Vai um tijolinho tóxico aí?

Lula Vieira (o publicitário, não o megalomaníaco), teve a infeliz ideia de fazer um comercial pro cigarro Vila Rica que ficou famoso… mas pelos motivos errados. Ele escalou o jogador Gérson, conhecido da Copa da 1970 e famoso por ser o “canhotinha de ouro”. No comercial, Gérson dizia que ele gostava de levar vantagem em tudo e, por isso, fumava Vila Rica. Assim, ele conclamava que as pessoas também fizessem o mesmo. Isso ficou entranhado na psique do brasileiro espertão que não acha nada demais passar a perna nos outros. É a chamada Lei de Gérson.

Nem Lula Vieira nem o Gérson gostaram da ligação, mas qual de nós nunca fez merda? (exceto eu, claro!)

Existe gente espertona que faz uso da Lei de Gérson 24/7, pouco se importando com os resultados. Um exemplo é o projeto inteligentíssimo de usar a lama da cagada que aconteceu em Mariana para fazer tijolos. O que poderia dar errado?

Continuar lendo “Vai um tijolinho tóxico aí?”

Como é bom um país que não odeia Ciência

Os EUA – vocês não acharam que eu ia falar do Brasil, né? – tem vários defeitos. Um deles é o Ken Ham e o Bible Belt. O sistema educacional é falho em muitos pontos, como na hora de escolher livros didáticos, não raro feito por comissões constituídas por gente burra, estúpida, ignorante e totalmente idiotas e… Ops, desculpem. Tem idiotas que acham que divulgadores científicos não podem dizer que pessoas burras são pessoas burras. My bad. (Sim, eu sei que você está lendo isso. Beijo na irmã!)

Ainda assim, com todas as mazelas criacionistas, os EUA não nutrem o ódio patológico pela ciência que o Brasil apresenta. Dessa forma, não é nem um pouco estranho que a Casa Branca sedie uma mostra de Feira de Ciências apresentadas por alunos no nível de nosso Ensino Fundamental que faz as nossas Universidades chorarem de vergonha. Ou deveriam chorar se tivessem vergonha.

Continuar lendo “Como é bom um país que não odeia Ciência”

Fosfoetanolamina disse para um tumor: Cresça e Apareça

Eu até achei que demorou. Creio que as pessoas pararam para prestar atenção mais detidamente e acabou-se por descobrir um caso em que a fosfoetanolamina não só não curou o paciente, como deveria fazer, se eu for levar em conta o que os retardados disseram no Facebook, como ainda fez os tumores se espalharem por quase todo o corpo.

Claro, vão dizer que a pessoa que estava doente foi paga pelas indústrias farmacêuticas

Esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Fosfoetanolamina disse para um tumor: Cresça e Apareça”

Qual a semelhança entre você e a lesma do mar?

A resposta seria os neurônios, mas você se ofenderia em ser chamado de cabeça-de-lesma, apesar de eu achar que a lesma do mar teria muito mais motivos para reclamar. Mas não fique triste, isso é muito importante, como mostra uma pesquisa do pessoal da Universidade de Illinois, que visa entender nossa cognição, memória e aprendizagem, com o auxílio daquelas coisinhas fofas que vivem no mar.

Continuar lendo “Qual a semelhança entre você e a lesma do mar?”

Pesquisador da UNESP inova ao criar algo que já existe

Adoro o mundo da pesquisa científica, mas tem horas que pessoal abusa. Não sei, eu sou velho, chato e ranzinza, mas acho que quando se pesquisa algo, sei lá, é para se obter conhecimentos novos, técnicas inovadoras e produtos que não existem. Entretanto, no mundo da Ciência Salame, consegue-se dissertações de mestrado sobre gente chupando gente e idiotas dizendo que próteses são eugenia.

Pesquisadores da UNESP revolucionam a pesquisa científica do Brasil inventando algo incrível, sem precedentes, fantástico, extraordinário, maravilhoso: uma cerveja de jabuticaba!

