A moral superior

Eu chamo de Síndrome de Moral Superior a ocorrência de certas pessoas se mostrarem melhores, mais éticas, mais bondosas e mais humildes que os reles mortais. O que pode parecer simples modéstia ou humildade esconde a pior das arrogâncias.

É fácil de reconhecer o pessoal da Moral Superior. Você vê algum maluco falando asneira, normalmente você ignora e vai embora. O pessoal da Moral Superior perde um tempão batendo boca e mostrando o quanto são melhores e mais éticos. Não, eles não estão querendo fazer o outro lado entender um ponto de vista. Eles estão interessados em aparecer para todo mundo o quanto ele é melhor, mas sempre focando o quanto são mais humildes e corretos.

Eu sempre digo que arrogância tem que ser merecida (minto: eu aprendi vendo série do House), mas não há nada mais arrogante que fingir humildade. Eu, por exemplo, nunca tive o defeito da modéstia, já que sigo as palavras de Nelson Rodrigues e acho que modéstia é a desculpa da incompetência. Também não finjo ser modesto. Sim, eu sou arrogante, mas normalmente eu mostro isso quando reduzo os falsos humildes ao que realmente são.

A melhor arma contra a Moral Superior é um espelho, em que você mostra a pessoa o que ela realmente é. Isso faz com que surtem e normalmente fujam da conversa. Querem bater boca com tábuas, mas tábuas não revidam, como diria Bruce Lee (se você achou que era fala do Grande Dragão Branco, pense de novo. O ator Bolo Yeung estava no filme do Bruce Lee Operação Dragão, também, e a frase é uma referência).

Claro, os que sofrem da Síndrome de Moral Superior não aceitarão a imagem horrenda de si mesmos. Eles precisam acreditar que possuem as melhores intenções e as melhores ações, reforçando sua brutal arrogância do quanto são humildes, e aqueles que contra-argumentam é que são os poços de negatividade.

Afinal, ninguém quer olhar pro abismo e ver a si mesmo dando tchauzinho, não é verdade?

8 comentários em “A moral superior

  1. Eu vi isso acontecer mais uma vez ontem no Twitter. Não deixaram nem a Elza Soares terminar de morrer e já estavam enchendo o saco de quem lembrou do Garrincha. Ugh.

    Curtir

  2. As pessoas vêem na busca das virtudes o encontro da felicidade,quantas vezes ouvi a maldita afirmação de que o outro pode ser mais forte ou bonito mas não tem inteligência ou caráter;porém,e se o outro tiver todas essas características?Para ser forte e bonito e ao mesmo tempo inteligente e benévolo,não precisa ser falso,ignorante,fraco e horroroso;um indivíduo pode ser e ter tudo isto de bom naturalmente,com ou sem esforço.O fato é que se você depende que o próximo tenha defeitos para se sentir melhor em algum outro atributo como pessoa,ou seja;se você não aceita que o outro pode ser melhor que você em tudo(ou quase),talvez seja melhor se isolar do mundo.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s