Pesquisadora banca voyeur e filma lagarto mergulhando

Pesquisadores filmam gorilas velando seus mortos
Bolsonaro vai à Arábia Saudita estreitar relações mas ganha um kibe

Répteis formam uma classe muito interessante. Há diversos deles e mostram-se como um verdadeiro sucesso em termos de evolução biológica desde o período Carbonífero, tendo surgido há cerca de 310 e 320 milhões de anos. Depois de centenas de milhões de anos, o que temos é a fina flor e animais muito bem adaptados ao ambiente, capazes de sair correndo atrás de vocês em terra e nadando caso você se julgue espertão o suficiente pra se jogar no rio, pensando que vai escapar.

Entre dragões malvados que babam veneno e tartarugas centenárias, passando por aquela lagartixa gelada que todo mundo foge, temos o caso do lagarto mergulhador da Costa Rica.

A drª Lindsey Swierk é professora-assistente de pesquisa em ciências biológicas da Universidade Binghamton. Ela documentou pela primeira vez que o anolis aquático (Anolis aquaticus) tem o incrível poder X-Lagarto de respirar debaixo de água por longos períodos de tempo para escapar de predadores. Não, ele não possui guelras nem nasceu em Atlântida. Simplesmente, ele consegue manter uma bolha de ar presa na cabeça, e é dessa bolha que ele retira o ar necessário.

O anolis aquático é uma espécie nativa da Costa Rica


Não esta.

Swierk gravou um vídeo que mostra um anolis expirando e re-inalando uma bolsa de ar debaixo d’água, o que permite que o lagartinho continue submerso por até 16 minutos (isso mesmo! Dezesseis minutos!).

Uma análise mais aprofundada dos estômagos dos lagartos revelou que eles comem alguns insetos que são encontrados principalmente debaixo de água, sugerindo que a espécie pode mergulhar na água por outras razões que não apenas evitar os predadores, mas dar um rolê para arrumar uns acepipes também está na ordem do dia.

Ah, você quer ver o vídeo, né? Beleza, vamos a ele.

Fonte: New Scientist

Pesquisadores filmam gorilas velando seus mortos
Bolsonaro vai à Arábia Saudita estreitar relações mas ganha um kibe

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας