
O pão é uma das maiores invenções da Humanidade. Fácil de fazer, fácil de transportar, fácil de comer, armazena energia e sem ele não tem cachorro quente ou hambúrguer. O pão é conhecido de várias sociedades antigas, como romanos, gregos e egípcios, mas praticamente não existe uma tradição de panificação na Índia. Foram os portugueses que introduziram o pão, mas tiveram problemas. Era difícil encontrar itens como forno ou fermento para fazer pão; assim, um padeiro português criou uma espécie de pão que ficou conhecido como pav. Como não havia fornos na Índia, pois eles não assavam suas comidas, o Tuga fez um forno improvisado com superfície quente.
Daí em diante, os indianos passaram a ter pães e criaram muitas receitas. Hoje, eles fazem até os pães que estamos acostumados aqui no Brasil. O problema é que alguns indianos fazem comidas em qualquer fundo de quintal e, claro, regulamentos sanitários são ignorados.
Volta e meia aparecem vídeos de como nossos amigos indianos têm muitas preocupações, mas higiene não parece ser muito o forte. Um desses vídeos viralizou ao exibir condições meio insalubres em uma fábrica de pão.
Onde fica a panificadora? Em Kanpur, no meu lugar indiano favorito: Uttar Pradesh.
E não f aça essa cara, não. Você nunca foi na cozinha do seu restaurante favorito, e não deve ser muito diferente. Vai um pãozinho aí?

Eu tou fascinada com o utensílio utilizado pra “medir” farinha. UMA LATA DE TINTA. Claro, por que não, não é mesmo?
CurtirCurtir
Preocupação com o meio ambiente e reciclagem. Achei digno
CurtirCurtir
Quando eu tinha uns 15 anos, uns amigos deixaram entrar na madrugada para ver o processo de produção. Lá vi os jovens padeiros fazendo embaixadinha com pão que caia e lançar de volta ao cesto para venda. Na vida, nunca imaginamos o que se passou com nosso alimento comercializado.
CurtirCurtir