O caso do lago que virou geleia (ou quase isso)

A chamada do título intrigou algumas pessoas. Então, vieram me perguntar se é verdade. Quimicamente, não fazia muito sentido (e continua não fazendo), mas eu sei a tendência do pessoal que não sabe nada sobre Química de minimizar muito o significado, tornando o fato em si em algo absurdo, por pura falta de capacidade de interpretação do fato em si.

De fato, o lago parece meio com geleia, mas ele não está virando uma geleia. Simplesmente, é o desequilíbrio ecológico pregando suas peças e as leis da Química fazendo o que sempre procuraram fazer (nada, a bem da verdade, pois Leis da Química é apenas uma explicação científica do ocorrido). Então, temos muita coisa a aprender hoje, pois mesmo sábado é dia em que não devemos ficar na ignorância. Primeiro de tudo: onde ocorreu o fenômeno?

Continuar lendo “O caso do lago que virou geleia (ou quase isso)”

Mundo Ético: Foca fofinha passa o rodo em pinguins sexys

O mundo de Hades prova que toda a tosqueira que vemos por aí não é nada comparado com o que a Natureza pode prover. São chimpanzés assassinando, besouros guerreando,  formigas escravizando e, agora, o mundo internético está de pernas pro ar ao saberem (depois de muito tempo, mas só agora saiu nos sites de notícia) que foquinhas lindinhas estupram os coitados dos pinguins.

Muitos, como eu, estão achando muito engraçado. Outros estão achando que isso incentiva homens a estuprarem mulheres e, bem, o feminismo está aí, né?

Continuar lendo “Mundo Ético: Foca fofinha passa o rodo em pinguins sexys”

Pesquisadores usam nanopartículas para evitar hemorragias

Sangramento não é legal. A vida da gente se esvai, literalmente, ainda mais quando se é portador de doenças que dificultam a coagulação do sangue que eventualmente serviria para servir de tampão, para que mais sangue não saia correndo. Seria legal ter alguma forma de impedir sangramentos, não é? Seria mais legal se usarmos nanopartículas, já que, vocês sabem, nanopartículas são maneiras e assim como bluetooth, tudo fica melhor com elas.

O problema é inventar algo do zero. Mas só um perfeito idiota vai reinventar algo do zero, se podemos imitar o que a Natureza vem testando a 3 bilhões de anos, premiando as experiências que mais deram certo.

Continuar lendo “Pesquisadores usam nanopartículas para evitar hemorragias”

Quando, onde e como os insetos dominaram o mundo?

Sua arrogância o faz pensar que o Homo sapiens é a espécie mais bem sucedida do planeta? Bem, sim e não. Mas dependemos muito de nossa tecnologia ou já teríamos indo pro saco. Enquanto espécie, somos bem ridículos. Já os artrópodes, enquanto filo, são muito mais bem sucedidos, adaptados, com uma armadura natural digna do Homem-de-Ferro, mas no máximo seria um herói de queratina (e não, gente. Homem-Formiga é ridículo. É o Aquaman da Marvel!)

Entre os artrópodes, a classe Insecta está aí, feliz da vida, desde milênios, ou melhor, milhões de anos! O número de espécies fica entre 800 mil e 1 milhão, o que dá cerca de 80% de TODAS as espécies viventes no planeta. Mas fica a pergunta: Quando e como os insetos chegaram a este espalhamento por sobre a face da Terra? É o que mais de 100 cientistas em todo o planeta procuram responder.

Continuar lendo “Quando, onde e como os insetos dominaram o mundo?”

As nuvens e a neve feitas de metano na atmosfera de Titã

A poderosa Titã, quieta sobre as absurdas forças gravitacionais do planeta anelado, é um dos vários mistérios do Sistema Sartuniano. Já falamos sobre a possibilidade de ter Vida lá (ou, pelo menos, condições favoráveis a isso), também falamos sobre a topografia de Titã e estudos sobre a força gravitacional do satélite titânico. Hoje, veremos sobre as magníficas nuvens de metano, com o referido hidrocarboneto cristalizado como neve, suspensos na atmosfera de lá.

