O SUS é um dos melhores serviços de saúde pública do mundo. Sim, isso o que você leu. O problema do SUS não é ser o SUS, e sim falta de dinheiro. Para isso, o Adib Jatene tinha criado o CPMF, para arrecadar dinheiro de forma a suplantar a verba com saúde pública. O sucesso do CPMF foi o maior problema, já que a imensa grana arrecadada arregalou os olhos o Governo, que usou o montante para tudo, menos pra saúde. Ainda assim, o SUS possui um dos mais bem-sucedidos programas de vacinação se comparado mesmo com países ricos. Daí um bando de energúmenos diz, com informações tiradas da bunda, que vacinas fazem mal. Que as pessoas podem viver sem ser vacinadas (estou cansado de explicar imunidade de rebanho). O resultado é esse: Brasil poderá perder certificado de eliminação do sarampo.
Continuar lendo “Brasil prestes a perder título de erradicação do sarampo. Valeu, pessoal!”

Dadas as atuais ofertas de candidatos à Presidência da República, uma pessoa normal e equilibrada sairia correndo pedindo socorro. Eu sou professor, o que já mostra que eu tenho algum desvio comportamental. Sendo assim, e achando que todas as atuais possibilidades são uma bela bosta, proporei candidatos muito melhores com melhores campanhas de governo.
Há um certo preconceito contra as chamadas “ciências humanas” e seus serguidores, também chamados “Humans of Humanas”. Eu não acho certo isso! Tanto é que eu vivo em busca de saber para que servem as áreas de Humanas. Tendo lido muito, estudado muito e observado, qual um zoólogo observando uma nova espécie de animal, eu cheguei a profundas conclusões que me permitem dizer que entendi perfeitamente para que servem esse grupo de seres vivos.
Eis-nos aqui. Era para ser um momento de celebrarmos, ainda com tristeza. Mas não há como. Não é uma morte que veio de causas naturais, a não ser que por “natural” você entenda o descaso patente de uma tribo burra, selvagem e ignorante. Um bando de incultos que não têm apreço pela Cultura. Ninguém pareceu se importar no estado até que as chamas irromperam. Séculos de escritos, documentos e pesquisas estão perdidos. Não adianta sequer imaginar a reconstrução física, pois o valor que lá tinha poderia ser alocado numa choupana que ainda assim seria inestimável. Talvez, numa choupana estivessem mais seguros.
Todos são iguais perante a Lei. Exceto se você for de uma igreja. Daí você é mais igual que os outros. Já não basta a alta concentração de facilidades e isenções que as igrejas possuem (consultem o artigo do
O Brasil é esquisito. Disso estamos carecas de saber. Mas só uma pessoa muito cândida (AKA burra) vai achar que a tosqueira existe só aqui. No máximo, somos especialistas nela, mas países desenvolvidos têm a sua parcela de idiotice. Enquanto aqui, em Banânia, nós aceitamos cartas psicografadas em tribunais e chamamos a Fundação Cacique Minhoquinha para controlar o tempo, na Alemanha, há a Comissária de Elfos, que dá palpites nos acidentes de estradas.
Indo direto ao assunto, estimativas MUITO otimistas estão agora dizendo que o Brasil tem 30% de analfabetos funcionais. Tenho certeza que o número é muito maior, mas vá lá. 30% de gente que não é capaz de ler, escrever ou compreender textos completamente ou fazer contas de forma decente. 1% (num país com mais de 200 milhões de habitantes) já é um número avassalador e inaceitável, mas beleza, 3 em cada 10 pessoas é analfabeto funcional, no big deal!
Está rolando um bochicho de um corte de verba da CAPES em que todo mundo ficará sem verba nenhuma. Estão alegando que isso vai acabar com a ciência no Brasil, que voltaremos pra Idade das Trevas, teremos gente defendendo criacionismo no Congresso, ficaremos entre os últimos nos índices educacionais no mundo todo, uma bancada religiosa será formada na Câmara dos Deputados, igrejas terão isenção de impostos, movimentos anti-vacina se espalharão, um monte de gente gravará vídeo no YouTube dizendo que a Terra é plana e que a NASA mente e que sarampo voltará a se espalhar. AINDA BEM que nada disso está acontecendo, graças às verbas que o CAPES recebe.
Por mais que as pessoas reclamem do YouTube, já que ele é um sacana e fica arrumando história com muita gente, o que é verdade, é fato que muitas pessoas não entendem o YouTube, não compreendem o conceito de métrica, não fazem a menor ideia como ele ganha dinheiro e nem seus interesses. Acham que há um grande complô para não mostrar seus conteúdos ao público que gostariam, quando a verdade é que o Tubo gosta de mostrar suas propagandas e se seu vídeo não apareceu para certas pessoas, é porque estas pessoas não demonstram interesse pelo que você tem a dizer. Não seria então, o caso de fazer vídeos que fossem atraentes?