Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

O Milagre de Lanciano Desmascarado

Assim disse o Senhor: Não tentarás o teu Deus. Mas como aqui não acreditamos nessa baboseira e não temos medo de sermos desafiados, aqui está mais um deleite para vocês. Fomos desafiados por email a fazer um artigo sobre a palhaçada conhecida como Milagre de Lanciano. Caso contrário,  “se este fato fosse comprovadamente verdade, a ciência teria de assumir a veracidade e a seriedade da Igreja Católica, bem como um de seus dogmas mais peculiares, a Eucaristia.”

Isso aquece me sangue e faz meus caninos crescerem de satisfação, ainda mais que o próprio e-mail traz a refutação “(…) basta procurar na internet, existem dezenas de sites católicos que relatam este ocorrido”. Imagino que sim, eles até “provam” que os judeus libertavam prisioneiros na Pessach, mesmo sem apresentar prova alguma.

Senhoras e senhores, este é mais um artigo da série: Grandes Mentiras Religiosas – O (pseudo)Milagre de Lanciano.

Tudo começa em Lanciano, claro, na Itália. Lá, no mosteiro de São Legoziano viviam os “monges de São Basílio”. Durante uma missa, o pão que ia ser consagrado (não havia a hóstia, como conhecemos hoje), no momento do ato da consagração, converteu-se em carne e o vinho em sangue, conforme diz o mito. Imagino o auê que não foi. Milagro di Dio!

Ah, sim… esqueci de dizer que isso aconteceu pelos idos do século VIII da Era Comum, uma época de luzes e com um grande avanço científico, não é mesmo? 😉

O pão-que-virou-carne apresentava, como ainda hoje se pode observar, uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto, e tinha uma aparência fibrosa; o Sangue era de cor terrosa (entre amarelo e o ocre), coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes. Inicialmente essas relíquias foram conservadas num tabernáculo de marfim e, a partir de 1713, até hoje, passaram a ser guardadas numa custódia de prata, e o Sangue, num cálice de cristal.

Isso é o que se sabe do ocorrido. Só isso, nada mais.

No entanto, desde longa data a Igreja Católica sempre precisou de relíquias, de algo físico e palpável que pudesse ser mostrado à população, de modo que acreditassem no deus deles. Mais tarde, eles fariam de outra forma: a ferro e a fogo, através do poder da infame Inquisição.

O tempo passa, o tempo voa, e as pessoas sensatas se recusam a acreditar em qualquer bobagem só porque lhes disseram que era verdade. E aqui começa a verdadeira mentira. A mentira que a Ciência provou ser verdade o acontecido em Lanciano. O texto publicado pelo Zenit em Português segue abaixo, para depois fazermos considerações.

ROMA, quinta-feira, 5 de maio de 2005 (ZENIT.org).- O doutor Edoardo Linoli afirma a Zenit que sustentou em suas mãos um verdadeiro tecido cardíaco quando analisou anos atrás as relíquias do milagre eucarístico de Lanciano (Itália), o mais antigo dos conhecidos.

O fenômeno se remonta ao século VIII. Em Lanciano, na igreja dedicada a São Legonciano, um monge basiliano que celebrava a missa em rito latino, após a consagração, começou a duvidar da presença real de Cristo sob as sagradas espécies.

Nesse momento, o sacerdote viu como a sagrada hóstia se transformava em carne humana e o vinho em sangue, que posteriormente se coagulou. Na catedral estão custodiadas estas relíquias.

Professor de Anatomia e Histologia Patológica, de Química e Microscopia Clínica, e ex-chefe do Laboratório de Anatomia Patológica no Hospital de Arezzo, o doutor Linoli foi o único que analisou as relíquias do milagre de Lanciano. Seus resultados suscitaram um grande interesse no mundo científico.

Em novembro de 1970, por iniciativa do arcebispo de Lanciano, Dom Pacífico Perantoni, e do ministro provincial dos Conventuais de Abruzzo, contando com a autorização de Roma, os Franciscanos de Lanciano decidiram submeter a exame científico as relíquias.

Encomendou-se a tarefa ao professor Linoli, ajudado pelo professor Ruggero Bertelli –da Universidade de Siena–. Com a maior atenção, o professor Linoli extraiu partes das relíquias e submeteu a análise os restos de «carne e sangue milagrosos». Em 4 de março de 1971 apresentou os resultados.

Evidenciam que a carne e o sangue eram com segurança de natureza humana. A carne era inequivocamente tecido cardíaco, e o sangue era verdadeiro e pertencia ao grupo AB.

Consultado por Zenit, o professor Linoli explicou que, «pelo que diz respeito à carne, encontrei-me na mão com o endocárdio. Portanto não há dúvida alguma de que se trata de tecido cardíaco».

Quanto ao sangue, o cientista sublinhou que «o grupo sanguíneo é o mesmo do homem do Santo Sudário de Turim, e é particular porque tem as características de um homem que nasceu e viveu nas zonas do Oriente Médio».

«O grupo sanguíneo AB dos habitantes do lugar de fato tem uma porcentagem que vai de 0,5 a 1%, enquanto que na Palestina e nas regiões do Oriente Médio é de 14-15%», apontou.

A análise do professor Linoli revelou também que não havia na relíquia substâncias conservantes e que o sangue não podia ter sido extraído de um cadáver, porque se haveria alterado rapidamente.

O informe do professor Linoli foi publicado em «Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório» (1971, fasc 3, Grafiche Meini, Siena).

Em 1973, o conselho superior da Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões do médico italiano. Os trabalhos se prolongaram 15 meses com um total de quinhentos exames. As conclusões de todas as investigações confirmaram o que havia sido declarado e publicado na Itália.

O extrato dos trabalhos científicos da comissão médica da OMS foi publicado em dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra, confirmando a impossibilidade da ciência de dar uma explicação a este fenômeno.

O professor Linoli participa esta quinta-feira no Congresso sobre os milagres eucarísticos organizado pelo Master em Ciência e Fé do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (Roma), em colaboração com o Instituto São Clemente I Papa e Mártir, com ocasião do Ano Eucarístico que a Igreja universal celebra até outubro.

«Os milagres eucarísticos são fenômenos extraordinários de diferente tipo», explicou o diretor do Congresso, o padre Rafael Pascual LC, em «Rádio Vaticano»: «por exemplo, há a transformação das espécies do pão e do vinho em carne e sangue, a preservação milagrosa das Hóstias consagradas, ou algumas hóstias que vertem sangue».

«Na Itália, há vários lugares onde ocorreram estes milagres eucarísticos –declarou–, mas também os encontramos na França, Alemanha, Holanda, Espanha» e alguns «na América do Norte».

Leram tudo? Ótimo! Vamos à refutação, para depois vocês perguntarem: “Como não percebi isso antes?”

O texto diz que foi encomendado ao Professor Edoardo (o nome na verdade é Oduardo) Linoli que pesquisasse a autenticidade em 1970. Que maravilha! Depois de 39 anos, ninguém mais testou o sangue? Hummm… Por quê? Mas isso não é tão importante. O importante é saber, segundo o texto, Linoli foi ajudado pelo professor Ruggero Bertelli, da Universidade de Siena. Já temos o primeiro erro!

Ruggero Bertelli JAMAIS poderia dar qualquer ajuda na análise. Uai! Por que não? Porque Bertelli não é químico, biólogo, patologista ou médico do SUS. Bertelli é ECONOMISTA! Duvidam? Que ótimo, vocês têm mais que duvidar, mesmo. Não se pode aceitar nada sem provas. E a prova está AQUI. Ainda não acreditam? Tudo bem, que tal uma publicação indexada do próprio Dr. Bertelli? Quantos Ruggero Bertelli lecionam na Universidade de Siena, hein? Por que o crente mente? Por que mente o crente?

O texto, copiado na cara de pau por tudo que é site católico, na íntegra, diz que em 4 de março de 1971 apresentou os resultados. Mas, que resultados? Não vi uma publicação indexada atestando isso. Encontro referências, mas não O artigo. Não foi publicado na Science, Nature etc. Dando uma olhada na Wikipédia em inglês, quase todas as assertativas vêm com a observação Citation needed, indicando que não há fonte que sustente. Interessante, não? Olhando as imagens dos supostos laudos, o que vemos são folhas impressas sem nem um timbre sequer. Nada que uma criança não possa fazer no MS-Word ou qualquer processador de texto. So, what?

O texto menciona que sim, aquilo é carne. Tá, vamos dar um pequeno crédito de confiança. O que isso prova? Que ali tem um pedaço de carne E SÓ! Não prova que um pedaço de pão virou carne e vinho virou sangue. Sobre a ocorrência do dito “milagre” ser um pedaço de carne que se liquefaz e volta a se solidificar, realmente trata-se de um milagre… Um milagre chamado Química! O blog De Rerum Natura trouxe um apanhado muito bom, explicando sobre os chamados “milagres de sangue”, e que podem facilmente ser simulados com solução coloidal de óxido de ferro (III) hidratado. Recomendo a leitura.

A cereja do bolo é a parte onde o texto diz: “Em 1973, o conselho superior da Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões do médico italiano. Os trabalhos se prolongaram 15 meses com um total de quinhentos exames. As conclusões de todas as investigações confirmaram o que havia sido declarado e publicado na Itália.”

Sabem qual é o nome disso? CANALHICE! Da mesma forma que alegaram que a NASA confirmou o dia perdido por causa da batalha de Josué, arrolaram a OMS com uma história envolvendo um conselho que NON EKZISTE! Fazendo uma busca por esse nome, ou sua alternativa em inglês (Higher Council of the World Health Organization), encontramos isso AQUI… É, pois é. Não encontrou-se NADA! Simplesmente, não existe este conselho superior sei lá das quantas. Mentira da grossa!

Sempre a Igreja dependeu dessas lorotas para se mostrar presente. Para um povo tosco e ignorante da Idade Média, é até explicável isso.; O que não é explicável é como no século XXI as pessoas ainda acreditam nestas baboseiras que circulam pela internet, num cópia/cola ad aeternum. Não faz mal, estamos aqui para desvendar estes mitos e expô-los ao que realmente são: mitos.

MITO DETONADO


Capítulo anterior Índice Próximo capítulo

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

  • Enf Leodiana Acupuntura

    Parece Paulo de Tarso, ele tbém perseguia Jesus. Mesmo que dissessem e provassem que o Milagre de Lanciano é mentira, não me importaria…Encontrei na Hostia consagrada a verdadeira paz, mas é claro que se vc vai comungar sem uma contrição verdadeira, vai apenas “comer uma bolachinha”. Mas para que gastar palavras com quem não quer escutar?
    Para fazer essa experiencia, basta rezar na humildade, pedir a Deus iluminação, pedir perdão de seus pecados, fazer uma boa confissão…quem quer fazer a experiencia!!!!
    Quem não quer, pelo menos respeite.
    Intolerância religiosa tbém é crime!!!!
    Ah e vc busca referencias de Blogs? Sites como wikipedia?
    Nossa que boas referencias?! Que Deus o ilumine em seus estudos, vc e a todos que o acompanham….
    Boa sorte
    Só saibam de uma coisa Deus o ama, para conhecer esse amor, basta deixar-te amar por Ele…
    Paz a vcs 😉

    Pryderi respondeu:

    Tem gente que acha que pratos de pipoca têm poderes mágicos. Não tem diferença nenhuma naquela bolachinha vagabunda e fraudulenta.

    Filipe Bello respondeu:

    Você já experimentou pregar a pele da primeira ovelha totalmente branca que nascer no ano e pregar na árvore mais alta da sua propriedade assim que ela nascer?
    Faz milagres na sua colheita. Se você fizer a experiência, vai ver que é verdade!!!

  • E uma publicação científica de uma revista séria com revisão de pares? Não, é apenas um monte de blábláblá religioso. Quero comprovações científicas.

  • Henrique Pardone

    Para que tanto ódio?post cheio de sarcasmo e ironia e nenhuma de fato conseguiu refuta a tal história,o que me impressiona é que só vocês acham que são os intelectuais racionais,dentro do vaticano tem os maiores cientistas do mundo com certeza ninguém aqui muito menos o autor do texto e nem eu teria capacidade de debater com eles em nivel técnico,um conselho ao site e ao autor use menos sarcasmo e ironia a impressão que se passa é meio um desespero de não conseguir debater e partir para ignorancia.Abraços

    Pryderi respondeu:

    Refutar a história? Mas ninguém PROVOU que aquela porcaria é uma hóstia que virou carne. Analisaram a carne SO WHAT? Que tal se eu mostrar o meu carro e disser que ETs o trouxeram? Taqui meu carro, ué. Se tenho um carro, é porque ETs o trouxeram. Prove o contrário.

    E sinm, eu debato com os cientistas do Vaticano (que nunca puseram as mãos naquela bagaça),e perguntarei: como posso ter certeza que isso é uma hóstia que virou carne? Faça um experimento me mostrando. Vamos ver o que eles dizem.

    Henrique Pardone respondeu:

    Você é muito importante o Vaticano realmente precisa da sua opninão,quantos trabalhos academicos você fez?quantas teses você defendeu?Neo Ateísmo é foda

    Pryderi respondeu:

    Mais que vc, o que não é muito significante, pq qq um tem mais trabalhos publicados que uma criança de primário.

    E eu não sou ateu

    NestorBendo respondeu:

    I see mimimi people…

    Márcio S. respondeu:

    “Para que tanto ódio?”

    Pra quê tanta preocupação com um blog cético que, com certeza, não conseguirá abalar sua fé, não é mesmo?

    “me impressiona é que só vocês acham que são os intelectuais racionais”

    O que é realmente impressionante é a crença de vocês crentoscos depender desses milagresinhos de 5a. categoria. Se vocês precisam de provas para acreditar, então sua fé não tem sentido. Precisar sustentar esse milagresinho em especial, isso sim, é que é desespero.
    Abraços por trás!

  • Se alguém matar de forma bárbara seus familiares, você não fará esta pergunta.

    Tyfer TF respondeu:

    A morte é a melhor parte da vida, mas é preciso estar preparado, o que fica é a saudade

    Pryderi respondeu:

    Então, por favor, melhore a sua vida.

    cloverfield respondeu:

    Melhor parte da vida é viver, principalmente com minha família e amigos.
    Melhor parte é aproveitar cada livro, cada diversão, cada momento efêmero na companhia de coisas que podem ensinar a ser melhor.
    Melhor parte da vida é aprender e ensinar.
    E quando a morte vier me buscar, vou dar um sorriso, convidar ela para um café, pedir um tempo pra arrumar algumas coisas e partir feliz por ter vivido.

  • NestorBendo

    Se mate e traga-nos a resposta.

  • Filipe Bello

    Isso aí irmã! qualquer um que ouse questionar os milagres de deus é um demônio sórdido que só quer levar as pessoas para o inferno de dor e sofrimento com ele, porque ele é um demônio sórdido e safado!!!
    Ainda bem que temos pessoas esclarecidas como você para nos colocar de volta nos trilhos da adoração cega e sem questionamentos que só a fé na glória de Jesus, que nos levará para morar no céu e comer queijo Philadelfia.
    Aleluia!
    Mas, se não for muita heresia da minha parte perguntar, você poderia nos explicar como foi que o deus todo poderoso transformou farinha e água em carne humana ?
    Porque a minha mente pecadora só consegue pensar em algum psicopata cortando carne humana em formato de hóstia para angariar doações para sua paróquia e, pecador que sou, ainda chego a imaginar o próprio padre, histérico na adoração do senhor, cortando a própria carne na satisfação de ter seu corpo sendo comparado ao cristo vivo por toda a cristandade….

  • Adriano

    Já tem mais tempo que eu analizei isso, mas no site da Universidade de Siena tem 2 Bertellis: Um se chama Eugenio e outro Ruggero. Um lida com Anatomia Humana e outro com Economia. Devem ter trocado o nome por engano na notícia original. Isso é o que eu tinha encontrado:

    BERTELLI EUGENIO Dipartimento di Scienze della Vita Seconda Fascia tempo pieno 05/H1 – ANATOMIA UMANA BIO/16 – ANATOMIA UMANA 01/11/2027

    BERTELLI RUGGERO Dipartimento di Studi Aziendali e Giuridici Seconda Fascia tempo definito
    13/B4 – ECONOMIA DEGLI INTERMEDIARI FINANZIARI E FINANZA
    AZIENDALE
    SECS-P/11 – ECONOMIA DEGLI INTERMEDIARI
    FINANZIARI 01/11/2025

    Esse é um link que eu encontrei hoje sobre o Eugenio:

    http://www.unisi.it/ugov/person/9693

  • Antonio OA

    ô meu querido da página, você poderia dar uma olhada nesse artigo que eu encontrei?

    http://europepmc.org/abstract/med/4950729

    Depois me fala qual a sua conclusão por favor. Obrigado.

    Pryderi respondeu:

    Minha conclusão é que não tem nenhuma prova que o bife santo era uma hóstia. Você me dá uma prova que aquilo era uma hóstia que virou carne? Pq a única coisa que eu vi era um pedaço de coração de uma pessoa cardíaca.

    Tente de novo, crentinho.

  • Lógico, mais um “ateuzinho” com síndrome de atenção que desconfia de tudo e de todos.

    Eu ouvi alguma refutação?

    Assim, você já parte do principio de que a Igreja é corrupta.

    Bem, não foi isso que causou a Reforma Protestante? 🙂

    Aí fica muito fácil provar, até um analfabeto provaria isso.

    Eu só quero saber como provaram que o bife santo era uma hóstia antes.

    Mas você leu o artigo? Porque pelo que eu li do seu pobre artigo, você quer descontruir toda uma pesquisa científica, acredito eu, você nem chegou a lê-la, querendo refutar a esta crença através sites católicos com informações incompletas.

    Mas cadê a prova que aquilo era uma hóstia antes?

    Se eu induzir, por esse artigo, pobre em argumentação científica, que outros artigos seguem a mesma linha de raciocíco, posso afirmar que você é uma fraude ambulante.

    Por que eu me preocuparia com a opinião de alguém que acredita em cobras falantes?

    Tente me convencer ceticuzinho de que sua argumentação é válida.

    Mas meu filho, eu nem sabia da sua ridícula existência antes de você vir poluir minha área de comentários. Não tenho a menor intenção de lhe convencer de nada. Volta lá pro site da Monfort, volta, troll.

    cloverfield respondeu:

    O cara pede pra você dar sua conclusão e fica putinho porque você não concordou com ele.

    Pryderi respondeu:

    Típico de crentonildo

    cloverfield respondeu:

    Tem uma frase atribuída ao Ford que explica bem isso: ” O cliente pode escolher seu carro da cor que quiser, desde que seja preto.”

  • Norma Nascimento

    Banir, foi horrível. Pareceu medo. Não foi, mas pareceu. A discussão deveria ir até o fim.

    Pryderi respondeu:

    Eu estou muito preocupado com o que parece e deixa parecer. Minha casa, minhas regras, e as regras estão linkadas.

  • Harold

    André, offtopic, tem como melhorar o acesso a artigos como esse, assim como era no layout anterior, como se estivessem indexados nas páginas com o nome do artigo? Tem um bom tempo que não visito seu blog e agora que estou tentando reler alguns textos que me fora importantes está difícil encontra-los pois na barra de acesso aparecem as postagens de acordo com a categoria e postagem. Obrigado.

    Pryderi respondeu:

    Ué? Você viu o menu lá em cima? Ainda estou tentando colocar a listagem sob a forma de grade, mas verei se faço outro tipo de melhoria.

  • Thiago Ferreira da Costa

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/4950729/ da uma olhada aqui seu pilantra.

    Pryderi respondeu:

    Cite-me a parte que fala que aquilo era uma hóstia antes. 🙂

    cloverfield respondeu:

    O problema e que nao ha nenhuma confirmacao de que a carne e sangue apresentada era uma hostia antes.
    Sem essa confirmacao podemos afirmar que o mais obvio e que esses materias foram retirados de algum corpo, provavelmente de algum judeu de epoca, e como eles estao em um sacrario fechado, ficaram conservados.

  • Joga no Google e vê se encontra o artigo original. Meu postulado se mantém: CADÊ O ARTIGO PROVANDO QUE O BIFE SANTO ERA UMA HÓSTIA?

    (e eu sei que não havia hóstias naquele tempo. A afirmação é dos católicos, não minha)

    Thiago Ferreira da Costa respondeu:

    Vc não entendeu qual parte de que O Estudo Não Foi para comprovar se era ou não hóstia e sim para comprovar se era carne e sangue humano.

    Pryderi respondeu:

    Diga isso aos católicos que usam isso para “provar” que a pseudohóstia se transformou em carne.

    A análise diz que ali tem carne.

    SO WHAT????????????

    Thiago Ferreira da Costa respondeu:

    Os católicos não usam esse estudo para provar que uma hóstia se transformou em carne (humana), e usam sim para dizer que de fato é carne (humana) e dessa forma os que já CRIAM no milagre antes do estudo, puderam tirar suas dúvidas se era ou não carne (humana). Por definição do próprio sentido de milagre, ele não pode ser explicado por métodos científicos. Se pudesse ser explicado não seria um milagre. Como você pode colocar no titulo que o milagre foi desmascarado se nem tem essa concepção (ou parte dessa premissa) do que é um milagre. Como alguém desmascara algo que não crê?

    Pryderi respondeu:

    Os católicos não usam esse estudo para provar que uma hóstia se transformou em carne (humana),

    Então, leia os comentários anteriores.

    e usam sim para dizer que de fato é carne (humana) e dessa forma os que já CRIAM no milagre antes do estudo, puderam tirar suas dúvidas se era ou não carne (humana).

    Então um açougue é prova do poder milagroso de Deus?

    Por definição do próprio sentido de milagre, ele não pode ser explicado por métodos científicos.

    Primeiro, tem que provar que ocorreu. Só vi um pedaço de carne mofado. Quero ver provar que era uma hóstia antes.

    Como você pode colocar no titulo que o milagre foi desmascarado se nem tem essa concepção (ou parte dessa premissa) do que é um milagre. Como alguém desmascara algo que não crê?

    Porque se eu cresse, meu caro analfabeto funcional, não teria como desmascarar. DUHHHHHHHH

    Thiago Ferreira da Costa respondeu:

    Sinceramente você parece um doente mental que nem sabe interpretar o que escrevi. Sabe o que interpretação de texto? Acho que não.

    Pryderi respondeu:

    Aí a gente bane o filho da puta, vai ficar reclamando do ateu malvado.

    Erick Grazina respondeu:

    O único que tem problemas de interpretação de texto é você meu caro comedor de hóstias. Pare, respire e leia com calma:O milagre (está acompanhando?) é a hóstia (continua acompanhando? Ótimo!) ter se transformado em carne. Entendeu? Que bom! Então onde está a prova?

    Fábio respondeu:

    Cara, o milagre é a TRANSFORMAÇÃO! Ou prova que ela ocorreu ou não há milagre algum.O fato daquilo ser carne e sangue humano não diz nada.Qualquer um poderia fraudar isso.
    Ademais, por que isso não ocorre nos dias atuais onde qualquer um poderia sacar um celular do bolso e filmar todo processo? Seria fabuloso e calaria todos os descrentes, não? Imagina uma edição do Fantástico só sobre isso! Nem os gols eles passariam!!!
    E se você tivesse lido todos os comentário anteriores teria visto que seus argumentos já foram alegados por outros e não se chegou à lugar algum, pois o milagre seria a TRANSFORMAÇÃO e até agora nada de prová-la.

  • Deus não é bom? Se você vir alguém cair na rua e um carro vier na direção dela, vc dá de ombros e diz “não sou eu quem está dirigindo”?

    Depois não gostam quando dizemos que vocês são as piores pessoas.

  • Num avião inteiro só tinha ateu. Que nem no Instituo Nacional do Câncer. Não tem unzinho lá que queira ser salvo.

    Ainda bem que temos medicina, que faz o bem sem depender do credo dessa pessoa.

  • Mas Deus não é bom e protege os seus? Zilda Arns devia ser atéia.

  • NestorBendo

    Abriram as portas do hospício, hoje? Que tipo de psicopata fica vendo um monte de gente morrer tendo como salvá-los? Nenhum deles prestava? Nenhum deles era crente e temente a esse psicopata que diz que salva ao menos os seus?

  • cloverfield

    Como alguem pode acreditar num deus tao cruel que so protege quem acredita nele?
    Como alguem poderia olhar nos olhos de um pai e uma mae e dizer que seu filho que morreu num acidente simplesmente por nao acreditar num deus desses?
    Nao costumo xingar os comentaristas mas voce nao passa de um doente mental, um fanatico arrogante e um imbecil psicotico.

    Pryderi respondeu:

    Protege, mas não muito. Zilda Arns é uma boa prova.

    cloverfield respondeu:

    Ela saiu do seu pais para ajudar um dos povos mais sofridos do mundo e como recompensa morre soterrada o que deve ser uma morte horrivel e dolorosa.
    Enquanto isso alguns dos piores ditadores do mundo morrem praticamente sem nenhum sofrimento.

  • Ary

    Senhor Ceticismo: A sua refutação está incompleta. Falta a outra metade. O senhor não refutou quando afirmam que as cinco porções de sangue coagulados, de diferentes tamanhos, tem o mesmo peso, tanto individualmente, como as cinco unidades pesadas juntas. Além disso há um repeteco do milagre de Lanciano aqui, mais perto de nós, em Buenos Aires, portanto mais fácil de ser comprovado ou desacreditado. Imaginem que a Igreja não precisa temer a Verdade.

    Pryderi respondeu:

    O senhor não refutou quando afirmam que as cinco porções de sangue coagulados, de diferentes tamanhos, tem o mesmo peso, tanto individualmente, como as cinco unidades pesadas juntas.

    Porque é irrelevante. Isso não prova que aquilo era uma hóstia antes. PUUUUUUUUUUUXA, aquilo é sangue!!!!!!!!

    So what? A parede de minha residência é feita de tijolos. Isso prova que o prédio foi construído com folhas de papel empilhadas e MILAGRO DI DIOOOOOOOOOOOOO tudo aquilo virou tijolos?

    lém disso há um repeteco do milagre de Lanciano aqui, mais perto de nós, em Buenos Aires, portanto mais fácil de ser comprovado ou desacreditado.

    Fico no aguardo esperando provarem que era as hóstias produziram sangue do nada. Filmaram, não filmaram? 🙂

    Acho curioso que com tanta gente sofrendo no Instituto Nacional do Câncer, seu deus se preocupa em provar que existe (pra gente que já acredita nele)fazendo hóstias sangrarem. Ele nunca faz isso… sei lá… no Maracanã, transformando a bola numa abóbora

    Ary respondeu:

    Obrigado pelo retorno.