Doguinhos ajudam pacientes e até médicos de Emergência nos hospitais

O Apollo é um golden retriever de 8 anos. Quando sua dona ficou doente, ela ganhou o Apollo e foi muito importante na sua recuperação. Assim, ela viu que o Apollo seria importante para outras pessoas. Larissa, a dona do Apollo, procurou o hospital universitário de Jundiaí para oferecer o projeto cãoterapia. Claro, ele tinha lugar para ficar, afinal, com aquela pelarada, fica difícil conter algum tipo de agente infeccioso, mas ele atendia as crianças num setor só dele.

A cinoterapia (terapia com cães, mas outros animais podem ser usados na terapia) apresenta ótimos resultados no mundo todo e em vários casos. Principalmente crianças, mas não exclusivamente, já que terapia assistida por animais se mostrou eficaz na melhora de pressões cardiopulmonares, níveis de neuro-hormônio e a ansiedade em pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca.

Mas calma aí! Você acha que terapias assistidas por animais faz bem apenas aos pacientes? Se sim, melhor dar uma olhada numa recente pesquisa que apontou que, para médicos e enfermeiros que trabalham no turno da noite nas Emergências, interagir com um cão de terapia por vários minutos pode ajudar a diminuir o estresse.

Continuar lendo “Doguinhos ajudam pacientes e até médicos de Emergência nos hospitais”

Aprendemos a lição?

Vemos hoje uma correria por conta do coronavírus. Vemos o quanto nosso sistema gerencial não está apto para lidar com catástrofes. Se as ambientais, daquelas que acontecem todo ano (vocês sabem, as chuvaradas em janeiro alagando tudo e causando enchentes, por exemplo), já são difíceis de serem administradas, para no ano seguinte acontecer a mesma coisa e a mesma falha de atuação, causando o que sempre causa (mortes e mais mortes), imaginem algo que não foi esperado.

Com o nosso sistema emergencial precário, com uma pandemia descontrolada (eu nunca vi pandemia controlada, mas vai ficar assim mesmo), olhando pro que temos produzido até agora, fica a pergunta: aprendemos alguma coisa com isso? Nós realmente aprendemos a lição?

Continuar lendo “Aprendemos a lição?”

Vi o magnífico discurso do Bolsonaro e estou sem palavras

Ontem teve pronunciamento presidencial. Em meio a um problema de saúde sério em nosso país, nosso presidente teve uma atitude ímpar no trato da pandemia. Não; é verdade! Sério! Eu fiquei impressionado, eu não tenho palavras para registrar o imenso estupefato de tais declarações.

Continuar lendo “Vi o magnífico discurso do Bolsonaro e estou sem palavras”

Sobre médicos, empatia e os horrores do circo televisivo

Se você não está debaixo de uma pedra, sabe como anda dando ruim a reportagem que o Dráuzio Varella fez no Fantástico, que foi ao ar em 1º de março, sobre a solidão dos transsexuais nos presídios. Tudo muito bem, um deles estava abandonado lá há 8 anos, ninguém queria saber dele, coitadinho da criança. Até ganhou um abraço do bom doutor. O problema é que a TV do século XXI ainda acha que está na década de 50, com pessoas sem interesse ou sem poderem checar nada, quando em cinco minutos dá pra levantar a capivara de alguém, e foi o que aconteceu.

Fazendo pesquisa rápida, pessoal descobriu por que a Suzy Oliveira fora presa. Já havia um indício: ela estava cumprindo pena na Penitenciária I José Parada Neto, em Guarulhos, SP. A pista é que esta penitenciária é destinada a criminosos por abusos sexuais. Só que no caso da Suzy, a bagaça era pior do que se pensava.

Continuar lendo “Sobre médicos, empatia e os horrores do circo televisivo”

Artigos da semana 4

A cada semana temos um comprometimento de trazer informação e divulgação científica de qualidade. Mas aparece tanta insanidade que não podemos deixar de mostrar. Seja malucos pulando em piscina com gás carbônico e sendo carregados por Darwin ou um grupo de moleques achando que são da Raça Superior quando não passam de um bando de remelentos zé-ruelas.

