Ciência não é Mendicância!

Tem coisas que me incomodam. Uma delas é a atual mania de ficarem mendigando atenção. Aliás, em qualquer caso isso é irritante, mas pior ainda é quando vemos o conhecimento científico implorando para ser aceito. Cientistas produzem conhecimento diariamente, produzem novas técnicas, novos materiais, novas tecnologias etc. Ainda assim, é ridículo como é necessário ficar com um pires na mão, olhos caídos, biquinho e dizendo "Por favor, acredite em nós!"

E isso ainda é mais que evidente quando o tema é Evolução Biológica. Por favor, gente, acreditem em séculos de pesquisa científica. Acreditem em pesquisas, experiências laboratoriais, artigos científicos etc. Por favooooooooooooooor, acreditem em nós! Isso é patético!

Continuar lendo “Ciência não é Mendicância!”

O que são Chemtrails?

Outro dia eu estava olhando pra cima, por pura falta do que fazer. Eu estava vendo, indo bem alto, um avião de passageiros que, como sabemos, só carrega passageiros e suas malas. O que me chamou a atenção foi a linha branca que estava se formando atrás dele, reta que nem a trajetória do avião. Limpa e branca. O que seria aquilo? Bem, muitos sites têm a explicação: Aquilo são chemtrails, trilhas químicas usadas para diversos fins: controle do clima, redução de chuvas, controle de natalidade, manipulação das mentes, envenenamento de mananciais hídricos, extinção de indígenas, redução da biodiversidade e fazer gente burra se convencer que existem conspirações idiotas, feitas por grupinhos secretos que todo mundo diz conhecer.

O que tem de verdade nos Chemtrails? A rigor, nada, mas você não veio aqui só para isso, assim  como aquele carinha não foi pra floresta só pra matar urso. Mas já que você está aqui, vamos ao que interessa.

Continuar lendo “O que são Chemtrails?”

Os maravilhosos olhos animados da Disney

Uma das coisas que me faz rir muito é o pessoal que fica chilicando dizendo que os novos filmes de Guerra nas Estrelas (Star Wars my ass!) serão um fracasso. Também disseram isso quando a Disney comprou a Marvel (e eu chamo carinhosamente de Disvel). Hoje, vemos o poderio que são os filmes baseados nos heróis da Marvel, que faturam infinitamente mais que os quadrinhos. O pessoal parece que esqueceu uma coisa simples: Disney INVENTOU o cinema de animação! Inventou a técnica que usava fundo amarelo e um prisma que separava a cor amarela das outras cores, podendo fazer um perfeito chromakey, que foi usado no filme Mary Poppins, de 1964.

Não só isso, a Disney esmaga, amassa, esmigalha, destroi, aniquila e cospe em cima de qualquer coisa que ouse fazer algo sequer semelhante com o que ela fez com Frozen, cujos algoritmos para renderizar neve estão mais para bruxaria, com Pai Walter de Ogum conclamando os antigos espíritos do mal. Agora, vemos a seguir como eles estão digitalizando e renderizando algo tão simples e tão complicado quanto… olhos!

Continuar lendo “Os maravilhosos olhos animados da Disney”

Causa do gigantismo pode estar no cromossomo X

Sim, estamos falando de uma mutação. Não, ninguém aqui está falando dos X-Men, Mas em como a Natureza faz as suas caquinhas. O gigantismo é uma zueira que a glândula pituitária faz, secretando o hormônio de crescimento (growing hormone, GH) em excesso. Às vezes, isso começa a acontecer já na idade adulta, pois a zueira nunca acaba. Nesse caso particular, é chamado "Acromegalia". Isso é causado pela produção exagerada do GH e do IGF-1 (Insulin Growth Factor); e em 98% dos casos, essa produção está associada à presença de tumores benignos na hipófise.

Mas o que é que causa esta produção exagerada? Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA meio que descobriram a causa, e ela está no cromossomo X. Assim, vão culpar as mulheres por isso.

Continuar lendo “Causa do gigantismo pode estar no cromossomo X”

Corais caribenhos conseguem sobreviver com acidificação do oceano

Ainda tem gente discutindo (de forma tola) por causa do aquecimento global, emissões de CO2 etc. O gás carbônico aumenta a acidez dos oceanos, porque esse gás é um óxido ácido, combinando-se com a água e formando o fraco ácido carbônico, mediante a reação: CO2 + H2O –> H2CO3. Eu já tinha mencionado anteriormente como a acidificação dos oceanos pode causar extinções em massa, bem como altera a morfologia de crustáceos.

