Pesquisas e estudos comparados têm demonstrado que a mitologia judaico-cristã é bem anterior ao próprio judaísmo, quando se percebe que dogmas como o da imortalidade da alma, da ressurreição e do Verbo encarnado são muito anteriores ao cristianismo.
A imortalidade da alma já tinha milênios quando os judeus foram levados cativos para a Babilônia. Zoroastro ensinara, muito antes, ser a alma imortal, e que essa imortalidade seria produto de uma opção humana. O livre arbítrio levaria o homem a escolher uma vida que o levaria ou não à imortalidade. O erro e o mal produziriam a morte definitiva, a prática do bem, a imortalidade. Do mesmo modo, na Ciropédia, bem anterior a Zoroastro, se lê que Ciro, moribundo, disse: “Não creio que a alma que vive em um corpo mortal se extinga desde que saia dele, e que a capacidade de pensar desapareça apenas porque deixou o corpo que não tem como pensar por si mesmo”. Por outro lado Einstein, pouco antes de morrer, declarou não crer que algo sobrasse do ser vivo após a morte. Os egípcios, os hindus, os sumérios, os hititas e os fenícios criam na imortalidade da alma.
A ressurreição foi um dos fundamentos do Zend-Avesta. Zoroastro também ensinou que o fim do mundo seria precedido por um grande acontecimento, a ser predito por profetas. Os persas tiveram os seus profetas, que foram Ascedermani e Ascerdemat, os quais passaram à Bíblia sob os novos nomes de Enock e Elias, entidades míticas, como se vê. Desses mitos surgiram o Talmud e os Evangelhos, o que mostra que, em religião, a idéia original pertence à noite dos tempos.
A doutrina do Verbo já era antiqüíssima no Egito. Deus teria gerado Kneph “a palavra, o Verbo”, que é igual ao pai. Da união de Deus com o Verbo nasceu o fogo, a vida, Fta, a vida de todos os seres. O monoteísmo e a Santíssima Trindade eram crenças muito antigas na Índia. Os deuses únicos e os deuses secundários são uma velha doutrina oriental. A religião greco-romana já possuía o seu Apolo e Zeus, rodeados por uma porção de deuses secundários. Essas velhas lendas deram origem ao Deus do cristianismo, com toda sua corte de santos e anjos. O politeísmo há muito vinha caminhando para o monoteísmo. Os gregos já haviam concebido a idéia de um intermediário entre os homens e Júpiter, que era Apolo, tendo encarnado para redimir os homens. Porfírio citou o seguinte oráculo de Serapis: “Deus é antes e depois e ao mesmo tempo, é o Verbo e o Espírito, como um e outro”. O mundo antigo cria em um Deus único, pai de todas as coisas, afirmou Máximo de Tiro. O povo então já dizia: Deus o sabe! Deus o quer! Deus o abençoe! Os oráculos só se referiam a Deus e não aos deuses.
Os apologistas do cristianismo, tais como Eusébio, Agostinho, Lactâncio, Justino, Atanásio e muitos outros, ensinavam que unidade de Deus era conhecida desde a mais remota antiguidade. Os órficos, inclusive, a admitiam. Na Bíblia, ao ser traduzido para o grego e para o latim, o nome de Deus passou a ser muitas vezes Senhor, Dominus, para ficar conforme o nome do Deus-sol do mitraísmo.
O amor a Deus foi a base de todas as religiões copiadas pelo judaísmo. Isaías falava de Deus como Pai Celestial. Ezequiel dizia que Deus não queria a morte do pecador, preferindo antes a sua conversão. O justo viverá eternamente pela fé. São palavras de Habacuc, repetidas por Paulo em Gálatas 3:2.
Como vimos a doutrina do Verbo vem de Platão, tendo sido este o intermediário entre os metafísicos e os cristãos. Foi ele quem concebeu a idéia da separação do corpo e da alma e pôs aquele na dependência desta. Na sua opinião, a Terra era o desterro da alma. Foi o criador do sistema filosófico da decadência moral do homem, fazendo dos sentidos uma ameaça, do mundo um mal e da eternidade o delírio, o sonho.