Continuar lendo “As nuvens e a neve feitas de metano na atmosfera de Titã”

Papa Chico I irrita criacionistas. Eu ri!

A ralé criaBURRIcionista subiu nas tamancas com a declaração sensata do Papa ao dizer que Deus não é Harry Potter e fazer tudo PUF! por mágica. Nisso, os Uruk-Hai tiveram ataque de piti, chefiados por Sarumã Ken Ham, aquele retardado humilhado pelo Bill Nye, sendo ele, Ham, o único que não percebeu que fez papel de ridículo.

Ham soltou sua bobajada já conhecida, e só ganhará um certo espaço aqui s´[o para fazê-lo ser o que realmente é: um débil mental. Claro, mesmo débeis mentais têm seguidores, tão idiotamente retardados quanto o próprio!

Continuar lendo “Papa Chico I irrita criacionistas. Eu ri!”

Para jornaleiros, Ebola transforma pessoas em X-Men

Eu adoro o mundo de Hades. Essa coisinha sem-noção, principalmente a que é retratada por jornaleiros retardados. Eu fico pensando como se faz faculdade de Jornalismo. Pelo visto, não precisa nem cursar Ensino Fundamental e muito menos Médio. As coisas acontecem meio por mágica, segundo esse pessoal. E uma das coisas que mais lhes causa admiração é o nosso conhecido sistema imunológico, que por alguma razão que eu não consigo entender, soa como bruxaria para eles.

Continuar lendo “Para jornaleiros, Ebola transforma pessoas em X-Men”

Manifesto em prol do Heliocentrismo

Nós, do Comitê Astronômico Brasileiro, no que urge o tópico, vimos por meio desta declarar, para todos os efeitos, declarar nosso repúdio em usar nosso nome em agravo ao conhecimento científico. Alegações absurdas em defesa de "teorias" tidas como científicas, mas que não passam de um despautério, um descalabro, uma coisa atroz. Nós entendemos que várias crendices, digo, várias posições filosófico-religiosas têm espaço num sistema democrático do Estado de Direito, como é o caso do Brasil. Temos, não obstante, que salientar certas coisas, pois há muita coisa saindo do controle, é é imperioso que esclareçamos alguns pontos que ainda parecem nebulosos.

Continuar lendo “Manifesto em prol do Heliocentrismo”

Autismo pode ter um festival de genes. E você achava que não podia ser pior

O autismo é um dos grandes problemas da Medicina. O problema é que ainda não se entendeu direito como aquela porcaria funciona, o que faz o cérebro funcionar de modo errado, da mesma maneira que você segura seu iPhone 4. Você achava que aquilo já era ruim o bastante (apesar de gente idiota fazer Dia do Orgulho Autista, coisa que não entra na minha cabeça), pesquisadores de mais de 50 laboratórios disseram ter identificado mais de 100 genes mutantes em crianças com autismo, e pior! Nenhum deles as fará soltar jatos de energia pelos olhos ou ter fator de cura.

Continuar lendo “Autismo pode ter um festival de genes. E você achava que não podia ser pior”

Vegans Assassinos: Plantas sabem quando serão comidas

Eu não gosto muito de implicar com a religião dos outros, por mais imbecil que seja., Normalmente eu mostro apenas as incongruências, mas se vagabundo insiste em vir tirar onda comigo, o que posso fazer? É mais ou menos o que acontece com os seguidores da religião da N. Sª da Alface e os Adoradores do Brócolis Sagrado.

Agora, cientistas descobriram que sim, plantas sabem quando serão comidas e soltam sinais químicos. Vegans! Vocês não têm ética! São pessecopatas!

Continuar lendo “Vegans Assassinos: Plantas sabem quando serão comidas”