Giárdias secretam proteínas semelhantes ao do hospedeiro só para infectar melhor. Mas a Natureza é linda

Giárdias, como todo bom parasita, é um bicho sacana. E sim, mulinhas, eu sei que ele não é um animal, mas um protozoário fidamãe que fica no intestino dos mamíferos, inclusive de seres humanos e cães, podendo levar estes últimos à morte; em que nos seres humanos, as giárdias do inferno preferem se alojar no intestino delgado. Esta cria de Satã flagelada vive tranquilamente sem necessitar de hospedeiro, dando um rolé por riachos e lagos, podendo ficar lá por bastante tempo, até achar algum bicho idiota para poderem viver felizes da vida parasitando o sistema digestivo desse bicho. Eu sugiro que vocês fervam as águas que coletarem em rios e lagos antes de beber.

O problema é que os cientistas não estavam bem certos do por que a giárdia do inferno conseguia ser tão bem sucedida, já que o sistema imunológico não manda pra vala de uma vez e continuar infectando as pessoas sem dó. E isso porque esta fidamãe conseguiu a incrível façanha de mimetizar células humanas.

Continuar lendo “Giárdias secretam proteínas semelhantes ao do hospedeiro só para infectar melhor. Mas a Natureza é linda”

A Ida do Homem à Lua – Resposta aos idiotas

Ontem foi um dia muito legal. Num papo no twitter, resolvemos acabar com estas besteiras de que alegam ser “questionamentos”!, mas que não passa de diarreia mental, criticando a ida do Homem à Lua. Normalmente, aquelas xaropadas de sempre, que estamos cansados de rebater. Não porque realmente queremos explicar a estes retardados, mas para falar com pessoas que buscam informação. Então, o Sérgio do Space Today, o Lito do Aviões e Música, o Cardoso do Contraditorium e o Junior Miranda, do Homem do Espaço resolveram fazer uma live para conversar sobre o assunto.

Ah, sim. Algum psicopata achou que estes cavalheiros precisavam de alguém manso e puro de coração. Como não encontraram, chamaram a mim, que cheguei dizendo que eu ia falar mal dos imbecis. Perdeu a live? Não final, você poderá vê-la agora.

Continuar lendo “A Ida do Homem à Lua – Resposta aos idiotas”

Grandes Nomes da Ciência: Fredderick Banting

O dependente químico chega no Hospital. Ele precisa da substância. Ele está em crise e é questão de tempo; médicos e enfermeiras precisam agir rápido. Primeiro, avaliam se basta dar um pouco da droga da qual o paciente depende, seguido de hidratação. Mas o paciente parece estar em estado mais grave: metabolismo anaeróbio, aumento de cetoácicos, queda de pH, alteração de eletrólitos como sódio e potássio… é preciso agir mais rápido ainda! Correção das alterações dos eletrólitos, reestabelecimento do pH, verificar se tem alguma infecção associada… isso tudo entre outros procedimentos, para, no fim, administrar mais um tanto da substância química da qual aquele paciente diabético tanto necessita: insulina.

Hoje, milhões de diabéticos têm uma vida normal. Mesmo os que precisam injetar insulina, já que seus corpos não a produzem. Eles estão salvos graças ao trabalho de vários homens; dentre eles, o dr. Frederick Banting.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Fredderick Banting”

Adolescente viciado em celular tem bioquímica cerebral zuada

Vício é um troço triste. As pessoas se viciam em todo tipo de coisa: álcool, tabaco, jogo, drogas e… celular. Sim, o celular pode ser um vício, pois seu uso dá sensação de prazer e satisfação. Claro, ter um celular não fará de você um viciado e um Ponto Frio da vida não é um traficante. Ter um celular não é ruim, usar celular demais é péssimo. Não, não tem essa desculpa de mostrar foto dos anos 40 com um monte de gente lendo jornal no bonde. Ninguém fica viciado lendo jornal, mas uso compulsivo é alarmante. Normalmente, os imbecis que compartilham a foto do pessoal lendo jornal não mostra que este mesmo pessoal não ficava com o focinho atochado no jornal 24h por dia, seja no almoço, jantar, na frente da TV em restaurantes etc.

Pesquisadores apresentaram recentemente uma pesquisa sobre o que acontece no cérebro de jovens com vício patológico de uso de celular.

Continuar lendo “Adolescente viciado em celular tem bioquímica cerebral zuada”

Como fazer uma amálgama de ouro

Amálgama é toda liga metálica em que um dos metais envolvidos está em estado líquido, sendo geralmente (mas não exclusivamente) o mercúrio. Amálgamas são muito úteis em diferentes processos. Desde a separação de metais nobres de rochas até obturações dentárias.

Aqui temos mais um vídeo de laboratório. Dessa vez, veremos como fazer uma amálgama de ouro e mercúrio.

Continuar lendo “Como fazer uma amálgama de ouro”

Mais mitos da Ciência

Eu já tinha falado antes sobre alguns mitos que as pessoas acreditam, sem nenhuma comprovação científica, apesar de acharem ser científico por um motivo ou outro. Isso é legal, pois nos tira da zona de conforto do senso comum, além parar com muitas bobagens sem sentido que são divulgadas por aí e as pessoas insistem em continuar repassando.

Mitos que as pessoas propagam como se tivesse o mínimo de comprovação científica existem aos milhares. Dessa forma, resolvi postar um vídeo com mais alguns desses mitos da ciência. Divirtam-se

Continuar lendo “Mais mitos da Ciência”

Os melhores artigos de 2017 parte 1

Todo ano eu coloco uma seleção daqueles que eu considero os melhores artigos. Claro, muitos eu tenho que deixar de fora. Gosto de todos eles. A seleção é na base de “hummm, esse, esse não, aquele sim, esse outro…”. É praticamente a minha opinião de como eu me lembro do artigo e como eu o escrevi.

Esta é a parte um desta seleção (serão duas partes, no total). Que tal vocês colocarem a seleção de vocês nos comentários?

Continuar lendo “Os melhores artigos de 2017 parte 1”

Seja um explorador com um livro para colorir

Teve uma súbita modinha de livros para colir, como o Jardim Secreto e similares (acho que o título era esse e dei tanta importância que nem pesquisar eu vou). De qualquer forma, cada um faz o que quiser com seu dinheiro, desde que em conformidade com as leis vigentes.

Tempo passou e esqueceram da modinha, mas uma editora pensou: e que tal usar livros para colorir para divulgar Ciência?

Continuar lendo “Seja um explorador com um livro para colorir”

FDA bota quente em cima da Homeopatia e montou normativa para isso

O FDA (Food and Drug Administration ou uma espécie de ANVISA dos EUA) resolveu fazer uma coisa que o Brasil muito provavelmente não fará: bater duro nesta palhaçada de homeopatia. O órgão divulgou ontem um esboço de normativa (PDF) que meterá quente naquele lance de vender água como se fosse remédio, sem nenhuma comprovação científica. Acho até justo. Se querem ser reconhecidos como Ciência, vamos pro terreno pedregoso que é ter um medicamento sendo aprovado. E isso significa aplicação das normas de fabricação, marketing e segurança para os produtos homeopáticos. Vai que a pessoa morra afogada de tanto tomar?

Pessoal da água pur… digo, da Homeopatia achou maneiro, mas acabaram ficando com o uraneto de carbono na mão, pois agora o FDA vai exigir padrões de feitura dos medicamentos, e isso será hilário

Continuar lendo “FDA bota quente em cima da Homeopatia e montou normativa para isso”

O Experimento do Arroz Sensível – Final

Em junho eu tinha aceitado o desafio do arroz. Alguns idiotas acham que só colocar palavras de amor e compreensão deixam o arroz num pote intacto, mas se você colocar xingamentos e ofensas, o arroz fica nojento.

Bem, eu chamei na chincha e pus a besteirada do Massaru Emoto ao crivo do Método Científico. Eu chamei este experimento de O Experimento do Arroz Sensível. Bem, este vídeo é a consumação do experimento. Eu gostaria de ter ficado surpreso, mas, nhé, foi o que eu esperava, mesmo.

Continuar lendo “O Experimento do Arroz Sensível – Final”