Agora, pesquisadores descobriram que algumas espécies de corais caribenhos conseguem sobreviver nessas condições, já que Seleção Natural, apesar de não existir como dizem (da mesma maneira que Aquecimento Global é lenda, para certas pessoas), está sempre atuando, à espreita, esperando quem acabará numa sinuca evolutiva, indo pra vala da História.

Continuar lendo “Corais caribenhos conseguem sobreviver com acidificação do oceano”

Caderno dos Professores – Livro Um

Bem, eu resolvi que este será o primeiro de uma série de artigos, como os de já enorme sucesso Grandes Nomes da Ciência e o Livro dos Porquês. Um são basicamente curiosidades e pequenas biografias de gente que muitos até nunca ouviram falar, apesar de sua importância na História da Ciência. O segundo é uma explanação, com explicações sobre certos conteúdos que eu abordo do nada, ou porque vi uma notícia e queria falar sobre o pano de fundo teórico de tudo aquilo.

Mas e quanto aos professores? O que podemos fazer para ajudar a vocês a fazerem seu trabalho: Meter na cabeça do aluno algo mais do que "como baixar app pirata pro iDroga".

Então, segurem seus jalecos, guardem o giz e bem-vindos ao mundo mágico do Ensino!

Continuar lendo “Caderno dos Professores – Livro Um”

Sites legais de Ciência

Volta e meia me pedem sites de divulgação científica. Eu vi algumas dificuldades em alguns temas (já vi que terei que abordar vários temas no ano que vem). Encontrei muito lixo, mas encontrei coisas legais. Selecionei alguns, podendo listar outros, mas aí vai depender do meu humor.

Sites brasileiros, só blogs, mesmo. Um dia entenderemos que não precisamos odiar a ciência. Podemos nem mesmo amá-la de paixão, mas um respeitozinho é bom e nós gostamos.

Bem, vamos lá?

Continuar lendo “Sites legais de Ciência”

LIBERDADE! Nature abre seus arquivos para qualquer um poder acessar gratuitamente

Eu tinha escrito, há algum tempo, sobre o paywall de artigos científicos. Acho uma vergonha o conhecimento científico ficar restrito a quem pode pagar. As pessoas querem ler as coisas, divulgadores de Ciência querem ler, para traduzir muito daqueles jargão para o público leigo. Nem sempre fica viável pagar por eles, quando muitos de nós sequer temos um bom retorno financeiro, seja por doações ou publicidade. Acabamos contando com a liberação de press releases das Universidades e centros de pesquisa, sendo muitas vezes mal escritos, pois não foram redigidos pelos pesquisadores e sim por algum estagiário.

Um dos mais conceituados periódicos científicos é a Nature, e sua assinatura não era nada baratinha. Só que agora eles desbundaram, viram Buda dançar na porta do editor-chefe, Jesus apareceu em pessoa, Achmed disse que ia matar todo mundo e eles resolveram liberar todo o seu acervo digrátis.

Continuar lendo “LIBERDADE! Nature abre seus arquivos para qualquer um poder acessar gratuitamente”

Quando passamos a beber leite?

A bem da verdade, bons mamíferos que somos, jamais éramos parta continuar bebendo leite ao longo dos anos. Intolerantes à lactose seriam a regra e não a exceção hoje em dia, mas houve algo que mudou isso. Claro, se houvesse evolução, a maioria de nós seria tolerante à lactose (como somos), mas somos um processo desenhado por um projetista inteligente, que nos deu partos dolorosos e dores na coluna por causa de nossa posição ereta.

A verdade é que Evolução é fato, larga maioria tem tolerância à lactose e a ingestão do leite, com todas as sua proteínas, sais minerais e vitaminas, mudou nossa história, pois mudou a nós mesmos. Mas, podemos precisar quando isso começou a ocorrer?

Vão até a estante, pois mesmo sendo domingo, sempre é dia de consultar O Livro dos Porquês!

Continuar lendo “Quando passamos a beber leite?”

Pesquisas estudam o ignorado local onde fica o aprendizado

O cérebro é o órgão mais complexo, esquisito, gambiarrento, problemático e desconhecido que temos. Não é questão que só usemos 10% dele. Isso é boato. O certo é que mal conhecemos 10% dele. Há algumas partes do cérebro que simplesmente não sabemos pra que serve (se é que serve para alguma coisa. Ninguém nunca disse que tudo no corpo humano tem que ser 100% eficiente o tempo todo). Agora, pesquisadores estão dando atenção a algo que vem sendo ignorado por muitos e muitos anos: a parte associada à leitura!

Continuar lendo “Pesquisas estudam o ignorado local onde fica o aprendizado”