Químicos somos mal compreendidos. Acham que somos loucos e prontos para fazer coisas estranhas nos laboratórios. Todo mundo odeia os químicos. Até o Chris odeia os químicos. Mas nós é que conduzimos o mundo às inovações. Por exemplo, um grupo de químicos descobriu uma forma de "descozinhar" ovos. Maluquice, não é? Inutilidade, certo? Gasto de verba à toa, não é? Então, tenho umas coisinhas para lhe dizer.
Continuar lendo “Químicos descozinham ovos para curar o câncer”

Ensinar é muito legal. Mais legal ainda é receber por isso. Não tão legal é participar daquelas reuniões sacais, que não levam a nada e que não se resolve nada. Sério, se você gosta de reunião pedagógica, você é masoquista. Elas são úteis, se as fizessem serem úteis. Alguém já lhe deu sugestões sobre o que fazer da sua aula? Não, só criticam que sua aula tem que ser atraente. Você pergunta como e vem a versão paulofreireana "te vira!"
A
Eu sei e você sabe que a Natureza não tem nada de boazinha. Sim, eu sei que você viu muito os desenhos da Hanna Barbera e da Disney, mas a verdade é que o mundo é povoado por psicopatas. Agora, vemos que o negócio ainda é pior do que se pensava (e sabemos que sempre irá piorar).; Sabem aquelas lindas bactérias que causam cólera? Elas não só ferram com sua vida como ainda saem na porrada entre si, roubando DNA uma da outra.
Uma "pesquisa" de doutorado conquistou o mais recente Prêmio Capes de Tese sugere que a ideia do próteses, exoesqueletos e quaisquer tecnologias que visam melhorar a vida de pessoas com deficiências físicas depreciam a identidade social dessas pessoas e não passa de eugenia. Assim, qualquer médico ou pesquisador é um eugenista FDP.
Nessa longa estrada da vida, estamos caminhando por algumas dezenas de milhares (e não milhões) de anos. Quando aparecemos, os dinossauros já não eram mais tão impressionantes. No máximo, algo que similar àquilo que põe ovo e faz cocó. Hoje, estamos em, mais ou menos, na soma de 7,28 bilhões de seres humanos. Como chegamos nesse número? Para onde vamos? Quem somos nós? Quem matou Odette Roitman?
Bactérias são criaturas muito legais. Ficam lá, não falam mal de ninguém, só comem, crescem e lhe causam infecções. Além de ser uma sem-vergonha que domina o mundo, as queridas bactérias felizes regulam sua taxa de crescimento individual, isto é, todas as bactérias têm o mesmo tamanho. Como? Por quê? É o que uma nova pesquisa procura entender.
Recordar é viver, já diz o ditado. Mas também tem o caso de simplesmente as pessoas não terem lido meus artigos. Foram 412 artigos. Mesmo quando sei que estarei fora, deixo alguns para publicação automática, que é o que aconteceu por estes dias. Dessa forma, quem não leu, terá oportunidade de ver uma amostra do que andei postando. Se você leu, relembre. Não há um critério sobre a escolha. Fui me lembrando, dei uma olhada ou outra e fiz esta relação com o que me chamou a atenção. Vocês podem escolher os melhores artigos. Que tal colocar nos comentários os dez melhores?
Dois minutos observando a Natureza e vemos que artrópodes são os verdadeiros escolhidos para dominar o mundo. Afinal, efetivamente é isso que eles fazem São milhares de espécies de besouros, zilhões de insetos, e todos eles pouco se lixando para a gente. Você pisa em um. So what? Ainda têm alguns trilhões para você dar cabo. Eles estavam aqui antes da Humanidade aparecer, estarão aqui depois que formos doce e gloriosamente pra vala evolutiva. Nada mais natural que, ao se pensar em robôs, utilize-se a forma e estrutura já mais do que testada por bilhões de anos.
Nossa relação com micro-organismos é de longa data, desde quando também éramos micro-organismos. Nessa longa história evolutiva, nós e as bactérias (que eu considero seres melhores que muitos humanos à solta por aí) temos evoluído conjuntamente. Agora, análises de DNA de 21 espécies de primatas mostram pistas dessa briga, com atacante e defensor sendo selecionados mediante suas capacidades de sobrevivência.