A foto da primeira dama da Ciência não é a primeira dama

Se você tem o mínimo apreço por Ciência, não existe uma segunda opção para escolher a Primeira Dama da Pesquisa Científica a não ser Madame Curie. Só que essa aqui da foto ao lado, presente em vários livros, publicações, selos etc não é Mme Curie. Sim, eu espero você colocar o queixo no lugar enquanto diz "Ops!".

Continuar lendo “A foto da primeira dama da Ciência não é a primeira dama”

Grandes Nomes da Ciência: Ignaz Semmelweis

A mulher em pânico é trazida para a enfermaria. Ela lutava, mesmo com sua enorme barriga, prestes a dar a luz. Ela se recusa a entrar e a enfermeira passa trabalho para contê-la. Outra enfermeira chega, mas a mulher escapa e se ajoelha perante o homem que está à sua frente. Ela não quer morrer. O homem se abaixa e pergunta o que houve e a mulher explica que ficar ali era o mesmo que ganhar uma sentença de morte. Ele lhe diz que na outra enfermaria não havia mais espaço, mas que ele faria de tudo para que ela e o bebê não sofressem nenhum mal.

O homem alto e calvo não conseguiu cumprir sua promessa. A mulher morreu de febre puerperal, o homem ficou no canto, consternado por não ter cumprido sua promessa, mas seu legado contaria uma história diferente. Este homem era Ignaz Semmelweis

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Ignaz Semmelweis”

“Ela” e o que nos faz humanos

Eu vi o filme “Ela” (Her) e o achei ficção científica de primeira qualidade. Trata-se de um cara cuja profissão é escrever bilhetes para os outros, o tipo de emprego que será muito requisitado no futuro, dada a quantidade de analfabetos e analfabetos funcionais que andam aparecendo por aí. Parece meio como a personagem da Fernanda Montenegro em Central do Brasil, mas diferente do filme brasileiro, o personagem de Joaquin Phoenix foi bem desenvolvido.

Eu não pretendo discutir qualidades técnicas do filme, nem se será justo a posição eu ele terá no Oscar (estou escrevendo antes do resultado). O que eu quero examinar é como será nossa relação com a Inteligência Artificial. Nós, pessoas comuns, e não cientistas.

AVISO: TEREMOS SPOILERS DAQUI EM DIANTE!

Continuar lendo ““Ela” e o que nos faz humanos”

As assassinas unicelulares de mamíferos indefesos

A história da Vida na Terra é uma historia de assassinos, silenciosos ou não. Desde meteoros até inundações. De terremotos até ação humana. De vulcões até… algas? Sim, algas. E alguma coisa estava clara que não ia dar certo quando muitas baleias começaram a morrer.

Hoje, cientistas olham desolados para um assassinato de milhões de anos; e na busca da verdade, eles se deparam com vários suspeitos… inclusive um que não despertava a menor suspeita.

Continuar lendo “As assassinas unicelulares de mamíferos indefesos”

Tenha o seu Mini Museu em casa. Sim, vais ter que meter a mão no bolso

Eu sempre gostei de museus. A cultura de milênios à sua disposição. Uma história da vida na Terra de BILHÕES de anos. Tudo ali, em armários, cristaleiras, vitrines ou bem na sua frente, podendo até ser tocado (ou não, na maioria dos casos). O problema, entretanto, é a gente ir pra casa, sem poder levar nada daquilo de lembrança. No máximo, se comprar na lojinha (o que não é a mesma coisa, já que um meteorito não é a mesma coisa que uma camiseta com desenho custando quase 100 merréis).

Não seria legal ter uma pequena amostra do que tinha lá no museusão? Que tal ter algo em cima da sua mesa, para tentar impressionar seus parentes, que não darão a mínima, mas mesmo assim você achará o máximo?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Continuar lendo “Tenha o seu Mini Museu em casa. Sim, vais ter que meter a mão no bolso”

Júpiter pode tornar-se uma estrela um dia?