Continuar lendo “Pesquisador da UNESP inova ao criar algo que já existe”

Mais uma sobre a Fosfoetanolamina

Em 17 de outubro, eu coloquei meu primeiro vídeo sobre a fosfoetanolamina. Um monte de trolls me xingou. Ameaçaram que os resultados estavam vindo aí. Bem, eles vieram e o que temos? As pílulas se mostraram ineficazes, e nem tem grandes quantidades de fosfoetanolamina. Claro, uma bela parcela ainda vai me xingar, mas quem se importa com gente ignorante?

Assistam o vídeo, pois ele traz as minhas últimas (mas não defiintivas) considerações sobre esta insânia que é o caso da Fosfoetanolamina.

Continuar lendo “Mais uma sobre a Fosfoetanolamina”

Dando um tiro em Newton! E em não-Newton

The Backyard Scientist (o Cientista de Jardim) é um canal no YouTube que você provavelmente iria odiar. Não tem gente berrando palavrões, não faz mimimi, não noticia tretas, não faz “humor”, não apronta pegadinhas, não tem mulher gostosa falando besteiras (ok, aparece uma menina bonitas de vez em quando). Entretanto, ele explode coisas, joga alumínio derretido em coisas, nitrogênio líquido em coisas e alumínio derretido em nitrogênio líquido, também. Daí, ele teve a ideia: Que dá dar um tiro em fluidos não-newtonianos com bolas de golfe? O que pode ser mais legal que isso?

Continuar lendo “Dando um tiro em Newton! E em não-Newton”

As chaves para a regeneração de tecidos escondidas em nosso DNA

Você não é o melhor que a Seleção Natural pôde fazer, porque Seleção Natural não está nem aí para “perfeições”. Tudo bem que humanos constroem cidades, países, civilizações, armas atômicas capazes de mandar todos os anteriores pelos ares. Ainda assim nosso corpo é cheio de problemas, como sermos incapazes de enxergar em ultravioleta e infra-vermelho, não respiramos debaixo d’água e nossos sistema de cicatrização é bem legal, mas perder um braço não deixa ninguém feliz.

Há muitos, muitos, muuuuuuuuuuuuuitos anos, nossos ancestrais não tinham esse problema. Eles eram capazes de regeneração, ou seja, se cortassem um membro fora (esse inclusive), nascia outro no lugar. Hoje, só alguns animais, como os platelmintos (bem inferiores, por sinal) salamandras e axolotle possuem capacidade de regeneraçao. Mas por quê? Onde nossos ancestrais perderam esta capacidade?

Continuar lendo “As chaves para a regeneração de tecidos escondidas em nosso DNA”

Os vulcões que modificaram os polos da Lua

O Universo não é o lugar mais lindinho de se morar, mas é o único lugar… ao menos, por enquanto. Ou não. Sei lá. Só sei que este belo universo ordenado e criado por um projetista inteligente está a cada segundo pronto para nos mandar pra vala sideral. A Lua é um belo exemplo disso. O que antes era conhecida como uma imensa esfera maciça e lisa, Galileu provou que não é bem assim que a banda toca.

Se já não bastava ter sido criada por uma porrada que a Terra tomou de Theia, a Lua vem sendo bombardeada há bilhões de anos por meteoros e fustigada por emanações eletromagnéticas, partículas de alta energia e teve até gente pisando nela. É muito sofrimento.

Então, você pensa. Bem, pelo menos, nos pólos deve ser mais seguro, né? Bem, não é o que diz uma pesquisa, a qual diz que atividades vulcânicas intensas fez os pólos da Lua mudarem de lugar. Só falta ela ser arrolada nas denúncias do Lava-Jato!

Continuar lendo “Os vulcões que modificaram os polos da Lua”

A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua

Aaron Swartz deveria entrar no meu rol de Grandes Nomes da Ciência, mas eu teria pouco a escrever sobre ele, sua trajetória, enfim. Talvez seja um erro mas não é por falta de merecimento. Ele merece. Tal qual Prometeu, Swartz trouxe algo do reino dos deuses e deu aos Homens, pagando uma penitência severa por isso, e agora é tarde. Swartz já não está mais entre nós. A drª Alexandra Elbakyan é uma seguidora, herdeira, digamos assim, do Prometeu moderno.

Ambos caçados, ambos perseguidos. E pelo mesmo motivo:o Conhecimento. Ou a divulgação dele, de forma que os meros mortais tenham acesso a tudo que se produz em termos de publicações científicas.

Continuar lendo “A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua”