Vaticano não chama Jesus de “Genésio”. Chama de “Lesus”

IRMÃÃÃÃOOOOOOSSSS!!!!!!! Satã está entre nós. Ele está conspurcando o Santo, o nome do SENHOR está profanado e isso é coisa daqueles sem-vergonha que fazem parte do grupo da Galinha Pintadinha. Estamos vendo o fim, irmãããããããããoooooooooooosss!

Ou pelo menos, mais uma doideira no mundo, quando o estagiário do Vaticano dorme no ponto e ao invés de escrever "Iesus" (já vou explicar isso) numa moeda, acabaram escrevendo “Lesus”.

Contando as moedinhas para poder passar o feriado na santa paz, esta é a sua SEXTA INSANA!

O Vaticano andava sumindo do mundo das tosqueiras. Tio Chico I, o Papa amigo da garotada, parece que não gosta muito de trapalhadas, mas até mesmo o Vaticano não está imune aos estagiários de batina: os noviços. Afinal, se não foram eles, é obra de algum espião meu que infiltrei lá.

O Império mandou confeccionar 5000 medalhões comemorativos em ouro, prata e bronze, celebrando um ano de pontificado de Chicão the First, conhecido por escrever seu nome em muitos comentários de blogs. Como a ICAR não é uma ONG, já que o Vaticano é um país reconhecido pela ONU, ele colocou à venda na terça-feira p.p. na Praça de São Pedro. Só que notaram de cara um pequeno problema: um erro de digitação: Uma das letras estava trocada.


Clica em mim, em nome de Lesus!

A frase é a passagem do capítulo 5 do Evangelho segundo Lucas, fazendo menção ao versículo 27:

E, depois disto, [Jesus] saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: "Segue-me".

Que no latim adaptado para a moeda deveria ficar:

Vidit ergo Iesvs publicanvm et qvia miserandoatqve  eligendo vidit, ait illi Seqvere me.

O problema é que ao invés de grafarem Iesvus (com "i") escreveram Lesus (com "éle"). Por que isso? Eu sei e vou explicar. O latim clássico (como é o que normalmente o Vaticano escreve seus documentos oficiais, gravações etc.) só possui 20 letras. Ele não possui as letras J, U e Z (K, W e Y sequer são cogitados, pois são de origem grega). Assim, "Jesus", em latim, é Iesus (i maiúsculo). Só que o "i" maiúsculo, ou "I", é muitas vezes confundido com "éle" minúsculo ou "l". Olhe pro teclado e você verá I, J e L bem pertinho uns dos outros. Taí como a confusão foi feita!

a confusão foi identificada rapidamente, mas não tão rapidamente, já que pelo menos 4 moedas foram vendidas e seus donos estão rindo de orelha a orelha pela grana que fatalmente irão ganhar em alguma casa chique de leilões, como a Christie’s.

Eu espero que não excomunguem o estagiário. Afinal, o próprio Jesus disse que se blasfemarem contra ele, ainda poderão ser salvo. A merda daria se fossem grafar "Espírito Tonto". Aí ferrou, não tem escapatória.


Fonte: CBS

Um comentário em “Vaticano não chama Jesus de “Genésio”. Chama de “Lesus”

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.