Altas taxas de testosterona causam morte de neurônios

Se você é daqueles que passa o dia todo malhando na academia e – como todo bom idiota – acha que a natureza lhe deu menos que você merecia e passou a injetar testosterona para ficar mais “machão”, eu tenho uma notícia desagradável: Você está ficando burro (mais ainda do que já é).

Uma pesquisa publicada no periódico Journal of Biological Chemistry relata que indivíduos que abusam do uso de esteróides, como o hormônio testosterona, costumam apresentar alterações no comportamento, já que ocorre morte de neurônios, o que poderia provocar agressividade e tendências suicidas. Mas, claro, você nunca ouviu falar que marmanjos bombadinhos são agressivos, e eu quero que os alunos das academias de Jiu-Jitso te cubram de porrada se eu estiver mentindo.

Qualquer pessoa mediamente informada sabe o que rola nessas academias vagabundas (e nas nem tão vagabundas), onde é vendido esteróides de forma indiscriminada. Hormônios como a testosterona (o hormônio masculino) são usados por este bando de idiotas que acham que devem parecer uma montanha de músculos, muitas vezes sem nem consultar um médico, que seria muito louco de permitir uma administração de drogas assim, sem mais nem menos.

Os testes dos pesquisadores da Faculdade de Medicina de Yale comprovam que, embora a testosterona seja vital para o crescimento, a diferenciação e o desenvolvimento celular, grandes quantidades da substância estimulam a autodestruição das células nervosas, num processo conhecido como apoptose ou “morte celular programada”. O fenômeno é algo importante para o cérebro, já que o órgão precisa se livrar de alguns dos neurônios, e essa besteira que os neurônios não são substituídos é conversa mole. Eles podem não se reproduzir como as células da pele, mas também não ficam lá dentro da cabeça para sempre. Quando ocorre com muita freqüência, a perda demasiada de células pode trazer sérios problemas neurológicos, onde maiores detalhes são por demais óbvios.

Isso tudo é aliando a outros problemas fisiológicos e morfológicos, já que a administração de quantidades superiores de testosterona faz com que a produção deste hormônio pelos testículos escasseie, e o órgão atrofie. Explicando para leigos: Se você for burro o bastante para se encher de testosterona sintética, seu saco vai diminuir e você não terá filhos (se é que você sabe como fazê-los), impedindo-o de passar seus genes da idiotice à frente. Darwin agradece.

A Drª Barbara Ehrlich afirma que de acordo com seus estudos, a quantidade de testosterona é crucial para o desenvolvimento celular. Mas que tanto quantidades inferiores quanto superiores são nocivos aos nossos amiguinhos neuronais. Segundo ela, ter níveis de testosterona adequados é a garantia de pleno funcionamento das células, e isso deve ser relacionar a outras partes do corpo também.

Ainda de acordo com a pesquisa, mudanças de comportamento, humor e memória podem ser uma conseqüência da ação dos esteróides no funcionamento dos neurônios, já que a destruição dessas célula influi diretamente em nosso comportamento, pois são os neurônios que dizem quem somos nós. A pesquisa ainda está restrita aos meios in vitro, mas segundo a cientista, pode-se inferir algumas conseqüências, apesar de estudos futuros ainda serão necessários, como é de praxe na Ciência.

A experiência também foi feita com o hormônio feminino estrogênio. Para a surpresa dos pesquisadores, ao que tudo indica, essa substância parece ser neuroprodutiva, isto é, mulheres vêm de fábrica com um kit para produzir neurônios (posso ver o sorriso estampado em nossas leitoras). No mundo dos esportes, por melhorarem o desempenho de atletas e ajudarem na recuperação após exercícios físicos, o uso de complementos com testosterona é passível de punição. “Da próxima vez que um cara musculoso em um carro esporte lhe fechar na rua, não se aborreça”, disse a Drª Ehrlich com um possível risinho sardônico, completando mentalmente “ele é assim porque tem saco e pênis pequenos”.

Agora, imagino que vai ter um monte de cara querendo ser inteligente e vai se encher de estrogênio. Boa sorte pessoal, mas não esqueçam de comprar um soutien. Eu prefiro manter minha inteligência e testículos em tamanho normal, mesmo. Gosto muito de ambos, sabem?

7 comentários em “Altas taxas de testosterona causam morte de neurônios

  1. Será que altas taxas de catequese também teriam o mesmo efeito? :twisted:

    Como já dizia o nosso anjo Gabriel (o pensador):
    “Mas eu sou um otário, a minha vida não presta,
    Inteligencia? Não tenho, a burrice é o que me resta “

    Curtir

  2. Se esses cientistas tivessem visto o BBB e A fazenda, teriam feito essa pesquisa há muito tempo. Ou, não teriam nem perdido tempo. Kléber ban ban e Théo Becker já dão muitos fatos, e são exemplos “fortes” dessa pesquisa.
    Se o André não tivesse medo do “Esse é irmão desse que é irmão desse que é primo desse” e a boneca “Maria Eugênia”, teria iniciado o artigo com a foto dos dois dividida e com um X vermelho no meio.

    Curtir

  3. Então, sinto muito em lhe dizer mas, você perdeu as cenas mais épicas e engraçadas que a tv já proporcionou. Pelo menos você se livrou dos 20 derrames de risadas seguidos que eu tive assistindo.

    Sente o drama nessa cena de 25 segundos do theo becker:
    http://www.youtube.com/watch?v=1Ilcz3o-lZc&feature=related

    E essa imagem do bambam no BBB1:

    O cara chorou pela falta da boneca na cama…

    e sim, eu estou falando a verdade.

    Curtir

  4. André, é a segunda vez que você generaliza de forma grosseira sobre os lutadores de jiu-jtsu. Eu não sou praticante de Jiu-Jitsu, luto Muay Thai mas acho que não é legal você falar dessa forma de quem pratica essa arte-marcial. Sabemos que existem muitos idiotas praticando artes-marciais na academia, principalmente no jiu-jtsu, mas você generalizar dessa forma me parece algo preconceituoso.

    Curtir

  5. Eu sei que esse texto, bem como a pesquisa que o originou, têm mais de 10 anos de existência, mas eu sempre lembro dele quando me vem a cabeça o Prêmio Darwin e a estatística de que 90% dos galardoados com tal honraria só homens.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.