O caso da árvore que chora

A Fabi, uma de nossas comentaristas, trouxe um mimo de notícia que retrata o potencial de burrice credulidade das pessoas: Foi descoberto uma árvore que chora no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro!

Como vocês podem imaginar, isso deu o que falar. Um punhado de gente ficou que nem um bando de manés admirando aquela coisa “maravilhosa” do Senhor, pois tava na cara que era um milagre divino!

Várias pessoas começaram a fazer peregrinações à “Arvore Santa”, pedir proteção (nos dias de sol forte, realmente é uma boa idéia), se benzeram com a água e até (eca!) beberam a dita cuja! Para não dizer que eu estou inventando isso, já que não saiu a notícia em nenhum lugar por enquanto, taqui o vídeo do jornal da Band News que traz esta hilária notícia:

Viram? Mesmo depois que o pessoal da CEDAE averiguar que não passava de um cano rompido, tem gente que AINDA acredita ser uma mensagem de salvação. Isso é o que? Burrice? Estupidez? Alienação? Vontade que uma árvore caidinha seja a solução dos problemas?

É curioso ver o ser humano se apegando a qualquer coisa, colocando cartazes de “Faça Seu Pedido”, implorando para que uma água saindo dentro de uma árvore seja o fim de todos os problemas.

E este não é um caso isolado. Em Coelho Neto, lá pra dentro do Maranhão, ocorreu fato semelhante em julho deste ano. Uma mangueira (nome sugestivo para uma árvore que sai água) tava gotejando água. Sabem como é… o Rio de Janeiro é uma cidade mais rica e suas árvores podem se dar ao luxo de desperdiçar água.

Dezenas de pessoas passam os dias a observar uma árvore que derrama água em abundância e já está sendo apontada como milagrosa. Localizada na praça Tancredo Neves, a mangueira jorra gotas de água sem cessar há quase uma semana, formando um quadro de chuvisco.

Com bacias, baldes e garrafas, todos querem levar um pouco do líquido para casa. A água, os moradores juram de pé juntinho ser benta. Alguns ficam por horas embaixo da árvore para juntar um pouco da água. Outros afirmam que há até pessoas que dormem embaixo da árvore para receber a “benção divina”. Duvidam? Passou na Globo:

Obviamente, cientistas descartam motivos sobrenaturais, mas quem quer ouvir um cientista, se a ilusão de que um cara lá pra cima (ou lá embaixo, vai saber) anda olhando por nós é tentadora. Mesmo quando estas pessoas estão na miséria, passando fome, sem remédios e saneamento básico, se deleitam em saber de uma ridícula possibilidade que uma entidade qualquer as ajuda.

Isso seria engraçado, mas é lamentável ver seres humanos assim, brigando por gotas de uma árvore que tem efeito placebo e que, em fato, não ajudará em nada na suas vidas.

19 comentários em “O caso da árvore que chora

  1. Vou começar a fotografar as manchas de mofo de vazamentos que tem no banheiro a procura de alguma pareidolia de algum personagem religioso desses. Daí vender entrada pra esses trouxas vir admirar e se benzer com as goteiras, e então arrecadar dinheiro para finalmente consertar os canos.
    E viva o turismo!

    Curtir

  2. obrigada pela mençao andre!

    o que me espanta eh que as pessoas nao se questionam sobre esse tipo de coisa. se deus quer fazer com que as pessoas acreditem nele, nao eh mais facil aparecer e dizer “olha, eu to aqui, eu existo, rezem pra mim” que tentar convencer as pessoas da sua existencia atraves de uma “arvore que jorra agua” num bairro qualquer do rj? eh essa tendencia das pessoas em acreditar em qualquer besteira que me assusta, o pior eh que se eu cito alguma pesquisa cientifica ou cientista que vai contra essa crença, eu eh que sou a cetica, a intransigente, a intolerante… putz, a pior coisa que jah me aconteceu foi uma amiga “mistica” que quis discutir fisica quantica comigo!

    que lavoisier vos proteja!

    Curtir

  3. Caros amigos,
    Pesquisando pelo termo “árvore que chora” cheguei neste fórum. Moro em Foz do Iguaçu PR e há um pé enorme de cedro no terreno baldio ao lado que se debruça sobre o quintal de minha casa e que não para de gotejar a cerca de 10 dias formando poças pelo chão. Sou um cético e gostaria de saber se alguém sabe de uma explicação científica para isso, já que não comento com ninguém para que não venham encher o saco no meu quintal. Grato pela colaboração.

