Invenção Magnífica da Semana: usar batatas para produzir eletricidade

Preocupado com desperdício, morador de Goiás economiza água e é punido por isso
Ualquim Dedi Brasil: Cabeça de zumbi é pichada com símbolo nazista por negros

Um dos episódios do Big Bang Theory, Sheldon e Leonard encontram o site de um antigo apresentador de programa de Ciências para crianças, o Prof. Próton, para contratar uma visita. Ele vem e mostra para todos a famosa pilha de batata. Penny, de olhos arregalados, exclama que aquilo poderia ser a solução da crise energética. Entra o disco de risada (afinal, as pessoas imbecis precisam do indicativo para saber a hora exata de rir) e continua a cena para outra piada.

Isso é obviamente uma píada e todo mundo que estudou um mínimo num colégio que preste sabe onde está a parte engraçada. Curiosamente, o pessoal da tribo de Davi levou aquilo a sério, pelo visto, pois realmente há um projeto para se construir baterias com batatas.


Obrigado, Takata!

Um certo cara chamado Iberê me atentou para uma notícia. Esse rapaz está começando agora com suas atividades na Internet e merece uma visitinha, já que seu canal é pouco conhecido. Assim, ele me mostrou a notícia que saiu na BBC Brasil, sobre a incrível, fantástica, maravilhosa, exuberante, magnífica, excelente, majestosa ideia de se usar uma batata para gerar energia. Show, né?

O dr. Haim Rabinowitch é professor emérito da Universidade Hebraica de Jerusalém, que fica em Jerusalém, e segundo a BBC Brasil, numa notícia que saiu hoje aqui, vinda de uma tradução de um artigo que saiu no ano passado, e mesmo assim atrasado, pois isso já rolava em 2010[1][2] está praticamente resolvendo o problema de geração de energia em muitos lugares usando tão-somente batatas. Sim, exatamente! Sabe aquela pilha de batata que seu filho faz em aula de Ciências no Ensino Fundamental (se o professor dele não fez uma ainda, reclame com a coordenação!), mas não é igual.

O que o bom dr. Rabinowitch descobriu é que se cozinhar as batatas, a eficiência é muito melhor. Grande achado, hein, gente?

Sério, o cara acha que batatas serão a solução energética. Eu não sei o que ele andou fumando lá em Jerusalém, mas com certeza não é kosher. Batatas não geram energia. As placas metálicas juntas, sim, por causa do diferencial de potencial, vulgarmente conhecido como DDP ou, mais vulgarmente ainda, "voltagem".

Neste momento, vários engenheiros eletricistas que trabalham metendo a mão no cabo e mexem com força gritam de forma desesperada!

Haim até montou como seria o dispositivo gerador de energia:


Não riam. Isso foi proposto A SÉRIO!

Não duvido que um monte de "Pennys" (desculpem) achando que isso é o máximo! E se você quiser se libertar das tarifas de energia elétrica, o próprio Iberê ensina como se faz, mas usando limões no lugar de batatas:

Preocupado com desperdício, morador de Goiás economiza água e é punido por isso
Ualquim Dedi Brasil: Cabeça de zumbi é pichada com símbolo nazista por negros

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας