Olhando-nos no espelho, não parecemos grande coisa. Ossos não muito grossos, um corpo frágil, sem garras e/ou presas. Com certeza, não somos predadores; o que nos diferencia (mas não muito) de outros animais é que usamos estratégia, mas isso outros mamíferos também usam, como é o caso dos grandes felinos.
Uma equipe de pesquisadores estudou diversos tipos de mandíbulas de vários animais. O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é uma das espécies com a mais poderosa das mordidas, mas quando voltamo-nos para os mamíferos – em especial os primatas – nós, ridículos seres humanos, somos os que possuímos a mordida mais forte. NHAC!
A pesquisa do dr.Stephen Wroe, do Departamento de Ciências Biológicas, da Terra e Meio Ambiente, da Universidade de New South Wales, na Austrália, aborda a potência de mordida de várias espécies animais. Desde o tigre de dentes-de-sabre até o dragão de Komodo, os pesquisadores estudam muitos crânios e, claro, suas mandíbulas passaram por sua mesa de pesquisa. Em seguida, Wroe direcionou sua atenção para os seres humanos, que sempre foram tidos como fraquinhos (e de certa forma o somos), com uma queixada que nunca foi tida como essa maravilha toda. Pelo menos, até agora.
Em pesquisa publicada no periódico Proceeedings of The Royal Society B, Wroe estabelece que seres humanos não possuemuma queixada fraca, muito pelo contrário. Seu estudo se direciona para a potência de nossa mandíbula, que é extremamente eficiente para um primata. Claro que jamais poderíamos competir de igual para igual com um tubarão, e eu nem tenho a intenção de morder um… pelo menos, não um vivo. No entanto, se compararmos nossa morfologia mandibular com as de outros primatas (redimensionando a fim de termos um parâmetro de comparação adequado) veremos que não estamos nada distantes, pelo contrário: estamos em clara vantagem. Lembrando mais uma vez que, para isso, temos que redimensionar a estruura óssea, já que compararmos com gorilas é estupidezs e com micos-leão é covardia.
Wroe criou mapas tridimensionais dos crânios de algumas espécies de primatas, fornecendo o mapeamento que podemos ver ao lado (clique para ampliar). Os espécimes mapeados foram (segundo indicação do esquema): a) Gibão de mãos brancas (Hylobates lar); b) Orangotango (Pongo pygmaeus); c) Chimpanzé (Pan troglodytes); d) Gorila (Gorilla gorilla); e) Australopithecus africanus (extinto); f) Paranthropus boisei (extinto); g) Homo sapiens (preciso dizer?). Todos os crânios são de fêmeas adultas.
Podemos reparar que o stress escalonado por uma superfície uniforme é representado através de cores, onde as áreas azul escuro são as que demonstram menor pressão aplicada, indo até as tonalidades de cor branca, representando uma pressão superior 15 MPa (mega pascals), isto é, o equivalente a 152,9574 kgf/cm².
Os resultados demonstram que os crânios humanos são muito fortes e resistentes. Sua eficiência é estupenda em comparação a outros primatas, os quais são superados por nós em, pelo menos, 40%. Assim, quando você estiver numa briga com um chimpanzé, dê-lhe uma mordida daquelas, que com certeza ele vai saber quem manda no pedaço. ;)
Evander Holyfield já sentiu como a mordida do ser humano é poderosa. :twisted:
CurtirCurtir
Por que instintivamente (pelo menos no meu caso, não sei se da maioria) nós preferimos usar as mãos e os pés para defesa ao invés da mordida? Não seria porque aprendemos que não é em tudo que podemos colocar a boca já que é sujo? Mas sei lá, pra se defender valeria tudo…
Apenas uma curiosidade, já que levamos essa vantagem nessa perante os chimpanzés (por exemplo).
Agora me bateu um pensamento :shock: de que é foda pensar no que eu faria se fosse atacada por um chimpanzé. Em força eu não tenho dúvidas que eles levam a melhor, hehe!
CurtirCurtir
Porque em uma briga de humanos, até um conseguir morder o outro em algum ponto sensível, já tomou alguns socos na cara. Mesmo se conseguir agarrar o outro pra morder qualquer golpe de jiu-jitsu já é mais eficiente. Por falar em jiu-jitsu, tá pra nascer outra luta de igual eficiência, é a única luta que com pouca força faz uma grande estrago, e melhor ainda, o oponente pode estar com armadura que o dano é o mesmo.
Outra coisa também, como o texto disse, os crânios foram redimensionados, por mais forte que nossa mordida seja não equivale ao de um gorila, já que o crânio é bem maior (estou certo ?).