    Curtir

    1. @Fernando, eu observo anualmente 8 árvores aqui no sítio em Atibaia que simultaneamente a “chuva” inicia em meados de Outubro e termina no início de Novembro.
      O que ocorre é o seguinte: a água que fica pingando dia e noite sem parar é o resultado de milhares de ninhos de espuma provocado por um inseto em fase de reprodução. Para todos entenderem melhor, esses ninhos são semelhantes aos ninhos de espuma que algumas rãs provocam durante o atrito do acasalamento, onde são deixados os minúsculos ovos. Tenho fotos desta árvore com os ninhos no meu Blogger: http://cueivy919.blogspot.com/
      Abraços
      Renato

      Curtir

  4. Der, não sou botânica, mas palpito que deva ser a seiva da árvore, escorrendo, vai ser ela tá sendo atacada por insetos, que furam a casca e acontece o gotejamento.

    como André disse, procure um botânico, antes que seu quintal seja invadido por romeiros.

    beijos!

    Curtir

    1. como André disse, procure um botânico, antes que seu quintal seja invadido por romeiros.

      Pior é que vai aparecer algum pastor/padre/pai-de-santo vendendo bugigangas umedecidas com a “água benta” e vender garrafinhas dessa água.

      Pelo menos, cobre uma percentagem. ;-)

      Curtir

  5. esse abuso, em cima de pessoas cujo conhecimento é pequeno, é horrível!

    ao invés de esclarecer que a tal água mágica, provavelmente é seiva da planta, exploram a ignorância sobre esse fato, e a crendice popular.

    são pessoas humildes, não necessariamente burras, algumas desesperadas, sem direção emocional, que se apegam à qualquer fio de esperança, que possa ajudá-las a resolver suas pendências.

    Seria mais digno, proporcionar estudo, apoio psicológico, acesso a hospitais, etc, do que vender água benta, mas estamos cansados de saber, que elucidar a população, não faz parte dos planos de ninguém!

    Curtir

  6. Mirtes, agradeço pelos comentários… vou localizar uma botânica para dar uma olhada… Já teve vizinho curioso que perguntou o que é aquilo, e eu estou respondendo que é normal da espécie, digo que todo ano nessa época ela faz isso… falo isso só pra despistar a curiosidade… mas na verdade é a primeira vez que isso acontece. Goteja água ininterruptamente (acho que uns 20 a 30 litros por dia), com leve odor e um pouco turva das pontas dos brotos que estão saindo com a primavera.

    Curtir

  7. Seguinte, (vasculhando o pouco que aprendeu sobre plantas, na época da escola) o CEDRO, é uma árvore resinosa, muito usada na construção de móveis, e na fabricação de perfumes, justamente por que essa resina (seiva), é perfumada (depois de tratada, e extraída a essência, fica melhor ainda).

    Nada de anormal, é somente uma árvore cuja seiva é abundante, perfumada e resinosa.

    Se não me engano esse gotejamento, principalmente nos brotos, é uma forma da planta se proteger, dos ataques dos insetos, aos brotos mais tenrros.

    em tempo (momento piada on), me chame, quado começar a vender os objetos sagrados! (momento piada off).

    Beijos Fernando, e cuide BEM dessa árvore, são raras (se não me engano estão ameaçadas de extinção). Quem me dera ter quintal pra plantar um Cedro! :cry:

    Curtir

  8. husdhaushaisuhduiahdia, pensei numa coisa agora!

    e se a dita árvore, tivesse furado um cano de esgoto, e a água tivese um cheiro fétido, o que diriam? que a árvore tapa possuía pelo demônio? :twisted:

    husdhuhdssuhusdAHDUasha! :grin: :grin: :grin: :grin:

    Curtir

  9. Moro em Taguatinga-DF e em frente a minha residência tem um lote quase vazio não fosse uma árvore tortuosa e de poucas folhas a qual “chora” dia e noite. Não ouvimos o seu clamor mas as “lágrimas” são intensas. Embaixo da sua copa o chão é sempre úmido independente do clima. É bem diferente de tudo mas não a ponto de atrair romeiros. Tentarei postar um vídeo. Um abraço a todos.

    Curtir

    1. Antes de mais nada, verifique se a árvore não está sendo atacada por insetos, que sugam a seiva (como era o caso da mangueira sagrada).

      Curtir

  10. vcs querem ver uma árvore chorando? venham aqui no mandaqui, zona norte de S. Paulo, ao lado do hospital mandaqui tem uma arvore que tá chorando, ela tem uns 10 mts de altura, tá caindo água de três galhos.
    fica no iníco da rua Augusto Tole com V. da Pátria.
    CONFIRAM

    Curtir

    1. @jose wilson da silva,

      Se ela começar a chorar pinga, dá um tok. Meu cunhado tem uma oficina na Mariquinha Viana e vai curtir este milagre.

      Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.