Chuva Ácida pode ter sido o assassino definitivo no período Permiano

O vilão está à espreita. Não precisaram fazer a pergunta tola "o que faremos esta noite?". Um vilão que se preza não gargalha e conta todo o seu plano. Ele age. Silenciosa e cruelmente, ele dá o golpe de misericórdia, fazendo com que futuramente todos falem dele com um medo contido à força, pois sabemos que mais dia, menos dia, ele poderá reaparecer, e isso poderá ser o fim.

Há 250 milhões de anos, 95% de toda a vida na Terra foi pro ralo. Criminosos? Muitos. Quem foi o responsável? Os Detetives da Natureza tentam desvendar isso. São os cientistas e eles acharam mais uma peça do quebra-cabeças.

Continuar lendo “Chuva Ácida pode ter sido o assassino definitivo no período Permiano”

Cientistas criam uma xerox de DNA

Craig Venter não o tipo que causa unanimidade. Alguns o veem como brilhantes. Outros, alguém que usa a Ciência em proveito próprio. Não sei qual dos dois tem razão, já que William Perkin foi o primeiro a criar os corantes sintéticos e pioneiro da indústria química, e não era amor à Ciência. Venter e sua equipe foram os primeiros a criarem um DNA sintético. Venter já tinha declarado que pretendia enviar um sequenciador de DNA para o Marte, afim de sequenciar qualquer coisa que estiver por lá.

O problema é fazer testes. Como pegar o que tem lá e sequenciar? A resposta está na aridez do deserto de Mojave.

Continuar lendo “Cientistas criam uma xerox de DNA”

DNA mais triste hoje: morreu Fred Sanger

O mundo não está pior hoje. Está como sempre foi e continuará sendo o que é. Ninguém se importa de verdade com quem vive e morre. Para quem gosta, aprecia ou pelo menos vê algo de importante na Ciência, hoje é um dia triste, o dia em que Frederick Sanger faleceu.

Continuar lendo “DNA mais triste hoje: morreu Fred Sanger”

A Ciência confirma a Bíblia que antecipou a Ciência

Antigamente era mais legal de se debater com crentes fanáticos. Eles sempre tinham alguma invenção (louca) para justificar seus argumentos. Agora, em tempos de Ctrl+C / Ctrl+V, fica fácil. Quem já era ignorante, repassa qualquer besteira e se diz o autor dela. O bom disso é que o próprio passar vergonha por escrever besteiras e passa por ladrão por se apoderar de textos que não são deles.

A principal pseudoargumentação é aquela que dizem que a Bíblia é verdadeira, pois a Ciência já confirmou muito do que tem lá no texto bíblico. Desde a formação do planeta, passando por Zoologia, Astronomia, Química, Física, Matemática, Engenharia etc., várias alegações que tudo isso foi dito na Bíblia antes dos descobrimentos oficiais mostram, no mínimo, duas coisas: 1) Total analfabetismo bíblico, já que muitas das alegações são totalmente fora de propósito ; 2) Total analfabetismo científico, já que o que a Ciência diz não confirma a Bíblia, muito pelo contrário. Afinal, o que a Bíblia diz que foi confirmada pela Ciência? Vamos saber sobre isso

Clique aqui para ler o restante deste artigo »

Carro atômico em breve nas ruas ou quando a galinha criar dentes

Eu não sei como a maluquice começou a tomar conta, mas ela se alastrou de vez. Jornaleiros ficam enchendo a boca que possuem diploma, o que é uma pena. Ao invés de tirarem um diploma, deveriam ter usado o tempo da faculdade para estudar coisas que prestem, como Física Básica e Lógica, por exemplo.

Em uma reportagem, o maravilhoso carro que substituirá todo o que conhecemos e ele será movido a… Tório. E nem é sexta insana ainda!

Continuar lendo “Carro atômico em breve nas ruas ou quando a galinha criar dentes”

Um brilhante museu de Ciencia

Eu já postei aqui sobre museus de Ciência, em que alguns fazem um excelente trabalho de divulgação; o tipo de coisa que jamais veremos no Brasil, salvo quando é para Big Brother e coisas tão importantes quanto. A seguir, mostramos fotos de um trabalho excelente de design feito para o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, um museu de ciência localizado em Lisboa, Portugal.

Continuar lendo “Um brilhante museu de Ciencia”

Descoberto o primeiro crustáceo peçonhento. KILL IT WITH FIRE!

Eu assisti aquele filme do Will Smith em que ele tenta empurrar o filho para o estrelato (mas deveria ser do alto do precipício). Nele, o rapper que pensa que é ator avisa ao filho que foram parar num lugar onde a vida evoluiu para matar humanos. Ele estava falando da Terra, mas para mim ele queria dizer Austrália, mesmo. A Austrália é um país tão esquisito que até o Wolverine é grande e deve ser mais peçonhento que a Madame Hidra (que no original não é venenosa).

Como nada lá pode fugir à regra, a Austrália nos brinda com o único crustáceo venenoso: o remipédia.

Continuar lendo “Descoberto o primeiro crustáceo peçonhento. KILL IT WITH FIRE!”

A sincera aurora sueca

Eu gosto de duas coisas: auroras boreais e austrais e vídeos feitos com técnica de time lapse. Enquanto nosso planeta luta contra emanações de alta energia enviadas pelo Sol, doido para fritar a todos nós, o campo magnético da Terra deflete estas partículas, criando o efeito majestoso das auroras. Em 2 de outubro, o Sol estava meio emputecido e mandou ver uma grande explosão de massa coronal. Ela veio mais rápida que meu irmão quando sabe que eu recebi o salário. O resultado? Isso aqui:

Continuar lendo “A sincera aurora sueca”

Marvel procura por garotas cientistas desesperadamente

O que separa um país de verdade do Brasil é a preocupação que se tem com a formação científica dos jovens. No Brasil, Pai Paulo Freire de Ogum acha que Ciência não discute problematizadamente os vieses sociais nem discute os problemas das massas trabalhadoras, enquanto comunistas de carteirinha estão confortavelmente em suas coberturas, bebendo whisky escocês e discutindo a miséria alguns andares abaixo deles. Para a Marvel e outras empresas, Ciência é coisa séria e é por causa disso que estão com um projeto que visa reunir meninas com tendências a ser mais que uma bunda rebolando num show de Funk ou aparecer em algum reality show retardado (desculpem o pleonasmo).

Continuar lendo “Marvel procura por garotas cientistas desesperadamente”

Mãe, quando crescer eu quero ser cientista

A Evolução Humana segue a chamada curva de Gauss. Ela começa quando você é idiota e a única coisa que sabe fazer é merda (aka, bebês). chega na infância, seu ápice, e começa a decair para adolescência, onde a única coisa que sabe fazer é merda. Somos frutos daquilo que nos ensinam. Aprendemos algo que nos é ensinado e quando tudo que vemos são conceitos errados, achamos que aquilo é a pura expressão da verdade por simplesmente não termos tido nenhum outro parâmetro de comparação.

Somos bombardeados com uma torrente de besteiras e nossas visões de mundo ficam mais limitadas quando ninguém abre as fronteiras. Então, quando pedimos para crianças descreverem cientistas, elas o fazem pelo a única forma que nos conhecem.

Continuar lendo “Mãe, quando crescer eu quero ser cientista”