Memórias de uma pessoa são relativas à sua cultura

Qual é a sua mais antiga lembrança? Como foi a sua ultima festa de aniversário ou memória mais marcante? Memórias são um importante campo de estudo, e entender como elas são formadas e mantidas é um estudo sobre nós mesmos. De acordo com uma recente pesquisa, nossas memórias são diretamente relacionadas à cultura particular de cada um, assim, o meio em que crescemos reforçará itens que nos são familiares, fazendo-o ser facilmente recordado.

A drª Angela Gutchess é professora assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Brandeis, nos EUA,e não. Eu nunca tinha ouvido falar dela antes (da professora ou da universidade em questão). Sua pesquisa estuda como diferentes culturas têm reforçadas memórias que variam de povo para povo.

De acordo com a pesquisa de Gutchess, norte-americanos tendem a se concentrar em questões primárias, detalhes visuais, como a cor das decorações ou o tipo de cereja no topo do bolo (e eu nem sabia que tinha "tipo de cereja" em bolos…). Já, nossos amigos do extremo-oriente, lembram-se de detalhes mais concernentes a relações interpessoais, como quem serviu o famigerado bolo ou quem dançou com quem. Bem, quanto a mim eu já tive um bolo com uma vela que era o Batman. Não, não darei detalhes.

Para Gutchess, isso é relacionado a como as culturas funcionam. Ocidentes têm  a mania de mais valoriza o "o quê" enquanto que ocidentais preferem o "quem". Diferentes culturas, portanto, atribuirão uma espécie de escala de importância e essa escala será uma forma de ordenar o cérebro a se lembrar do que para essa pessoa é mais importante.

Num teste m’lady Gutchess usou cenas de diferentes tipos, como escritórios, casas, objetos, pessoas etc. Mais uma vez, suas cobaias ocidentais deram maior prioridade de lembrança aos objetos, enquanto que os orientais privilegiaram as pessoas contidas, e detalhes contextuais das cenas. A pesquisa foi publicada no periódico Culture and Brain.

O homem é fruto do meio? Creio que sim, principalmente que o que somos foi moldado pelas nossas lembranças. Nossas lembranças fazem parte de nossa personalidade e como damos importância a ela nos faz o que somos, que teremos outras experiências, as quais serão armazenadas de formas diferentes e estas memórias também nos influenciarão futuramente e fará de nós o que somos, guardando outras lembranças e assim sucessivamente.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s