Método Científico

O método científico é o ABC de como proceder numa pesquisa. É um exercício intelectual, a estipulação das hipóteses, o levantamento de uma ideia, o raciocínio sobre o  que está acontecendo. Depois, vem as análises, os experimentos, as comprovações ou não de resultados.

A ciência nunca foi anárquica. Pelo menos, não quando ela deixou de ser mera curiosidade para uma busca de entendimento da Natureza. Hoje, temos milhões de cientistas em todo o mundo e todos eles seguem os preceitos básicos do Método Científico, e é isso que nos salva de charlatões.

Continuar lendo “Método Científico”

Pesquisadores usam uma única molécula para comandar células-tronco

Células-tronco vieram para ficar. Uma nova promessa para os desesperançados. Novos tratamentos de vários tipos, muitos dos quais já tratamos aqui. Uma das pesquisas mais recentes é na hora de reconstruir ossos, em que células-tronco são muito bem-vindas (bem, de qualquer forma, elas SEMPRE são bem-vindas!)

Entretanto, nada é tão simples. Primeiramente, precisamos fazer estas danadinhas trabalharem; dessa forma, pesquisadores precisam dar um jeito de estalar o chicote químico, e foi isso que descobriram. Usar uma única molécula para fazer com que células-tronco regenerem tecido ósseo. Quem seria capaz de fazer uma coisa assim? Quem teria sagrados poderes para chegar nisso? Quem seria o ser iluminado?

Continuar lendo “Pesquisadores usam uma única molécula para comandar células-tronco”

Pesquisa tenta desvendar como os segredos do cálcio em nossas células

Você já conhece a mitocôndria. Ela é sua companheira, apesar de não ser sua propriamente dita, pois é uma bactéria que vive em simbiose. Diferente do político que você ajudou a eleger, ela pega recursos e dá algo em troca: energia. Isso você aprendeu no colégio, só não aprendeu como.

A mitocôndria faz uso de um processo de geração de energia ligado à regulação do cálcio intracelular, em que íons Ca+2 trafegam por canais, e cuja absorção deste elemento…. ninguém sabe em sua plenitude como funciona. Apenas funciona, que nem a gambiarra que o seu Manoel, o pseudoeletricista fez para ligar o seu chuveiro. Mas isso não parece durar muito. Uma nova pesquisa pretende achar o significado disso tudo.

Continuar lendo “Pesquisa tenta desvendar como os segredos do cálcio em nossas células”

Os Ácidos

Ácidos são substâncias interessantes, incríveis e… perigosas. Acham que só porque algo tem “ácido” no nome, é algo vindo de Satã para acabar com as nossas vidas. Mas é injusto. Ácidos estão dentro de nós, à nossa volta,

Por mais que as pessoas tenham medo dos ácidos, ainda assim sentem  curiosidade, e é para isso que existe este canal: para dar respostas às suas curiosidades sobre a Ciência.

Continuar lendo “Os Ácidos”

Pesquisadores desvendam novos genes responsáveis por alguns tipos de câncer

O bom de sermos um projeto divinamente planejado é a inexistência de doenças, principalmente as que são causadas por algum surto celular, em que células acabam se dividindo de maneira totalmente zoadas. Infelizmente, o mundo real não funciona assim. Essas mutações existem, câncer existe e se bobear você ainda contrai furúnculo na bunda.

Agora, cientistas descobriram novas ligações entre certas mutações genéticas no corpo e o risco de desenvolver câncer, mesmo em genes apenas vagamente associados com a doença.

Continuar lendo “Pesquisadores desvendam novos genes responsáveis por alguns tipos de câncer”

A Química é Ciência Exata?

Deu ruim na piscina onde seria feito as provas de salto ornamental. A água estava totalmente verde. Qualquer um que entenda um mínimo de piscina sabe que o cloro foi pro espaço e houve proliferação de algas. O comitê Rio 2016 não sabia o que fazer e veio com uma desculpa idiota que “a Química não é uma ciência exata”.

Mas se a Química não é uma ciência exata? O que é a Química? O que é uma ciência exata? O que foi que eles fizeram para dar aquela caca?

Continuar lendo “A Química é Ciência Exata?”

Grandes Nomes da Ciência: Maria Vitória Valoto

Eu tenho muitos motivos para dizer que o Brasil odeia ciência, e todos eles são plenamente justificáveis. Essa pocilga que chamamos de “política científica” e nada é a mesma coisa, enquanto que temos deputados defendendo a profissionalização de ufólogos; o que até faz sentido quando Homeopatia é especialidade médica e astrologia é profissão, além de cartas psicografadas serem aceitas em julgamentos.

Por sorte, nós ainda temos pessoas que se recusam a aceitar isso. Pessoas que mostram amor pela Ciência, tendo certeza que ela que nos tira da barbárie, só ela que nos salva de nós mesmos. Só ela é capaz de garantir uma melhoria de vida. Um exemplo dessas pessoas é a menina Maria.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Maria Vitória Valoto”

Pesquisadores desenvolvem curativo para acelerar cicatrização em diabéticos

Diabetes é uma doença que é mais séria do que as pessoas pensam. Alguns acham que é apenas uma questãozinha boba e basta controlar a quantidade cavalar de doces que comem. Uma pena que não seja tão simples. O metabolismo vai pro cacete e em muitos casos feridas dolorosas nos pés aparecem e são difíceis de tratar. 24% das pessoas com essas feridas acabarão tendo que amputar os pés; e é melhor isso do que morrer.

Resta trabalharmos para minimizarmos isso. Será possível? O pessoal da Engenharia acha que sim.

Continuar lendo “Pesquisadores desenvolvem curativo para acelerar cicatrização em diabéticos”

Pesquisa estuda como usar CO2 para gerar eletricidade

Vamos ser honestos: combustíveis fósseis são uma droga, mas é o melhor que temos até agora. A densidade energética compensa os danos, já que as alternativas (que também são poluentes) apesar de serem mais baratas, nem sempre são mais eficientes. Fala-se muito em carros elétricos, o que é lindo se a eletricidade fosse produzida pelo bater de asas de fadinhas e transportada por crinas de unicórnios. O carro a álcool é excelente, apesar de não tão eficiente e mesmo assim causa problemas: emissão de CO2 , embora não tendo os problemas das outras emissões, o gás carbônico já ajuda a causar um belo problema em termos climáticos.

Bem, não podemos violar as leis da Química e da Física, mas as pessoas esquecem que não há nada que um químico não resolva, como usar as próprias leis da Química para reverter esse quadro.

Continuar lendo “Pesquisa estuda como usar CO2 para gerar eletricidade”

Cigarro eletrônico: tão saudável quanto o convencional

Quando eu postei pela primeira ver um artigo sobre os malefícios do cigarro eletrônico, seus dependentes químicos vieram me xingar, vociferar, cravaram um pé no chão e puxaram o outro se rasgando. É como um viciado em cocaína tendo contato em como drogas são nocivas, mesmo porque, nicotina tem um poder mais viciante. Bem, toxicômano é toxicômano.

Alegaram mil besteiras, e uma delas é que os cigarros eletrônicos são mais inofensivos que os convencionais, somado a muitas bobajadas. Infelizmente, Ciência não se apega a esses besteiróis de fanáticos, por isso, pesquisas recentes mostram quais os compostos que estão ali presentes.

Continuar lendo “Cigarro eletrônico: tão saudável quanto o convencional”