O Apollo é um golden retriever de 8 anos. Quando sua dona ficou doente, ela ganhou o Apollo e foi muito importante na sua recuperação. Assim, ela viu que o Apollo seria importante para outras pessoas. Larissa, a dona do Apollo, procurou o hospital universitário de Jundiaí para oferecer o projeto cãoterapia. Claro, ele tinha lugar para ficar, afinal, com aquela pelarada, fica difícil conter algum tipo de agente infeccioso, mas ele atendia as crianças num setor só dele.
A cinoterapia (terapia com cães, mas outros animais podem ser usados na terapia) apresenta ótimos resultados no mundo todo e em vários casos. Principalmente crianças, mas não exclusivamente, já que terapia assistida por animais se mostrou eficaz na melhora de pressões cardiopulmonares, níveis de neuro-hormônio e a ansiedade em pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca.
Mas calma aí! Você acha que terapias assistidas por animais faz bem apenas aos pacientes? Se sim, melhor dar uma olhada numa recente pesquisa que apontou que, para médicos e enfermeiros que trabalham no turno da noite nas Emergências, interagir com um cão de terapia por vários minutos pode ajudar a diminuir o estresse.
Continuar lendo “Doguinhos ajudam pacientes e até médicos de Emergência nos hospitais”






Eu gosto de compartilhar notícias de avanços científicos e tecnológicos. Mas alguns abusam da paciência da gente. Não apenas isso, os jornais correm para noticiar isso, e já que quanto mais apelativa for a matéria, maiores as chances de divulgação, pesquisadores forçam a mão, o que leva a jornaleiros forçarem a mão, e sempre com resultados positivos, pois sempre terá um mané divulgando.
Começou o carnaval, e existem dois tipos de pessoas: os infelizes, toscos, fracassados, antissociais e misantropos e aqueles que não estão lendo este artigo e muito menos escrevendo artigos para blogs. Em tempos politicamente insanos, não se pode mais sair pro carnaval antes de saber as regras. O problema que brasileiro não lê nem manual de instruções da TV, quanto mais manuais de conduta.
Você acha que tudo que é natural não pode te prejudicar, e que a Natureza guarda a cura de tudo, certo? Está aí se enchendo de chazinho da Vovó, crente que está indo de vento em popa no caminho para o emagrecimento, certo? Bem, tenho más notícias: alguns pesquisadores que não ligam pra sua avó e nem pros chazinhos dela resolveram fazer a primeira revisão global de fitoterápicos para perda de peso em 19 anos.
Estamos muito preocupados (olhem pra minha cara como estou preocupadíssimo) sobre como estamos destruindo o mundo. Claro, muitas pessoas resolveram fazer alguma coisa, daí o que correram pra fazer? Proibir canudinhos, aqueles canudinhos com menos plástico do que sachê de catchup, que continha sendo usado. Resolveram que não era o bastante, mas as sacolas, essas sim, vão destruir o mundo. Depois os copinhos descartáveis. Agora tá rolando problema nos EUA pois querem proibir o copinho e isopor, já que isopor é feio, tosco, destrói o meio ambiente e é reciclável, mas vamos ignorar esta parte.