Gravidez masculina em peixes determina quais filhotes sobreviverão

peixe-cachimbo.jpgDe certo você conhece cavalos-marinhos, aqueles peixes estranhos que parecem tudo, menos um peixe, além de ter cara de cavalo (daí o nome, caso não tenham percebido). Pois bem, os cavalos-marinhos e os seus primos chamados peixes-cachimbos pertencem ao grupo dos singnatídeos e são os únicos animais conhecidos em que o macho fica grávido e dá a luz, o que deve lhes conferir o título de bicho de estimação das feministas. Nestas circunstâncias incomuns de reprodução, no entanto, a próxima geração, muitas vezes não prosperar ou mesmo sobreviver. A Natureza nunca disse que era boazinha ou ética.

Um novo estudo dos peixes-cachimbo descobriu que o sexo pode ser determinado mediante a forma como eles tratam os seus filhotes em desenvolvimento. Segundo Kimberly Paczolt e seus colegas do Departamento de Biologia da Texas A&M University, o macho grávido possui o controle e escolhe quem sobreviverá durante a gestação. O artigo foi publicado na revista Nature.

Os pesquisadores descobriram que quando os machos eram mais relutantes em acasalar com uma fêmea, menos filhos saudáveis resultavam do acoplamento. A função masculina acaba sendo a de canalizar os nutrientes necessários para uma ninhada (que pode ser de cinco a 40 filhotes num prazo de 12 a 14 dias); dessa forma, a capacidade de prover alimento para a cria é um quesito importante na escolha das fêmeas por um macho saudável e pronto para suprir a ninhada de tudo o que ela necessitar. No entanto, se o macho perceber que os filhotes serão fracos ou doentes, ele mesmo os devora, demonstrando que infanticídio não é uma coisa só de seres humanos.

A Seleção Natural faz com que os filhotes mais adaptados, e com maiores condições de sobrevivência, sejam selecionados. Os fracos consumirão mais alimento a troco de nada. Assim, considerando que alguns deles não conseguirão sobreviver, papai sabe-tudo decide quem vira banquete e quem continuará a levar seus queridos genes egoístas.

Ainda não estão claras todas as minúcias do porque o peixe macho decide cuidar de ninhadas de forma diferente, mas os pesquisadores descobriram que os machos possuem uma forte preferência por fêmeas maiores. A nova descoberta acrescenta outra camada de intriga à rara inversão de papéis sexuais e as implicações que ela tem de vantagens evolutivas na seleção sexual e os conflitos que acarretam dela, e é muito mais complexa do que os pesquisadores imaginavam.

Abaixo, vemos um vídeo produzido pela Nature.

Um comentário em “Gravidez masculina em peixes determina quais filhotes sobreviverão

  1. Muito interessante, os leões costumam matar os filhotes (dos outros) para acelerar o período de acasalamento das fêmeas que conquistaram. Seria interessante também saber como o filhote do cavalo-marinho é alimentado para saber o quanto os mais fracos podem interferir no alimento dos que são poupados, além da possibilidade de os mais fracos servirem de presas para os predadores (quem são os predadores?).
    Obs: Estou sem alto-falante e sem fone de ouvido, por isso não ouvi o que é falado no vídeo.
    No mais, parabéns!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s