Abraço.
CurtirCurtir
Por falar em jiu-jitsu, tá pra nascer outra luta de igual eficiência, é a única luta que com pouca força faz uma grande estrago
Há controvérsias.
Outra coisa também, como o texto disse, os crânios foram redimensionados, por mais forte que nossa mordida seja não equivale ao de um gorila, já que o crânio é bem maior (estou certo ?).
Sim, é proporcional. Pombas, olha o tamanho da mandíbula de um gorila.
CurtirCurtir
Releia a pesquisa que a princesa não entendeu nada
CurtirCurtir
Já li mais de 1000 vezes e como disse é cômico Kkkkkkk me desculpe. ser humano >>> chimpanzé kkkkkk isso que vc afirma kkk ainda teve outro ocorrido que um destes arrancou um dedo de um cara, o tolo se esqueceu de morder o chimpanzé kkkkkk não sei onde vc achou isso, não achei em mais lugar nenhum na internet. chimpanzé ainda causa morte de 16 a 17 humanos por causa da perda de território. a estrutura óssea pode ser mais forte e tudo, mais não tem como humano sai na mordida contra primatas de grande pote, como chimpanzé, gorilas etc e nem da pra afirma que ser humano por ter estrutura óssea mais forte daria conta de um chimpanzé na mordida, de mão nuas ele nem teria o que fazer, quanto mais morder e mostra quem manda, seria como enfrenta um robô agressivo, de 100kg e de ferro ou aço, o aço ou ferro seria para demostra a força do animal em relação a do homem.
CurtirCurtir
Lugar de analfabetos funcionais é no G1. Volya lá pq aqui não comenta mais, caro retardado
CurtirCurtir
Lendo esses erros de português básicos, Tiago antes de postar, releia o texto, assim evitando tantos erros. kkkkk
CurtirCurtir
Agora, seja um bom menino e releia o artigo de novo.
Se não entender, se alfabetize e tente de novo.
CurtirCurtir
Porra eu já reli é burro é tu que escreve esse artigo de merda falando que o homem tem a mordida mais fote , de onde tu tirou isso , amigo sem preconceito mas se brinca até um mico leão dourado tem a mordida mais forte que o homem, cara tu já visse o caninos do babuíno , a do chipamzé tbm é grandinho , vc realmente acha que o ser humano tem um mordida forte com aqueles dentes pequenos que mau corta uma carne , nunca visse um vídeo de chimpanzé rasgando um colômbo ( tipo de macaco com os dentes) um humano quando a carne tá dura já reclama , é a verdade meu amigo quem tem que se alfabetiza é você
CurtirCurtir
Porra eu já reli é burro é tu que escreve esse artigo de merda falando que o homem tem a mordida mais fote
Erro de ortografia. Erro gramatical. Erro de conjugação verbal. Traços de analfabetismo funcional.
Não admira que não tenha entendido.
de onde tu tirou isso
Da publicação indexada que passou por revisão de pares que está devidamente linkada acima. Não foi um pardal qualquer semianalfabeto como você quem escreveu.
amigo sem preconceito mas se brinca até um mico leão dourado tem a mordida mais forte que o homem
Show me the papers.
cara tu já visse o caninos do babuíno , a do chipamzé tbm é grandinho
Você não sabe escrever “chimpanzé” e quer saber algo de primatologia?
vc realmente acha que o ser humano tem um mordida forte com aqueles dentes pequenos que mau corta uma carne
Primeiro, É mal, com L. Segundo, lê o artigo de novo.
Não, péra. Se alfabetize primeiro. Está precisando.
nunca visse um vídeo de chimpanzé rasgando um colômbo ( tipo de macaco com os dentes) um humano quando a carne tá dura já reclama
Você já viu um artigo científico na vida? Eu linkei um. Vamos lá, não custa ler e… ops, desculpe. Esqueci que você é analfabeto e analfabeto funcional em português. Tanto pior será em inglês.
é a verdade meu amigo quem tem que se alfabetiza é você
Prefiro as análises de cientistas e não de um moleque semi-analfabeto.
CurtirCurtir
Acho q os analfabetos n leram essa parte: No entanto, se compararmos nossa morfologia mandibular com as de outros primatas (redimensionando a fim de termos um parâmetro de comparação adequado) veremos que não estamos nada distantes, pelo contrário: estamos em clara vantagem. Lembrando mais uma vez que, para isso, temos que redimensionar a estruura óssea, já que compararmos com gorilas é estupidezs e com micos-leão é covardia
CurtirCurtir