Eu vi uma pergunta no twitter interessante. Dado o poder da Estrela da Morte, seria possível ela destruir um diamante? A pergunta nem foi pra mim e sim pro Átila Iamarino, um dos responsáveis pelo canal Nerdologia, cujo sentimento que me ocorre é facilmente entendido como "e inveja fosse um soco, ele teria que investir em uma cadeira de rodas".
A pergunta sobre a Estrela da Morte poderia ser deixada mais simples: "É possível queimar um diamante?". Sim, é. Por quê? Porque este é mais um capítulo do LIVRO DOS PORQUÊS.

O vírus é um dos meus seres vivos favoritos, pelo simples motivo que ainda não se decidiram se é ser vivo ou apenas uma PFDP (proteína fidaputa). São seres (?) tão sem ética que não guardam nenhum respeito para com seus colegas de classe, já que existem
Eu vi o filme “Ela” (Her) e o achei ficção científica de primeira qualidade. Trata-se de um cara cuja profissão é escrever bilhetes para os outros, o tipo de emprego que será muito requisitado no futuro, dada a quantidade de analfabetos e analfabetos funcionais que andam aparecendo por aí. Parece meio como a personagem da Fernanda Montenegro em Central do Brasil, mas diferente do filme brasileiro, o personagem de Joaquin Phoenix foi bem desenvolvido.
Eu vejo próteses diversas e fico maravilhado de como a Ciência & Tecnologia. Ligas metálicas, polímeros, compósitos e tudo de melhor que se pode usar para substituir ossos está sendo usado. Ainda assim, e por mais que se use motores e amortecedores, ainda não conseguimos algo semelhante aos músculos.
Eu sempre gostei de museus. A cultura de milênios à sua disposição. Uma história da vida na Terra de BILHÕES de anos. Tudo ali, em armários, cristaleiras, vitrines ou bem na sua frente, podendo até ser tocado (ou não, na maioria dos casos). O problema, entretanto, é a gente ir pra casa, sem poder levar nada daquilo de lembrança. No máximo, se comprar na lojinha (o que não é a mesma coisa, já que um meteorito não é a mesma coisa que uma camiseta com desenho custando quase 100 merréis).
Júpiter é uma fascinação. O Senhor dos Planetas é um poder em si mesmo dada a imensa força de gravidade, sendo apenas superado pelo Sol. Quando o cometa cometa Shoemaker-Levy 9 chegou perto dele em 1994 e os poderes magistrais do Rei dos Planetas-Deuses o atraíram e hoje, o que era o Shoemaker-Levy 9 é parte do próprio Júpiter. Em 1997, um desavisado cometa chamado Hale-Bopp — com seus incríveis 60 quilômetros, seis vezes maior que o cometa Halley — passou por Júpiter, e as imensas forças gravitacionais do Planeta-Deus fizeram-no mudar de curso.
O problema do Brasil é importar o pior das outras culturas. Aqui não imita a gentileza e cordialidade de outros países. Deixem uma pilha de jornais aqui e em 5 minutos, não ficará nem o banquinho, para termos alguém vendendo-os na esquina seguinte ou, pior, só para jogar fora mesmo. For the lulz! Aqui não é a Suíça onde se pegaria o jornal, deixaria-se o dinheiro e pronto. Importamos os hooligans da Inglaterra, em troca, Agora temos um tímido, mas crescente, número de pessoas que são contra vacinação. Sim, nós pegamos os anti-vaxxers dos EUA. Já tivemos isso aqui uma vez e não deu em boa coisa, imitando o que acontecera quando Edward Jenner implantou vacinações.
Quando eu era professor de estadualzão, eu tive a estúpida ideia que seria legal ensinar um pouco a mais. O que pode ser melhor, numa aula de Química, do que experimentos? Bem, estadualzão que se preze não tem laboratório, não tem instalações minimamente decentes e nem direito competente. E não, não existe coordenador em colégios estaduais do RJ. Eu implorei para poder usar o refeitório para aulas experimentais, com coisas que tinha na própria cozinha. Seria legal, né? Mas se isso fosse fácil, não seria inerente ao setor público. O diretor disse que que não, porque eu estava tendo ideias demais (como ensinar, por exemplo).
O bom da Ciência é como ela nos deixa atônitos. Saber que 92 elementos formam todo o Universo e que a IMENSA porção é apenas hidrogênio e este hidrogênio forma todos os demais. A Ciência desafia nossos sentidos e nosso raciocínio, até podermos entender o que está acontecendo e a maravilha surge diante de nossos olhos, pois não há maravilha maior do que finalmente entender algo que outrora era misterioso, como o vídeo a seguir.
Em 1979, estreou um seriado chamado Salvage 1 (em português ficou como Operação Resgate). O seriado – que só teve 20 episódios – era sobre um dono de ferro-velho que teve a magnífica ideia de construir um foguete e mandá-lo à Lua para recolher o lixo espacial de lá, trazê-lo para a Terra e vendê-lo. Para isso, ele contratou um ex-astronauta e uma cientista especializada em combustíveis.