Cícero e Sêneca tinham idéias cristãs, mas não conheceram a Jesus Cristo nem ao cristianismo. Agostinho leu as obras de Cícero e trocou o maniqueísmo pelo cristianismo. A Igreja procurou destruir as principais obras de Cícero e de Sêneca para que a posteridade não percebesse que eles não tinham sido cristãos seguidores de Cristo, mas apenas que as suas idéias coincidiam com as que o cristianismo esposou. O cristianismo nasceu da helenização do judaísmo.
Os cristãos terapeutas abandonaram o judaísmo ortodoxo porque este tinha posto de lado o culto nacional do templo e o sacrifício Pascal, retirando-se para uma vida contemplativa nos montes, longe dos homens e dos negócios. Estabeleceram uma sociedade comunal, considerando o casamento um apego à carne, um empecilho à salvação da alma. Baniram os principais prazeres da vida, exaltando o celibato e a pobreza, como os essênios, além de aconselhar a caridade. Eusébio chamou aos terapeutas de cristãos sem Cristo. Para ele, um terapeuta era um autêntico cristão. Isto levou Strauss a escrever: “Os terapeutas, os essênios e os cristãos dão sempre muito o que pensar”.
A doutrina dos essênios, a moral dos terapeutas, a encarnação do Verbo, vinda do judaísmo helenizado, é o cristianismo de Filon. Desse modo, Filon foi criador do cristianismo, sem saber. Ele se refere ao Verbo nos termos da mitologia egípcia sem, contudo, mencionar a crença em Jesus Cristo. Salomão fez da sabedoria divina a criação. O Livro da Sabedoria define a natureza desse principio intermediário, transformando o pensamento vago do rei judeu sobre a sabedoria da doutrina do Verbo.
Sirac, em “Eclesiástico”, faz a doutrina do Verbo ser mais precisa: “A sabedoria vem de Deus, estando sempre com ele. Foi criada antes de todas as coisas. A voz da inteligência existe desde o principio. O Verbo de Deus, no mais alto do céu, é a fonte da sabedoria”! Filon disse que o Verbo se fizera humano. Segundo ele, Deus era infalível e inacessível à inteligência humana, não nos alcançando senão pela graça divina. Para ele, ainda, o Verbo não era apenas a palavra, mas a imagem visível de Deus.
O Verbo seria o Ungido do Senhor, o ideal da natureza — o Adão Celeste é a doutrina da encarnação do Verbo — tomando a forma humana. O Verbo é o intermediário entre Deus e os homens. Diz ainda que o Verbo é o pão da vida.
Por ai vemos que não foi o Cristo o criador do cristianismo, mas este é que o criou. Clemente de Alexandria, Origenes ou Paulo, assim como os primeiros padres do cristianismo, jamais se referiram a Jesus Cristo como tendo sido um homem que tivesse caminhado do Horto ao Gólgota, mas o tiveram apenas como o Verbo, conforme a doutrina de Platão e de Filon.
Próximo capítulo: O cristianismo sem Jesus Cristo
Veja os outros capítulos da série A maior farsa de todos os tempos clicando aqui.

Eu proponho que os livres de crenças religiosas se juntem.
Passem da FASE DE SONHAR para a FASE DE FAZER.
E que unidos passemos a trabalhar em bloco, cada um usando o seu talento, a sua energia ou mesmo a sua capacidade de criticar, mas sempre tentando ajudar e não apenas querendo aparecer ou abortar o nosso Despertar.
Pois até mesmo na falta de um “líder” poderemos plantar a “semente” que no futuro mudará o que até hoje sempre foi assim.
Lisandro Hubris
CurtirCurtir
a maior farsa é somente o judaismo !!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Jesus, segundo a Bíblia, era judeu. O que mostra que também era um farsante. hehehe
CurtirCurtir
Lisandro
Olá.
Não entendi seu texto.
Você conclama a união de todos os religiosos para fazer o quê, exatamente?
Que semente é esta à que te referes?
Que despertar é este? Despertar do quê?
Não estou ironizando, gostaria realmente de entender a real natureza de seu ‘manifesto’
Obrigada. ;)
CurtirCurtir
Muito boa a série, realmente o André deve ser uma trindade. Só três pessoas mesmo pra escrever tamanho volume de texto como o do cet.net, e com qualidade [/fã do André mode on]. Realmente a transição para o monoteísmo foi tendência em todas as religiões antigas, até como forma de preservar o controle e ordem do culto. Os hebreus elevaram o seu deus de guerra (freqüentemente invocado como iave dos exércitos) ao posto de divindade principal graças aos constantes sacodes que eles levavam das nações vizinhas, tendo sua história sido reescrita a fim de explicar os cativeiros e derrotas militares não como inferioridade bélica, mas como vontade de um ser superior, acalmando o povo e mantendo a massa fiel sobre controle.
