Quando sua tatatataravó saía para buscar o almoço

Há uma ideia errônea que em tribos, mesmo primitivas, só os homens caçam. Não é verdade. Mulheres também são caçadoras, e esse número pode surpreender: em 80% das sociedades analisadas, há mulheres caçadoras. Mais do que isso, em um terço dessas sociedades as mulheres caçam animais bem grandes, daqueles mais de 30 kg! Animais menores é pule de dez, são caçados e vão pra mesa, mesmo antes de ter mesa.

De acordo com a dr. Cara Wall-Scheffler, co-chefe da Cadeira de Biologia da Universidade Seattle Pacific, 150 anos de estudos etnográficos mostram que em todos os continentes, e em mais de uma cultura de todos os continentes, mostram a presença de muitas mulheres caçadoras.

Em pesquisas passadas, já havia evidências crescentes de que as mulheres caçavam em muitas culturas, entretanto, os pesquisadores têm relutado em concluir que essas mulheres caçavam. Simples recusa de aceitar as informações que se obtinha. Havia dados sobre a caça de 63 das sociedades de forrageamento registradas e, destes, 50 descreveram a caça feita por mulheres.

Para 41 dessas sociedades, havia informações sobre se a caça feita por mulheres era intencional ou oportunista – ou seja, se elas estavam saindo para caçar em vez de pegar animais com quem se depararam enquanto coletavam plantas, por exemplo. Em 87% dos casos, foi intencional.

A equipe também analisou dados sobre o tamanho dos animais caçados por mulheres, que foram registrados para 45 sociedades. Em 46% dos casos, foi jogo pequeno como lagartos e roedores, 15% de caça média e 33% de caça grande. Em 4% das sociedades, as mulheres caçavam animais de todos os tamanhos.

A análise descobriu que as estratégias de caça das mulheres eram mais flexíveis do que as dos homens. As mulheres usavam uma gama maior de ferramentas quando vão caçar, além de sair em maior número, muitas vezes saindo com bebês nas costas para trazer o javali de cada dia.

Vai você brincar com uma dessas.


A pesquisa foi publicada no periódico Plos One

Um comentário em “Quando sua tatatataravó saía para buscar o almoço

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.