O caso do ciclone que destrói o gelo marinho do Ártico

No final de 2015 e início de 2016, um ciclone extremamente quente passa pelo Atlântico Norte, provocando degelo de boa parte das camadas mais finas de gelo marítimo. Os pesquisadores da NASA acompanham de perto com o Atmospheric Infrared Sounder (AIRS).

Lembraram do outro vídeo que publiquei mostrando o time lapse do degelo do Ártico? Só boas notícias, né? Bem, realmente tem boas notícias. Agora, passarei a publicar alguns vídeos da NASA, com a legenda traduzida para PT-BR. Espero que gostem. Se não gostarem, compartilhem o canal enquanto me xingam para os seus contatos.

Continuar lendo “O caso do ciclone que destrói o gelo marinho do Ártico”

Enem, Platão e a falta de leitura

ENEM 2016. Fora o show de horrores que foi a galerinha atrasada, o que mais reclamaram é que, como sempre, as provas estavam difíceis; dentre elas, a prova de Química, que mencionou um texto de Platão sobre os estados físicos da água.

Boa parte não entendeu, alguns ficaram confusos, mas em última análise, a pergunta se resumia em “o que acontece quando o gelo derrete”. O problema, mais uma vez, está na Língua Portuguesa.

Continuar lendo “Enem, Platão e a falta de leitura”

Um passeio pela Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional, ISS, não é a maior máquina que a Humanidade já construiu. Mas é fascinante. É como terem construído o primeiro navio capaz de singrar o oceano. É linda e maravilhosa. A nossa aventura aqui, bem na nossa porta. Insignificante perante o universo, mas majestosa, quando um pontinho brilhante passa pelo Céu.

Eu queria poder ir lá, mas sei que isso não acontecerá. Tem gente muito melhor que eu lá trabalhando, e aquilo não é um passeio. Ainda assim, fazem coisas maravilhosas, e trazer imagens impressionantes. Como este filme que veremos a seguir.

Continuar lendo “Um passeio pela Estação Espacial Internacional”

Pesquisadores fazem macacos aleijados andarem

As lesões da medula espinhal não são legais. Eu não quero ter uma, você não quer ter uma, ninguém quer ter uma lesão na espinha. Não sei… deve ser porque uma lesão lá pode lhe dar de presente paraplegia ou, se você tiver mais azar ainda, uma tetraplegia. É aquele lance de cortar o cabo de energia da TV. Simplesmente, ela desliga, e só vai ligar quando você fizer algum remendo. Até agora, algumas técnicas foram testadas, mas ainda nada definitivo… AINDA.

Pesquisadores sempre tentaram sistemas de interação cérebro-espinha. Já fizeram até ratinho andar. Assim, que tal uma espécie um pouco maior? Bem, fizeram: com um macaco!

Continuar lendo “Pesquisadores fazem macacos aleijados andarem”

Como se tornar um “bom” palestrante enganando manés

Palestrante tem aos montes por aí. Normalmente, não fazem a menor ideia do que estão falando, ou para o segmento que estão se dirigindo. A única coisa que sabem é por que estão ali: Passar a perna no pessoal, fingindo ser o que não são, e cobrando bem caro por isso.

Tem de todos os tipos, de todas as especialidades, mas é sempre a mesma coisa: algo com a profundida de um pires, com um conhecimento de causa daqueles que nunca saíram de casa.

Descubra aqui o segredo desse pessoal.

Continuar lendo “Como se tornar um “bom” palestrante enganando manés”

10 Anos de Ceticismo.net

São 3.986 posts (sem contar este aqui), 169 páginas com matérias especiais, 49.840 comentários e muita informação. uma história de muito, muito tempo, ainda mais em termos de Internet, em que um ano é muita coisa. Fiz amigos, alguns desafetos, gente me xingando, gente me elogiando, gente que buscou a informação que precisava, enfim… Migramos de mídia, participações em alguns podcasts (ok, só um, o SciCast, mas vários episódios), convite para ir no CampusParty (ok, só por causa do SciCast, mesmo), convite para escrever em outros sites (infelizmente, já não existem mais. Serei o culpado?) e hoje estamos no YouTube, no Canal do Ceticismo.net.

No dia 29 de outubro de 2006, foi publicado o primeiro de nossos artigos. Sim, o Ceticismo.net hoje faz dez anos, um dos mais antigos sites de divulgação científica e pensamento crítico da Internet Brasileira, e há muita história, e ela começa antes de 2006.

Continuar lendo “10 Anos de Ceticismo.net”

5 Mitos da Ciência

Por mais que avança o nosso conhecimento, ainda ficamos presos a ideias tortas sobre pesquisa científica, Algumas acabam criando proposições totalmente infundadas, e alguns mitos, seja lá de onde vieram, acabam se perpetuando, por mais que informemos que aquilo não existe. Ideias como só usamos 10% do cérebro, a regra dos 5 segundos, lemingues se suicidam, vacinas causam autismo e que a água muda de estrutura mediante o estado emocional de quem estiver por perto ainda são contados e replicados, mesmo quando falamos que não há nenhum embasamento.

Aqui veremos esses 5 mitos e explicaremos porque estas idiotices não passam disso: idiotices.

Continuar lendo “5 Mitos da Ciência”

O nascer e pôr da Terra em alta resolução

A Lua sempre nos fascinou. Ela estava lá. Bem na esquina. O único astro mais próximo da gente e que nos acompanha desde milênios sem tentar nos matar. Dinossauros que o digam. As máquinas já foram lá. o Homem já foi lá. Mais máquinas voltaram lá. Voltaremos a pisar nela um dia mais uma vez? É difícil, já que é mais desafiador ir à Marte, e mais recompensador, também, nem que seja para comer umas batatas fritas com Mark Watney.

Em 2007, a sonda Kaguya, lançada pela Jaxa, a Agência Espacial Japonesa, tirou várias fotos. Agora, essas fotos em alta resolução foram liberadas, E é simplesmente… LINDO!

Continuar lendo “O nascer e pôr da Terra em alta resolução”

Hidrogênio e oxigênio na água explodem?

O hidrogênio é um gás altamente inflamável. O oxigênio é um poderoso comburente. Sendo a água composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, por que a água não pega fogo nem explode?

É uma pergunta corriqueira, mas fica sem resposta na maioria dos casos. Para isso existe o YouTube. Para isso existe O LIVRO DOS PORQUÊS

Continuar lendo “Hidrogênio e oxigênio na água explodem?”

Internet Brasileira 2.0: Nada de criança assistindo

Já faz longos 10 anos que publicamos A nova Internet brasileira: Um guia ilustrado!, uma sátira às leis idealizadas pelo Eduardo Azeredo. Todo mundo achou engraçado na época, mas o tempo passa e as “boas” ideias sempre votam à baila. Assim, temos vindo aí o projeto de lei 2.390/2015 (viram a data? Pois é). Este projeto de lei altera a Lei nº 8.069, de 12 de julho de 1990, criando o Cadastro Nacional de Acesso à Internet, com a finalidade de proibir o acesso de crianças e adolescentes a sítios eletrônicos com conteúdo inadequado.

O que é considerado inadequado? Calma que tenho que perguntar ao Grande Irmão!

Continuar lendo “Internet Brasileira 2.0: Nada de criança assistindo”