Algumas pessoas pensam que cientistas, às vezes, ficam meio sem ter o que pesquisar e começam a estudar qualquer coisa que brote em suas cabeças. Sinto ter que dizer, mas é verdade. Um bom exemplo disso é o que um pesquisador português (sim, piada pronta) resolveu investigar: como os gatos bebem água, leite ou whisky (o gato do John Wayne bebia, e se você não sabe do que eu estou falando, é porque não é velho como eu). A equipe do dr.Pedro Miguel Reis, do MIT, tirou incríveis conclusões da pesquisa.
No laboratório de elasticidade, geometria e estatística, o dr. Pedro Miguel Reis, professor assistente de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil e Meio-Ambiente, estuda as propriedades mecânicas de muitos materiais. Um dos de um dos autores da pesquisa, dr. Roman Stockere (cuja página parece anúncio de Termas de subúrbio) ficou intrigado sobre como seu gato, Cutta Cutta, (não pergunte), bebia sua água na santa paz de nosso Senhor Jesus.
Os bons desocupados pesquisadores descobriram que gatos não lambem a água, eles usam a língua como tentáculos, mergulhando a língua no líquido e puxando de volta. Por causa de fatores como tensão superficial e outras forças hidrodinâmicas, a água sobe sob a forma de uma coluna líquida, onde o bichano fecha a boca antes que a força de ascensão diminua e a força da gravidade comece a atuar. A pesquisa foi publicada na Science, e abaixo vocês podem ver um vídeo gravado pelos pesquisadores com a velocidade reduzida em 18x, depois em 64x e um exemplo de uma peça metálica fazendo o mesmo trabalho que a língua dos servos de satã.
Eu já tive gatos em casa (eu ia dar o nome de Sheitan, mas meu pai não deixou), mas atualmente eu só lido com exemplares da fauna selvagem, como meus sobrinhos no fim-de-semana e uma esposa mau-humorada quando descobre um fio de sobrancelha fora do lugar. Tirando isso, o máximo que eu tenho é um aquário, coisa que os pesquisadores parecem não ter.
Pô, mas esta pesquisa é inútil!
Hã… sim, num primeiro momento pode ser. Mas os próprios pesquisadores informam que ao empregar este princípio (semelhante aos tentáculos de polvos e trombas de elefantes) em outros materiais, pode se ter robôs articulados e capazes de executar muitas tarefas, apesar do chauvinismo humano pensar que todos os robôs necessariamente precisam ter forma humana.
Bem sei que é tentador ficar sacaneando este tipo de pesquisa, já que parece parece inútil (e num primeiro momento o é). Mas um cientista busca primeiro o porque das coisas, para em seguida pensar como aplicá-las em nosso mundo e estudar meios e aplicações práticas para o que se sabe. Qualquer um poderia ter perguntado a Oersted “Ok, a agulha de uma bússola sofre deflexão quando está próxima de um fio no qual passa corrente elétrica. E DAÍ?”.
Mas é gasto de dinheiro à toa pesquisar como um gato bebe água. E as crianças pobres?
Bem, a Fundação Templeton deu 820 mil libras esterlinas a um padre, só para ele dizer que Deus existia porque o Universo é belo, só faltando mencionar um relógio. Creio que o MIT não gastou tanta grana assim e, apesar da pesquisa parecer tola e despropositada, pode ter bons resultados futuros. Ou não, em Ciência, nada é certo, pois não trabalhamos com dogmas.

Doido cara, podia jurar que eles sugavam o líquido hehe! Lembra outra coisa aparentemente doida que é aqueles insetos que andam na água, com certeza muita gente pensa que é milagre pois não sabe o que é tensão superficial!
Mas aos poucos as pessoas religiosas estão acordando (devagar quase parando) sobre o valor dessas coisas, eu mesmo acho que influencie alguns!
Vamos ser otimistas , afinal quem diria que o papa, arauto da ignorância , intolerância , nazis(ops) e cegueira seletiva falaria em “usar camisinha em alguns casos”, hehe!
CurtirCurtir
Por que as pessoas sentem a necessidade de fugir do assunto dos artigos é algo alienígena para mim.
O que tem o Papa liberando a camisinha com a droga do gato bebendo água?
Começarei a colocar os comentários que fogem do assunto proposto no Voz dos Alienados.
CurtirCurtir
@André, Hehehehe!
CurtirCurtir
Fiquei intrigado ao assistir ao vídeo. Parece um método ineficiente: a quantidade de líquido que o felino “capta” versus o dispêndio de energia pra cada movimento… :???:
Tudo bem que não é a principal fonte de energia do bichano, ao contrário do beija-flor. Este, enquanto suga uma “gota” de néctar já bateu as asas trocentas vezes! :shock:
CurtirCurtir
E eu achava que esses estudos científicos só serviam para ilustrar os folhetos do macdonalds
CurtirCurtir
A gatinha da fato é igual a minha. Tenho 3 gatos, e já parei para reparar a forma como eles tomavam a água. Pensava que eles faziam um tipo de cuia e ali retinham a água. Seria importante notar neles, é a forma como eles se reviram no ar pra que caiam em pé.