Abraços
CurtirCurtir
ops, cometi um erro.
Não foi o André que escreveu o artigo. Desculpas ao autor. Ótimo texto Lealcy B. Junior : ).
E já me autoflagelei pra aprender a ler as letras pequenininhas em fonte cinza claro sobre fundo branco com o nome do autor.
Parabéns e foi mal pelo flood.
CurtirCurtir
È um direito inalienável de cada indivíduo decidir se vai APRENDER ou apenas continuar ACREDITANDO nos absurdos, nas fantasias, nas versões brilhantes e nos “Livros Sagrados”. Onde a obediência e a alienação são defesas contra o desconhecido.
Até porque, os místicos seriam o chamado HOMEM MÉDIO de José Ortega.
E que seriam aqueles que não têm opinião própria… Que exige pouco… Que tem uma predisposição para acreditar… Que não gosta de investigar… E que não se importa de viver algemado as crendices e aos resquícios de alguma lenda…
Além disso, pouco adianta criticar as religiões sem oferecer alguma coisa em troca.
E a coisa em troca tem que ser melhor do que aquilo que combatemos, rejeitamos ou queremos exterminar. Até porque, apesar do conhecimento científico ser infinitamente superior à teologia religiosa; do ponto de vista moral, afetivo e funcional, a fé (como moeda de troca para ir para o céu), a ilusão de vida eterna e o conforto de um pai protetor, são muito mais interessantes do que o problemático, caro, corporativista e difícil ateísmo.
Quando um místico vai a Igreja, ele estaria necessitando de afeto, de conforto, de alguma explicação agradável… Mas tudo o que os ateus oferecem é um mundo egoísta, frio, competitivo, solitário, extremamente intelectual e onde só se vive uma única vez…
CurtirCurtir
CARA EU TO MEIO QUE FELIZ DE SABER QUE TEM 10% DE PESSOAS NO MUNDO Q Ñ ACREDITAM EM DEUS,JESUS,RESSURREICAO,VIDA ETERNA E TALS…A MINHA OPNIA É A SEGUINTE NAO EXISTE….
DEUS:NUNCA VI E NUNCA SE MANIFESTO N TEM NENHUMA PROVA QUE EXISTIU AS PESSOAS SO ACREDITAM NESSA HISTORIA PARA N ACEITAR A REALIDADE DE QUE ESTAO SOZINHAS(QUANDO ESTAO SOZINHAS) E NUNCA VI UMA COISA Q N SEJA POSSIVEL DE ACONTECER(TIPO ALGUEM VOANDO)OU ABRINDO MARES HAHAH.
JESUS:EU N ENTENDO MT BEM A HISTORIA MAS…ERA UM TRANBIQUERO QUE EVENTOU ALGUMAS FARSAS(OU NEM FEZ NADA AFINAL OS CRENTES PODEM TER MUDADO A HISTORIA^^) BOM FALO Q ERA FILHO DE DEUS(DEU UMA DE ESPERTO BOM DEXA PRA LA.
RESSURREICAO E VIDA ETERNA:TEM MUITA GENTE 90% QUE LE A BIBILIA E ACREDITA QUE VAI VIVE EM ALMA ETERNAMENTE…EU N ACREDITO EM ALMA BOM SE VC N MORREU E ACREDITA NESSE LIVRINHO CHAMADO BIBILIA N FICA ESPALHANDO COISAS QUE N SAO CERTAS MUITOS CRENTES FICAM FALANDO Q VAI ACONTECE,VAI ACONTECE…
MOISES:GRANDE HISTORIA FARSADA^^ OLHA SO DISSERAM Q MOISES FEZ O 10 NEGOCIO LA PRO FARAO E SAI COM O POVO( N ACREDITO EM NADA QUE FALARAM SOBRE ESSA HISTORIA)DEPOIS ELE VAGA PELO DESERTO POR 40 ANOS(AHM)NA BIBILIA DIZ Q ELE VIU A TERRA PROMETIDA E MORREU ENTAO QUEM CONTOU A HISTORIA???OS CARA QUE ESCREVERAM A BIBILIA INVENTARAM…
A BIBILIA:É UM LIVRO DE COMPORTAMENTO TIPO OS CARA ESTUDAVAM AS PESSOAS E COLOCAVAM SEUS “DEFEITOS” E COLOCAVAM O QUE ELES ACHAVAM ERRADO E FALAVAM PARA N FAZER TA LEGAL BOA AUTO-AJUDA MAS AS MENTIRAS SOBRE DEUS,JESUSVIDA ETERNA E OUTRAS N TEM EXPLICACAO…….AH EU TBM N ACREDITO EM ET PQ N TEM PLANETA COM VIDA CONHECIDO EM FANTASMA EM DEMONIO…..SO ACREDITO NO QUE VEJO MESMO E EM COISAS EXPLICAIVEIS VALEU!!!!!!!((((((….MAIOR FARSA DO MUNDO…CARA NEM ACREDITO QUE FUI EU QUE ESCREVI QUE LEGAL ME EXPRESSEI BEM….))))))
