Moto perpétuo já era algo tão idiota no tempo de Isaac Newton que o mesmo disse com sarcasmo over 9000 que era o mesmo que tirar algo de coisa alguma. Estes projetos mirabolantes são fantásticos de tão criativos, mas a realidade fala mais alto. A maldita realidade… Eu mesmo, do alto de meus 15 anos, criei uma bicicleta que tinha um motor elétrico acoplado a um dínamo, que gerava energia pro próprio motor. O chato do meu pai me explicou sobre as Leis da Termodinâmica e fez meu sonho de ficar milionário ir pro esgoto.
O filme a seguir é uma brincadeira (pelo menos, eu penso assim), onde o camarada constrói vários motos perpétuos, segundo o projeto de seus idealizadores. Vale a pena dar uma olhada.
Conselho: tire o som.
Em tempo algum eu acharia que alguém teria todo este trabalho só para tentar convencer as pessoas que é possível que motos perpétuos sejam possíveis. Entretanto, não deixa de ser curioso ver os trabalhos de gente como Robert Boyle serem construídos. Eles até tinham boas ideias, mas uma boa ideia é muitas vezes insuficiente.
Até mesmo o moto perpétuo é uma amostra de como a^Ciência funciona. O camarada teve uma ideia, coloca no papel e tenta ver se é verdade. Outros checam para saber se a figura fez direitinho ou trapaceou e, caso esteja tudo certo, é mais um saber que tomará lugar nos livros. No caso do moto perpétuo, seu lugar é a ilustração de algo que não funciona, pois a Natureza não é como gostaríamos que fosse.

Diante desta demonstração de motos perpétuos, temos duas situações:
1 – Ou as grandes corporações produtoras de petróleo e energia elétrica estão fazendo um complô e suprimindo o desenvolvimento de motos perpétuos enquanto a comunidade científica atenta aos interesses do capitalismo criam farsas para manter as verbas em suas pesquisas mentirosas;
2 – ou o cara do vídeo está usando um motorzinho elétrico ou algo equivalente.
CurtirCurtir
@Fernando Lorenzon, é lógico que as grandes corporações produtoras de petróleo e energia elétrica estão fazendo um complô.
CurtirCurtir
@Fernando Lorenzon,
Penso que a 1º situação nem poderia ser chamada de “complô” – mesmo que sirva como ilustração de um raciocínio -, pois é sabido os escritórios mundiais de registro de patentes rejeitam a construção de máquinas cujo princípio de funcionamento é o moto-perpétuo.
CurtirCurtir
@Cavalcanti,
*rejeitarem
CurtirCurtir
@Fernando Lorenzon, Quem defende moto perpetuo não prestou atenção nas aulas do ginásio…
CurtirCurtir
Motos perpétuos não existem, mas motor movido a água tem como fazer. Através da eletrólise, retira-se o hidrogênio da água e o usa como combustível. Eu que não quero ficar milionário. :mrgreen:
CurtirCurtir
Eu sei que moto perpétuos não são possíveis, mas eu fico imaginando um sistema que tivesse uma perda mínima.
A perda seria tão pequena (quase imperceptível ao longo do tempo) que o sistema seria viável, quase como um moto perpétuo mesmo.
Isso seria possível? Não como fonte de energia, claro, mas para estocar energia.
Falei besteira? :roll:
CurtirCurtir
@voix69, já existem protótipos de reatores de fusão nuclear. O ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) é um deles. O pessoal da NIF (National Ignition Facility) nos EUA também estão caminhando nesse sentido.
CurtirCurtir
Motor elétrico auto-suficiente existe sim, foi inventado por um argentino em agosto de 2011.
Link pro projeto: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-argentino-inventa-motor-magn%C3%A9tico-perp%C3%A9tuo-over-unity
CurtirCurtir
link da publicação indexada, por gentileza.
CurtirCurtir
@André, http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-argentino-inventa-motor-magn%C3%A9tico-perp%C3%A9tuo-over-unity
CurtirCurtir
Vamos tentar mais uma vez: Saiu na Science? O DARPA se interessou? A NASA? A ESA? Não, um MANÉ disse e um bando de retardados acredita. Showzaço.
CurtirCurtir
@André, Não. Os inventores sumiram antes de liberar a invenção ao mundo, igualzinho a aquele brasileiro que inventou o carro movido à água.
