Viúva Negra bem que mostra sinal de perigo, mas bicho otário não liga

O problema dos descrentes é não ver como a Natureza é lindinha. O problema dos carnívoros antiéticos é não conseguir ver como o mundo natural é bonzinho e ético. O problema dos críticos da Luísa Mel é não entender que ela está lá pra proteger os animaizinhos fofos e indefesos. O problema da Natureza é ter algo tão FDP como a Viúva Negra.

Este ser das trevas, descendente de Ungoliant, serva de Morgoth, tenente de Sauron, devoradora de orcs e que tem quedinha por caras esverdeados tem cores que sinalizam na hora de peitar predadores, sem se descuidar de suas presas.

O dr. Nicholas Brandley é professor de Ecologia da Universidade do Colorado. Sua pesquisa se concentra em como a fisiologia influencia na Ecologia. Ele estuda a interação entre a evolução dos sistemas sensoriais e a os de comunicação animal. Para tanto, ele estuda as aranhas viúva negra e alguns pássaros, mas pássaro sempre é meio “meh”, né?

As viúvas negras são animais oriundas das piores ideias de Satã, nosso Senhor. É peçonhenta… não, ela não é simplesmente peçonhenta. Minha vizinha é peçonhenta. Esta criatura é venenosa bagarai, e ainda tem a ideia monstruosa de mandar seus cônjuges pra vala. Além disso, essa coisa muito provavelmente vem de alguma seita secreta, pois tem uma “ampulheta” desenhada no seu corpo, que fica em tons bem vivos, alertando outros predadores que a parada ali é dela e ninguém tasca. O problema é que somente alguns animais podem ver este sinal, mas não outros. Adivinhem o que acontece com quem não vê o Aranha-Sinal?

Brandley queria saber como todos os animais respondem ao sinal dado pela Viúva Negra. Assim, ele e seus colaboradores testaram se os pássaros responderiam de forma diferente às marcas em forma de ampulheta de viúvas negras, estando eles bem vermelhos ou não. Para tanto, eles colocaram aranhas feitas com impressoras 3D, afinal tudo fica melhor feito com impressora 3D (embora poderiam ter comprado em algum camelô), nos alimentadores de pássaros e ficaram aguardando para saber como os pássaros reagiriam. Metade dos oito aranhas falsas foram pintadas totalmente de preto, e a outra metade foi pintada de preto com a temível ampulheta vermelho.

Os modelos de aranha foram colocados um de cada vez, de barriga para cima, em sete alimentadores de pássaros num quintal em Durham, Carolina do Norte.

Os alimentadores nos quais estavam as aranhinhas com o sinal do demonho foram menos visitados por pássaros do que os que estavam o boneco sem o sinal  du mal, na ordem 1:3. Os pássaros pequenos se mostraram os mais assustados, o que é algo bem óbvio, se você prestar atenção.

Os pesquisadores descobriram ainda que as cores de alerta das viúvas negras são mais visíveis para os pássaros do que insetos. O contraste de cores é mais de duas vezes maior para as aves. A suspeita é que as diferenças no ângulo de visão têm um papel importante também.

A pesquisa foi publicada no periódico Behavioral Ecology.

Um comentário em “Viúva Negra bem que mostra sinal de perigo, mas bicho otário não liga

  1. O Silmarillion, os Vingadores e pássaros com aracnoampulhetafobia, interessante, e falando em símbolos isso me lembrou da saudosa Acherontia: A. atropos, A. styx e A. lachesis mais conhecida como a Mariposa da Morte.
    Papai do céu que não abre o olho se não o diabinho fica imprimindo em 3D nos bichinhos.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s