CurtirCurtir
AO COMENTARIO ACIMA DE MIM….AS PESSOAS SO ACREDITAM NISSO PQ TEM MEDO….DE MORRER….
CurtirCurtir
É incrível como palavras bonitas porém tão superficiais e infundadas como as suas, possa levar pessoas à chama-lo de “sábio”. Primeiro tentas de forma equivocada, provar que sabes alguma coisa sobre a história à que te referes, e depois tentas levar pessoas pasmadas com “tanta sabedoria”, a navegar em tuas conclusões insólitas. Quanto à imortalidade da alma, creio que não conheces nada a respeito da lei mosaica e dos profetas. É verdade, e que não precisa ser nenhum gênio pra saber disso, que o judaísmo ao longo dos anos(falo no tocante ao povo judeu e não aos escritos mosaicos ou dos profetas) , sofreu bastante influência dos povos que dominaram a palestina, tais como: babilônicos, persas, gregos, romanos etc, mas se deres uma olhada nos escritos mosaicos e proféticos, não encontraras tal doutrina como sendo verdadeira, e nem venha querer citar Saul e Samuel, pois aquilo não prova nada. Isso tornasse bem notório quando se lê o livros de Eclesiastes, livro esse que se contradiz com alguns pensamentos modernos tanto judeu como cristão, dentre outros. E a respeito de Jesus, o assim chamado Cristo, o que sabes? Não conheces nada além de conclusões, muitas das vezes equivocadas , que foram sendo tomadas ao longo desses quase dois mil anos. Aconselho-te a ler o livro “Jesus o Maior Homem do Mundo” de A. N. Wilson. Ele dá uma visão não muito “celestial” de Jesus, uma visão mais humana. Será para você uma boa leitura, afinal de contas, críticos, céticos e demais do tipo, tem sempre que estar bem informado a respeito do que se critica.
Felicidades! Gostei da pagina, afinal de contas, é sempre bom debater!
CurtirCurtir
E eu lhe aconselho a ler livros de historiadores. Jesus existiu? Não. Provas que ele apareceu por aqui? Nenhuma! Incoerências e anacronismos nos evangelhos? Tá cheio! A Bíbçlia serve pra que então? Só pra enganar otário. Este negócio de “visão celestial” é mera desculpa para fugir do óbvio: Jesus nunca existiu.
CurtirCurtir
Disse sua às palavras do livro, porque sei que comungas do mesmo pensamento.
CurtirCurtir
andre,
saia do impulso, da vontade mediocre de contrariar, do modelo big globo de aparecer a qualquer custo, não seja mais um pseudo cientista ou cientista japones que enterra e depois desenterra mentiras pra ganhar status. para de acreditar naquilo que voce quer (existem argumentos pra tudo hoje, pra matar, pra roubar, pra mentir, pra aparecer, etc.) e vá estudar. aprenda a olhar os dois lados com imparcialidade e não com uma opinião já definida. saia do zero da critica e do pensamento.
CurtirCurtir
Pois é. Agi assim e vi que a religiãozinha de vocês é algo pra lá de ridículo.