Júpiter é uma fascinação. O Senhor dos Planetas é um poder em si mesmo dada a imensa força de gravidade, sendo apenas superado pelo Sol.  Quando o cometa cometa Shoemaker-Levy 9 chegou perto dele em 1994 e os poderes magistrais do Rei dos Planetas-Deuses o atraíram e hoje, o que era o Shoemaker-Levy 9 é parte do próprio Júpiter. Em 1997, um desavisado cometa chamado Hale-Bopp — com seus incríveis 60 quilômetros, seis vezes maior que o cometa Halley — passou por Júpiter, e as imensas forças gravitacionais do Planeta-Deus fizeram-no mudar de curso.

Com tanto poder assim, Júpiter poderia se tornar uma estrela? Bem, a resposta é "NÃO", para os afobados. Pronto, podem ir embora. Para os que realmente querem saber: Por que não? Esta é mais uma edição do Livro dos Porquês!

Continuar lendo “Júpiter pode tornar-se uma estrela um dia?”

Os males do movimento anti-vacina

O problema do Brasil é importar o pior das outras culturas. Aqui não imita a gentileza e cordialidade de outros países. Deixem uma pilha de jornais aqui e em 5 minutos, não ficará nem o banquinho, para termos alguém vendendo-os na esquina seguinte ou, pior, só para jogar fora mesmo. For the lulz! Aqui não é a Suíça onde se pegaria o jornal, deixaria-se o dinheiro e pronto. Importamos os hooligans da Inglaterra, em troca, Agora temos um tímido, mas crescente, número de pessoas que são contra vacinação. Sim, nós pegamos os anti-vaxxers dos EUA. Já tivemos isso aqui uma vez e não deu em boa coisa, imitando o que acontecera quando Edward Jenner implantou vacinações.

Continuar lendo “Os males do movimento anti-vacina”

That’s the End! Hoje é o Ragnarok! E não tem essa de arrependimento

Tolos mortais! Pouco importa se vós sois homens, mulheres ou coisa que os valha em vossas ridículas distinções, sem nexo para mim! Eu que estou aqui, em Valaskjálf, olho com desdém para tudo o que vocês fizeram e não me simpatizo para convosco . Ficou decretado que este dia chegaria. Ficou determinado que toda a vossa vil existência e da inexpressiva Midgard. Hoje é o dia do fim. Hoje é quando eu varrerei tudo e meus filhos limparão a Terra.

HOJE É O

RAGNAROK!!!

Continuar lendo “That’s the End! Hoje é o Ragnarok! E não tem essa de arrependimento”

Entenda o financiamento da Ciência no Brasil

O título está meio que matéria de jornaleiro em site de notícia, mas em suma é isso mesmo. Grande parte das pessoas não sabem como cientistas pagam as contas das suas pesquisas, seja a compra de material, reagente e instalação, como viagens, coleta de espécimes e comida, porque pesquisador, tal como Soylent Green, também é gente.

O Pirulla tem um canal no VocêTubo muito bom e se seu marido fosse eu, ele o acompanharia. Agora, senhoras, olhem pros seus maridos; Agora olhem para mim. Olhem pros seu maridos, agora olhem para MIM. Infelizmente para vocês, seus maridos não são eu, mas vocês podem ainda assim ver o vídeo do Pirulla sobre como a pesquisa científica brasileira é financiada, logo após o break.

Continuar lendo “Entenda o financiamento da Ciência no Brasil”

Carta do prof. João Batista Canalle esclarecendo sobre a vakinha

No dia 14, eu divulguei um craudifundingui promovido pelo comitê organizador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Nele, o pessoal do OBA, coordenado pelo prof. dr. João Batista Canalle, pedia a colaboração para a compra de um planetário digital, a fim de melhorar um pouco o ensino de Astronomia, num pais que ainda vive na Idade Média.

Aquilo realmente mexeu comigo. Eu fiquei bolado, Fiquei irritado. Fiquei puto bagarai. Dinheiro pra Estádio tem. Gente doando dinheiro para político ladrão sentenciado pela Justiça, tem. arrumar uma grana pra melhorar o ensino não tem? Aqui, ó!

Comecei uma cruzada tuiteira. Redes sociais funcionam? Vamos ver…

Continuar lendo “Carta do prof. João Batista Canalle esclarecendo sobre a vakinha”