 3 bilhões de anos de vida por aqui. Mas o que tínhamos antes? Bem, a rigor só substâncias químicas. E muitas dessas substâncias eram substâncias complexas, como proteínas, por exemplo. Elas já existiam antes de haver vida, e é isso o que pesquisadores andam examinando.

Fósseis de antigas proteínas complexas estão sendo desenterradas e colocadas à luz e escrutínio da Ciência. São apenas 3,5 bilhões de anos de uma imensa enciclopédia.

Continuar lendo “Identificadas antigas proteínas complexas existentes antes de aparecer vida na Terra”

Íons cobre são associados a metabolismo de gordura

Você ouve falar sobre cobre e já pensa logo em fios elétricos, tubos e conexões. Na verdade, seus poderes vão muito além disso. Cobre é essencial aos seres vivos. Ele ajuda na formação das hemácias, ajuda na absorção do ferro para a hemoglobina, desempenha papel fundamental na formação do sistema imunológico e agora ele foi creditado como tendo mais uma função. Segundo pesquisa, o cobre desempenha um papel fundamental no metabolismo de gordura.

Mas como é isso? Bem, você saberá se continuar lendo o texto.

Continuar lendo “Íons cobre são associados a metabolismo de gordura”