____
Há muito tempo eu tinha visto um vídeo com a dinâmica da água em slow-motion. Estou até hoje caçando feito burro esse vídeo, pois é de impressionar a forma como a água se comporta com determinados contatos.
E não é por nada não mas, não tenho nem idéia em como essa pesquisa terá a ver com robôs.
É por isso que escolhi seguir carreira em Biologia ou Medicina. Por mais que eu queira, Física e nem coisas relacionadas a ela, entram na minha mente da forma adequada. Talvez algum dia eu tente bater minha cabeça na porta…
CurtirCurtir
Seria importante notar neles, é a forma como eles se reviram no ar pra que caiam em pé.
Assim: https://ceticismo.net/2007/10/11/porque-os-gatos-sempre-caem-de-pe/ ?
Há muito tempo eu tinha visto um vídeo com a dinâmica da água em slow-motion. Estou até hoje caçando feito burro esse vídeo, pois é de impressionar a forma como a água se comporta com determinados contatos.
Este: https://ceticismo.net/2010/06/11/a-fisica-de-uma-bolha-estourando/ ?
É por isso que escolhi seguir carreira em Biologia ou Medicina. Por mais que eu queira, Física e nem coisas relacionadas a ela, entram na minha mente da forma adequada. Talvez algum dia eu tente bater minha cabeça na porta…
Algo assim: https://ceticismo.net/comportamento/antigo-experimento-levanta-duvidas-sobre-senso-etico/ ?
CurtirCurtir
You save me! E quanto ao último artigo, você quer dizer que eu deva ser eletrocutado ao invés de socar minha cabeça contra a porta? <——————–(Bazzinga!)
CurtirCurtir
Bem, vc falou em medicina. De repente, no ramo psiquiátrico.
CurtirCurtir
André, você acaba de “apadrinhar” minha carreira. Como agradecimento, passarei 48 horas ininterruptas visitando sites religiosos e divulgando o ceticismo.net. Isso te dará 2 anos de Voz dos Alienados e bilhões e bilhões de visitas. <—–(Não é Bazzinga.)
E seriamente eu fiquei curioso sobre o que te levou a me aconselhar isso. :roll:
CurtirCurtir
E seriamente eu fiquei curioso sobre o que te levou a me aconselhar isso.
N[ós cientistas adoramos fazer experimentos com pobres seres vivos MUAAAAAHAHAHAHAHAHHAHAHAA!!!!
Mas não dê choques em pessoas. Prefira políticos. Eu ia falar advogados, mas temos alguns aqui nos comentários e não quero perder visitação. :twisted:
CurtirCurtir
@André,
Nós, políticos, também somos gente. Menos os do PT.
CurtirCurtir
Nós cientistas adoramos fazer experimentos com pobres seres vivos MUAAAAAHAHAHAHAHAHHAHAHAA!!!!
E é mesmo! MWHAHAHAHA… MWHAHAHA… MWHAHA… mwha… mw… cahan…
Holy shit! Os advogados são de longe os mais preferidos para essas experiências. Mas já que você disse, respeitarei sua palavra e passarei para o segundo da lista:…… Pedagogos! MWHAHAHAHA… MWHAHAHA… MWHAHA… mwha… mw… cahan…
CurtirCurtir
Pedagogos são seres vivos?
CurtirCurtir
Pedagogos são seres vivos?
Segundo pesquisas feitas por cientistas de tuvalu, houve indícios de rastros de um liquido semelhante ao sangue, correndo pelas veias dessa espécie, além de uma pequena percentagem de neurônios funcionais.
Mas… ah, sei lá, também! Dependendo, eu fico com o terceiro da lista, que são os testemunhas de jeová. Aí eu te chamo pra dar uma ajuda com as tiozonas. Precisarei de alguém experiente que tenha contato diariamente com essa espécie.
CurtirCurtir
E olha que eu sempre fiquei observando meus gatos bebendo leite com curiosidade, mas nunca pensei em filmá-los em velocidade super-reduzida :-) Minha mãe nunca me deu uma câmera destas… :-( hauahau
CurtirCurtir
Vc quer dizer em “filmar em velocidade acelerada”. Qdo se reproduz o filme em velocidade normal, aparecde o efeito “câmera lenta”.
CurtirCurtir
@André, ok, alta taxa de captura de quadros… :-) O que interessa é que minha mãe nunca me deu um destes…. hauahuaha
CurtirCurtir
Bom saber. Mas ainda acho mais divertido o modo como cães bebem líquidos.
CurtirCurtir
@Mari.,
Só se for o seu. Minha gata bebe café de canudinho =P
CurtirCurtir
@Guz, Ok, gatos são animais que normalmente dormem muito – ou ao menos costumam dormir quando os donos estão acordados, pq à noite.. Vai dizer que sua gata passa noites seguidas consumindo cafeína e jugando WoW? :-)
CurtirCurtir