Bem, chega de lenga-lenga. Vamos aos artigos da semana!

Aborrecentes nordestinos mataram a aula de História e fazem saudação nazista

Estamos chegando no fim de semana, mas a loucura e retardo mental não podem esperar. O Brasil é um país louco ou, como dizia o Tim Maia, é um lugar que o pobre é de Direita, puta se apaixona e traficante se vicia. Num país como o nosso é insano achar que a população, em algum ponto, tem raça pura, quando é todo mundo vira-lata, num milk-shake étnico.

O problema é que alguns idiotas não sabem disso, como os moleques da foto acima. Eles são de um colégio de Recife e estão fazendo saudação nazista. Olhe a foto com cuidado.

Trabalhando em artigos para me libertar, esta é a sua QUINTA INSANA! (eu lá ia esperar até amanhã?)

Continuar lendo “Aborrecentes nordestinos mataram a aula de História e fazem saudação nazista”

Cientistas criam robô dodói

Eu gosto de compartilhar notícias de avanços científicos e tecnológicos. Mas alguns abusam da paciência da gente. Não apenas isso, os jornais correm para noticiar isso, e já que quanto mais apelativa for a matéria, maiores as chances de divulgação, pesquisadores forçam a mão, o que leva a jornaleiros forçarem a mão, e sempre com resultados positivos, pois sempre terá um mané divulgando.

Por exemplo, saiu esta semana que alguns cientistas japoneses criaram um robô capaz de sentir dor, daí alguns já pensaram em androides, revolução das máquinas, humanização de robôs blábláblá. Só que não é bem assim.

Continuar lendo “Cientistas criam robô dodói”

Mimizentos criam regrinhas para o carnaval. Foliões mandaram a Cláudia sentar lá

Começou o carnaval, e existem dois tipos de pessoas: os infelizes, toscos, fracassados, antissociais e misantropos e aqueles que não estão lendo este artigo e muito menos escrevendo artigos para blogs. Em tempos politicamente insanos, não se pode mais sair pro carnaval antes de saber as regras. O problema que brasileiro não lê nem manual de instruções da TV, quanto mais manuais de conduta.

Em Belo Horizonte, o Conselho Municipal de Igualdade Racial, um órgão ligado à Prefeitura, divulgou uma cartilhinha com recomendações aos foliões. Uma delas é que se vestir de índio é feio, magoa e deixa o Papa Capim triste. Vocês já podem imaginar o que aconteceu.

Continuar lendo “Mimizentos criam regrinhas para o carnaval. Foliões mandaram a Cláudia sentar lá”

Chazinho contra obesidade e placebo a 80km/h não tem lá muita diferença

Você acha que tudo que é natural não pode te prejudicar, e que a Natureza guarda a cura de tudo, certo? Está aí se enchendo de chazinho da Vovó, crente que está indo de vento em popa no caminho para o emagrecimento, certo? Bem, tenho más notícias: alguns pesquisadores que não ligam pra sua avó e nem pros chazinhos dela resolveram fazer a primeira revisão global de fitoterápicos para perda de peso em 19 anos.

Sim, o resultado é este mesmo que você está pensando.

Continuar lendo “Chazinho contra obesidade e placebo a 80km/h não tem lá muita diferença”

Copinho do mal destrói o planeta, dizem políticos

Estamos muito preocupados (olhem pra minha cara como estou preocupadíssimo) sobre como estamos destruindo o mundo. Claro, muitas pessoas resolveram fazer alguma coisa, daí o que correram pra fazer? Proibir canudinhos, aqueles canudinhos com menos plástico do que sachê de catchup, que continha sendo usado. Resolveram que não era o bastante, mas as sacolas, essas sim, vão destruir o mundo. Depois os copinhos descartáveis. Agora tá rolando problema nos EUA pois querem proibir o copinho e isopor, já que isopor é feio, tosco, destrói o meio ambiente e é reciclável, mas vamos ignorar esta parte.

Continuar lendo “Copinho do mal destrói o planeta, dizem políticos”