CurtirCurtir
É muito óbviu que JC nunca existiu, isso tudo foi uma manipulação muito bem feita com o intuito de enriquecer a igreja, todos sabemos, que até hoje funciona. Querem um exemplo melhor, todos já esqueceram do epsódio do famoso pastor Edir Macedo, hoje dono da 2ª maior rede de comunicação do brasil. Como? Simplismente usando da fé dos cabeça de bagre que tem preguisa de ler, questionar e raciocinar.
Sou ateu e com muito orgulho, não tenho medo do que vem depois da morte, sou muito realista, não preciso de crendisse para viver. E é por existir pessoas que pensam assim é que estamos hoje discutindo esse assunto via internet. Isso se chama evolução, se estivessemos vivendo segundo as escrituras, ainda hoje estariam morrendo grandes cinentistas, inventores e pensadores, queimados em praça pública. Isso seria legal?
CurtirCurtir
cristianismo /mormonismo/catolissismo/hinduismo ,enfim todos os ismos sao mera fantasia,quero apenas provas ,como ninguem as tem ,inventaram a fe`que e uma afronta a quem pensa, raciocina enfim tem um cerebro,vamos religiosos me mostrem seu ceu. seu inferno ,tolos e o que voces sao, a verdade esta na frente de todos voces , mas preferem crer no inprovavel ,que pena .
CurtirCurtir
Jesus existiu… igual ao Chico Mendes… E morreram por suas comunidades… Deus??? Aí já é outra História..
CurtirCurtir
Temos muitas provas que Chico Mendes existiu. Qto a Jesus… ops.
CurtirCurtir
Na verdade na verdade eu vos pergunto…Se somos a imagem e semelhança de Deus, porque somos tão imperfeitos fracos e fargeis… quando se nasce com um defeito fisico genético é porque Deus quis????
CurtirCurtir
“Lei mosaica dos profetas” … genteeee … papel aceita qualquer coisa que se escreva nele … pode-se ca… nele que ele aceita e nem faz cara feia … tem gente que forma opinião baseando-se em livros misticos e se acha inteligente e cheia de razão… mas isso não importa porque os espertos são esses pastores de igrejas evangélicas que vão ficando ricos com o suor dos babacas que deixam de comprar leite para os filhos para pagar o dizimo ou até comprar um terreno no céu caso se tenha uma pouquinho mais de dinheiro… rsss afinal de contas é bom garantir uma boa localização la e ficar de olho na valorização imobiliária rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
CurtirCurtir
Sou judia.
O D-us do Judaísmo está mais quanto fisium do que mitologias.
Como judia eu sou semi atéia, a nossa Torá livro sagrada é curtinho.
Para curiosidade dos ateus a bíblia cristã não tem nada haver com a Torá judaica.
CurtirCurtir
Historicamente, nao ha provas da existencia de Jesus e Moises. E essa historia de pai manda filho pra slavar o mundo, tem muitas iguais, veja Horus, dionisio, Thor, Mitra, e por ai vai, todos filhos do altissimo se fizeram carne pra salvar a humanidade.
Depois, muito deppois apareceu um cristo, com vida identicas aos menconados, que tbm nasceram de uma virgem.
CURIOSO NAO???????
CurtirCurtir
Sou cristã, mas vejo que o cristianismo está muito nada original. Tipo, o céu veio da religião romana, influenciada pelos gregos e os romanos ocupavam a Palestina. A cruz era um simbolo de Roma antigo, e a Biblia tem mais ficção que Crepúsculo. E é só o começo! Mais creio que a maior farsa é o Islã, que religião baseada em outra tem tanto preconceito com as mulheres? E ele viu um anjo. Grande coisa! Eu já vi uma santa que apareceu e piscou para mim. Mas eu não fundei drogas nenhumas! É verdade a história da santa.
CurtirCurtir
o cristianismo é a maior farça de todos os tempos e também o judaismo pregando a um deus que não existe e um jesus tipicamente pagão um mito da mitologia grego- romana
CurtirCurtir
ótimo blog, é bom saber que ainda há gente inteligente que ainda não caiu nessa manipulação que é a religião.
CurtirCurtir
Recomendo uma leitura fundamental para quem quer mesmo entender o que vem a ser religião http://pt.scribd.com/doc/34229777/Ludwig-Feuerbach-A-essencia-do-cristianismo
Claro que viemos sendo enganados desde sempre, agora precisamos saber “como” e o “porquê”.
CurtirCurtir
Enquanto religião for lucrativa será assim! É lamentavel!!!
CurtirCurtir