Talvez seja o Batman que os fizeram desaparecer. A humanidade não está pronta para este tipo de tecnologia.
CurtirCurtir
Tenha dó, criatura. Motos perpétuos são tão verídicos quanto a arca de noé. Estude.
CurtirCurtir
@flaviojr77, Anti Nova Ordem Mundial? É, dá pra levar bem a sério!
CurtirCurtir
@flaviojr77,
Adorei o link.
Tem um cara lá nos comentários alegando que viu um sistema gerar um output de 200%. Ou seja, fusão nuclear ou até colisão de matéria com anti-matéria são fichinha perto deste avanço tecnológico.
Outro sujeito diz que existe alguém que converte motor à combustão de carros velhos para motores à ar. Perfeito, se não fosse o problema de você ter que encher o tanque com ar comprimido com algum motor que consome algum tipo de energia. Ou seja, economiza gasolina trocando por ar, mas gasta gasolina pra bombear o ar. Como o sistema possui perdas, ninguém está economizando. Isso, claro se ele não usar o motor de 200% citado acima.
CurtirCurtir
Um dia o professor de física falou sobre o moto perpétuo, disse que era impossível de se fazer um. Porém no final da aula ele estava conversando comigo e falou que o movimento da Terra ao redor do Sol, a translação, poderia ser moto perpétuo, mas que fica difícil de se analisar porcausa do tempo.
A(s) minha(s) dúvida(s) é(são): a gravitação nesse caso não iria quebrar as leis da termodinâmica?
E essa força de atração precisa de alguma energia para agir ou basta algum corpo com massa para “criar” isso?
CurtirCurtir
o movimento da Terra ao redor do Sol, a translação, poderia ser moto perpétuo, mas que fica difícil de se analisar porcausa do tempo.
http://tf.nist.gov/pubs/bulletin/leapsecond.htm
http://www.uwgb.edu/dutchs/pseudosc/flipaxis.htm
CurtirCurtir
O primeiro link me deixou com dor de cabeça. kkk
CurtirCurtir
@André,
André, obrigado pelos links.
Mas voltando ao assunto…
Em um site, vi sobre motores com eficiência 100%, ou superior.
Se me permite, eis o link:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=temperatura-abaixo-zero-absoluto
Sob temperaturas negativas – na escala Kelvin – “os estados de alta energia são mais ocupados do que os estados de baixa energia.” Ou seja, temperatura extremamente alta.
“[…] Com um sistema robusto o suficiente poderá ser possível criar motores a combustão com uma eficiência energética que supere os 100%.
E isso não significa uma violação da lei de conservação de energia – esse motor hipotético poderia não apenas absorver energia do meio quente, executando um trabalho como os motores normais, mas também extrair energia do meio mais frio, executando trabalho adicional.”
Com essas descobertas, será possivel criar motores perpétuos ? Ou , ainda, há outros “limitadores” ?
obs.: Bibliografia que está no site:
Negative Temperatures?
Lincoln D. Carr
Science
Vol.: 339 – 42-43
DOI: 10.1126/science.1232558
CurtirCurtir
Em um site, vi sobre motores com eficiência 100%, ou superior.
E eu vi um site que disse que homens conviveram com dinossauros.
“[…] Com um sistema robusto o suficiente poderá ser possível criar motores a combustão com uma eficiência energética que supere os 100%.
Filho, LEIA a publicação: http://arxiv.org/abs/1211.0545
By tailoring the Bose-Hubbard Hamiltonian we created an attractively interacting ensemble of ultracold bosons at negative temperature that is stable against collapse for arbitrary atom numbers.
Ele está falando de B-Ó´S-O-N-S, e não no motor de um fusca.
CurtirCurtir
É claro que Leis da Física podem eventualmente conter algum erro, e serem corrigidas. Mas no caso das Leis da Termodinâmica …,…
Acho que não existe princípio mais testado que este, nem mesmo como exercício teórico é possível colocar um moto-contínuo para funcionar.
Mas para quem quiser saber mais a fundo por que não funciona, aconselho o texto do Ceticismo Aberto:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2470/motos-perpetuos-o-museu-dos-dispositivos-impraticaveis
CurtirCurtir
Viram “Kenoma”? Um filme brasileiro muito interessante, sobre a fixação de um homem simples pelos motos perpétuos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kenoma
CurtirCurtir